O Mono Red cresceu bastante nos formatos competitivos com o lançamento de Slickshot Show-Off em Outlaws of Thunder Junction. No entanto, conforme os formatos se desenvolvem e novos cards saem, variantes distintas deles surgem e fazem resultados nos eventos competitivos.
Uma dessas variantes é o Mono Red Mice, arquétipo que abdica deste card-chave em prol de um pacote completo de interações com camundongos liderados por Manifold Mouse, uma versão em forma de criatura de Embercleave para o arquétipo, capaz de transformá-los em ameaças que vencem jogos repentinamente.
Ad
A Decklist
Essa é a mesma lista usada pelo jogador Xuxa para fazer Top 8 no Pioneer Challenge em 23 de novembro. Algumas alterações são necessárias para Metagames locais, mas o maindeck e o Sideboard parecem bem sólidos para um ambiente amplo como o do Magic Online e o Magic Arena.
Maindeck
O pacote de camundongos.
Heartfire Hero dispensa apresentações quando o Rakdos Prowess se manteve no topo do Metagame por bastante tempo. Nessa lista, sua interação com Manifold Mouse e Rockface Village garante que ele aumente seu poder mesmo sem conjurar qualquer mágica, tornando-o uma ameaça maior a cada turno.
Emberheart Challenger faz um pouco de tudo: é um camundongo para Manifold Mouse, gera card advantage, cresce com nossas mágicas de dano e tem impacto imediato na mesa.
Manifold Mouse é a Embercleave do deck: letal com Monstrous Rage, letal se conjurado com Offspring para colocar uma cópia dele em jogo e transforma nossas mágicas em meios de encerrar a partida com Emberheart Challenger.
Monastery Swiftspear é o melhor one-drop vermelho do Pioneer. Ela cresce com nossas mágicas, permite algumas trocas favoráveis no combate, estabelece pressão desde o primeiro turno e é um follow-up bom após Heartfire Hero no primeiro turno, especialmente se acompanhado de outra mágica de uma mana.
Kumano Faces Kakkazan é o outro one-drop ideal no primeiro turno e um dos principais meios de pressionar o oponente. Sua utilidade acaba sendo limitada se a partida se estender demais ao ponto de esvaziarmos nossos recursos, então ele é um side out ocasional.
Screaming Nemesis se tornou uma staple dos Aggros vermelhos no Standard e começa a seguir o mesmo caminho no Pioneer. Além de prevenir ganho de vida pelo resto do jogo, ele tem impacto imediato na mesa e pune bloqueadores ao causar dano ao oponente sempre que sofre dano - habilidade que podemos tirar proveito com Reckless Rage.
Spikefield Hazard dobra de função como terreno quando precisamos e trigger de Prowess quando queremos. Ele também possui algumas micro-interações na lista, como usá-lo para travar o ganho de vida do oponente com Screaming Nemesis, ou conjurá-lo em um Emberheart Challenger, ou Heartfire Hero para desencadear o Valiant sem perder o potencial de dano.
Reckless Rage possui as mesmas interações enquanto lida com criaturas maiores, essencial nas mirrors de Aggro e para lidar com algumas ameaças dos Midranges. Não tenha medo de usá-lo em resposta a uma criatura com cinco de resistência ou maior que esteja bloqueando um dos seus atacantes.
Burst Lightning compete com Play with Fire no slot de burn de uma mana. Diferente de uma lista mais dedicada, o Mono Red Mice consegue alcançar cinco manas com mais frequência, pois possui mais resiliência em se manter na partida, então os potenciais quatro de dano são preferíveis ao Scry 1.
Ad
Monstrous Rage e Ancestral Anger são nossos meios de garantir evasão para nossas criaturas. Especialmente úteis ao lado de Manifold Mouse, mas também funcionais para puxar dano contra os oponentes.
Den of the Bugbear é outro meio de manter a pressão se o jogo se estender. Ramunap Ruins possui a mesma função ao nos garantir mais dano conforme os turnos passam.
Rockface Village garante Haste para Manifold Mouse e Heartfire Hero e é um meio constante de desencadear o Valiant das nossas criaturas, sendo um dos terrenos mais úteis possíveis com Emberheart Challenge, onde seu controlador basicamente paga duas manas para comprar um card.
Sideboard
Exceto por Searing Blood no Sideboard, não temos qualquer card que limite o uso de Jegantha, the Wellspring no Sideboard, então podemos usá-la como uma ameaça extra em jogos mais longos.
Hazoret the Fervent é a ameaça perfeita para jogos com muitas remoções e/ou onde somos forçados a fazer muitas trocas para exaurir os recursos do oponente. Uma vez que ela entre em jogo, cada draw se torna um potencial de dano, e a pressão que ela oferece sozinha é o suficiente para vencer partidas enquanto seguramos a agressão do oponente.
Urabrask’s Forge é outro meio de manter-nos em jogos de atrito, já que as fichas que ele produz crescem a cada turno e nem todo arquétipo entra com cards como Abrade ou Kolaghan’s Command, enquanto ele desvia de Temporary Lockdown.
Unlicensed Hearse é a resposta necessária contra cemitérios e não temos problemas em usá-lo como criatura conforme o jogo se estende. Ele ainda é a melhor opção que temos contra Izzet Phoenix e Cauldron Familiar.
Searing Blood é nossa resposta contra Aggro. Causar dano ao oponente enquanto lida com uma criatura é um jeito de não desperdiçarmos recursos, e dois de dano é o necessário para responder criaturas como Brutal Cathar e Werefox Bodyguard.
Rending Volley é outra resposta contra Aggro que também entra contra Greasefang, Okiba Boss e ocasionalmente contra Izzet Phoenix nas listas que ainda utilizam Ledger Shredder.
A quarta cópia de Reckless Rage garante um pouco mais de consistência na mirror e/ou em jogos onde precisamos lidar com criaturas um pouco maiores, mas o considero um slot flexível e ele pode virar qualquer outro card conforme o Metagame muda.
Guia de Sideboard
Izzet Phoenix
IN
OUT
Se o oponente usar Ledger Shredder e/ou Crackling Drake:
IN
Ad
OUT
Rakdos Demons
IN
OUT
Rakdos Prowess
IN
OUT
Jund Sacrifice
IN
OUT
Selesnya Company
IN
OUT
Azorius Control
IN
OUT
— Comentarios0
Se el primero en comentar