Magic: the Gathering

Deck Guide

10 dicas de Foco para te ajudar a vencer partidas de Magic

, Comment regular icon4 comments

Este artigo explica sobre como o foco funciona, além de trazer 10 dicas úteis para melhorá-lo e, por consequência, dar um upgrade em seus resultados nas partidas de Magic Competitivo.

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Acredito que qualquer um já experimentou a situação estressante de estar em uma mesa de Magic: the Gathering jogando com seus amigos, tudo estar correndo normalmente, cartas embaralhadas, dados contando vida e marcadores em suas devidas permanentes, quando de repente uma imagem ou situação aleatória vem em sua mente, seu pensamento divaga e quando você volta, tomado por uma intuição mais forte que toda lógica de seus pensamentos, aquela jogada que não deveria ser feita custa seu jogo, e você acaba cometendo o famoso misplay.

Ad

Raciocinando com calma depois, você perceber que dar raio naquela criatura ou não anular aquela mágica que fez o oponente vencer era algo que seria fácil de evitar se sua mente estivesse mais focada!

Se você se identificou com esta situação, ou algo parecido com ela, você possivelmente precisa melhorar seu foco, ou melhor, precisa estar mais concentrado. Este artigo trará dicas úteis para melhorar o foco e, por consequência, melhorar seus resultados em partidas de Magic competitivo. Bora lá?

O que é Foco?

Antes de entender o que é foco, precisamos entender um pouco sobre como funciona o cérebro humano. Seria uma maravilha simplesmente escolher algo para fazer, apertar um botãozinho na nossa nuca e só ter que escolher uma nova tarefa depois que aquela estivesse pronta. Aliás, eu digo que seria bom, mas o filme Click (com Adam Sandler) diz o contrário... então vamos entender que nosso sistema neurológico mais nos ajuda do que nos atrapalha e que podemos usar disso para termos mais eficiência em tudo que fazemos.

O cérebro está constantemente se perguntando: “o que estou fazendo vai ser bom para mim?”, e essa rotina de perguntas e respostas para tudo o que fazemos se chama Sistema de Recompensa.

Em linhas bem básicas, o cérebro usa de experiências passadas e simulações futuras para decidir se algo trará benefícios ou não, então quando ele recebe um “sim”, essa resposta vem em forma de um neurotransmissor importante para o foco, chamado Dopamina.

Molécula de Dopamina
Molécula de Dopamina

A dopamina é a chave para entendermos o foco, pois sempre que uma atividade gera uma reação positiva no cérebro levando-o a produzir este neurotransmissor, nós nos focamos melhor, nos concentramos naquela atividade, tirando dela o maior potencial possível com todo repertório que temos.

Esse é o foco, e por isso, em meio uma era digital onde estamos a todo momento sendo bombardeados por informações e sistemas de recompensas de redes sociais que nos levam a ficar viciados na dopamina, precisamos entender que focar em uma única atividade por vez é o tesouro no fim do arco-íris que nos fara mais sensíveis à dopamina, ficando assim concentrados em uma atividade mesmo que ela não seja tão prazerosa quanto comer um cupcake ou rolar a barra de feed do Instagram infinitamente.

O foco, como podemos supor, é uma habilidade que pode ser treinada e não existe um ponto de gatilho onde uma pessoa tem ou não foco. Nosso foco é diferente para situações diferentes e com diversos níveis dependendo do quanto nosso cérebro entende aquela atividade como produtiva, prazerosa e útil ou não.

Ter foco, então, é dizer não para todas as outras coisas do mundo, exteriores ou interiores a sua mente, que não sejam aquilo que você está fazendo ou pensando.

Esse artigo trará algumas maneiras de se treinar seu foco e será dividido em duas partes além dessa introdução. Na primeira, apontarei soluções que você já pode aplicar agora em seus jogos de Magic ou em qualquer outra coisa que vá fazer que exija uma qualidade.

Ad

Já na segunda, trarei hábitos angulares que trarão uma química melhor para seu cérebro, proporcionando mais recursos para você se focar nas partidas e não esquecer de sempre dar raio na Birds antes do oponente usar aquela mana e você perder toda a partida devido a um simples deslize.

6 dicas práticas para aumentar o foco nas partidas

Antes de qualquer coisa, é importante deixar claro que coisas como ouvir músicas com letras, conversar ou fazer qualquer coisa que exija uma atenção à palavras ou vozes, serão coisas que farão você ter menos foco, então já de antemão vamos combinar que esse tipo de coisa não deveria estar neste texto, pois já deveríamos saber que estar numa partida, especialmente competitiva, requer empenho e dedicação.

Você está aqui, pois já é alguém empenhado, mas quer melhorar ainda mais aqueles erros banais e coisas que te fazem ficar sem sono de noite. Vamos lá!

1. Auto diálogo

O diálogo é o primeiro e mais acessível dentre os recursos para o foco e quase que um requisito mínimo para aplicar todas as dicas desse texto. O auto diálogo nada mais é que a habilidade de conseguir verbalizar em sua mente questões lógicas e problemas com escolhas que acontecerão em meio à sua partida. Algumas pessoas tem mais facilidade do que outras para verbalizar conversas dentro da mente, e se você apresentar dificuldade para começar a “conversar” dentro de sua cabeça, experimente começar usando voz em tom normal dentro de seu quarto.

Image content of the Website

Quanto mais essa habilidade for afiada, melhor será sua organização de ideias durante uma partida. Como tudo nesse texto, a habilidade de auto diálogo é algo que será melhorado com o tempo, mas dependendo da sua aptidão prévia em travar conversas e discussões consigo mesmo, você já notará uma melhor atenção no jogo e seus resultados serão melhorados com a vinda de jogadas mais lógicas e menos impulsivas.

Caso você não saiba como começar, vou deixar aqui embaixo uma pequena listinha de perguntas que você pode usar como base de seu repertório de diálogo interno na hora de uma partida. Adapte-as e crie seu próprio esquema de diálogo para te ajudar a racionalizar melhor suas ações durante uma partida.

• Devo fazer isso?

• Quais serão as consequências se eu fizer essa jogada?

• O que acontece se eu não fizer?

• Ele deixou aquelas manas abertas, por quê?

• Será que ele tem (aquela carta) na mão?

• Com essa mão, eu consigo fazer um bom começo?

• Devo mulligar, sim ou não?

• Se ele fizer aquilo, o que eu faço com o que tenho na mão?

• Ele atacou com essas criaturas, e eu estou com x de vida, o que devo bloquear ou deixar passar?

• Em qual fase eu conjuro essa criatura ou mágica?

2. Goldfishing

Goldfishing é aquele jogo em que eu embaralho meu deck e finjo estar jogando com um oponente invisível. Crio situações onde ele tem respostas para meu deck e tento simular uma partida focando mais na interação das cartas do meu deck entre si. Isso é especialmente eficiente para decks de combo que precisam de um conhecimento muito profundo por parte do jogador de quais mãos keepar ou não, por exemplo.

Ad

Loading icon

Minha experiência mais eficiente com Goldfishing foi no pauper com o deck Tron. Não era a versão comum do tron que se baseia em um late game mais forte com uma postura de controle. Meu Tron levava Crop Rotation, Expedition Map (que agora está banido) e Ancient Stirrings, ou seja, era um deck focado em fechar o trio de Urza no terceiro turno em pelo menos 60% das matches. Depois que minhas lands de Urza começavam a gerar 7 manas ou mais, eu poderia conjurar ameaças de grande porte como Self-assembler ou Fangren Marauder, tirando um bocado de vida e preparando para a entrada de um Ulamog’s Crusher no quarto ou quinto turno.

Loading icon

Era um deck de pouca interação nos primeiros turnos de cada partida, por isso eu precisava saber exatamente quais mãos tinham mais chances de vitória contra as melhores respostas do metagame da época.

Exercitando meu Mulligan por pelo menos 40 minutos por dia, isso me levou a ficar por 2 meses quase invicto na loja onde eu jogava com esse deck, até o pessoal aprender a lidar com ele e eu precisar trocar de estratégia.

O Goldfishing não tem a mesma eficiência para todos os decks. Decks com interações mais complexas com o oponente podem gerar menos resultados, mas mesmo assim eu não dispensaria essa prática caso você queira ganhar intimidade com as cartas de seu baralho.

Por consequência, conhecendo melhor os tipos de mãos e interações que seu deck inclui, você lembrará delas facilmente, o que resulta em menos coisas na cabeça na hora de tomar decisão, ou seja, mais foco! É quase tão simples quanto 1+1=2!

Por último, se você tem uma boa habilidade de visualização mental, você pode tentar guardar mais interações ou imaginar de forma mais complexa a quantidade de cartas e jogadas de seu oponente imaginário. Como eu não tenho uma boa capacidade, ainda, de visualizar imagens, eu acabo por usar essa técnica mais para me familiarizar com as cartas do meu deck e suas possibilidades.

3. Conhecimento de regras básicas

Eu havia prometido para mim mesmo que não iria tentar ensinar padre a rezar a missa aqui, ou seja, não iria falar algo que qualquer bom jogador de Magic deveria saber. Mas essa dica se demonstrou muito mais necessária do que eu imaginava.

Na minha experiência, a maioria de jogadores de loja ou aspirantes a competitivo, não tem claramente em sua mente as ordens das etapas e fases de um turno de Magic.

Dito isso, parece quase óbvio que um melhor conhecimento das regras te fará ter mais naturalidade ao decidir a hora e o que fazer nas suas partidas.

Um exemplo prático disso é a carta Spellstutter Sprite.

Loading icon

Ao entrar no campo de batalha, ela desencadeia uma habilidade de ETB que permite que você cancele uma mágica com custo menor ou igual a quantidade de fadas em campo.

A grande chave dessa carta é ter certeza que ao resolver a habilidade, você terá uma quantidade de fadas igual ou maior do que o custo da mágica que seu oponente está conjurando. Simples, né?!

Ad

Porém, existirão situações onde seu oponente poderá responder, usando aquela mana vermelha aberta com um Raio, por exemplo, destruindo sua Spellstutter antes da habilidade contar as fadas em campo. Sendo assim, você pode perder o efeito.

Mas se você pensa em se proteger de uma mágica de custo 1 no próximo turno e possui um Faerie Seer na mão, nada mais útil do que garantir a eficiência de sua Spellstutter, baixando o Faerie Seer antes.

É um exemplo meio bobo, mas podemos ver esse tipo de vantagem sendo decisiva em algumas partidas, pelo simples fato do entendimento de como as regras funcionam.

E mais uma vez, quanto mais você entender das regras e entender como seu deck funciona e mais usar o auto diálogo para enfatizar essas coisas, mais você terá condições de focar nas regras específicas que beneficiam seu deck.

4. Controle da respiração

Essa dica é onde começamos a entrar em ações que influenciaram diretamente no seu foco durante a partida.

Controle da respiração é algo que é bom não apenas fazer durante uma partida, como também criar o hábito de meditação.

Ao focar na respiração e observá-la, treinamos nosso cérebro a se concentrar em qualquer coisa.

Mas voltando-nos para uma partida, há momentos onde nosso pensamento pode se tornar caótico e nossa mente pode começar a divagar. Pode ser que alguém derrubou algo pesado e fez barulho perto de você, ou alguém não para de contar sobre o último episódio de Game of Thrones na mesa ao lado… Seja lá o que te faça sair de seu estado de concentração, você pode se estabelecer apenas controlando sua respiração e usando seu auto diálogo para se concentrar de volta na partida.

Em geral, respirar fundo e fechar os olhos por alguns segundos já é eficiente para cortar todo ruído produzido por sua mente. Exercite isso, e com o tempo você precisará de menos segundos para retornar para aquela partida tensa.

5. Rituais e lembretes

Os rituais e lembretes mentais são maneiras de tornar a experiência de jogo algo menos restrito à mente e tornar as jogadas e decisões algo multissensorial.

E o que eu quero dizer com multissensorial? É isso mesmo que você está pensando, de múltiplos sentidos.

Quando, por exemplo, falamos algo em voz alta, não apenas estamos usando o canal vocal mas também estamos ouvindo aquilo, utilizando o canal auditivo.

No Magic: The Gathering temos alguns recursos que podemos usar além da fala.

Os rituais se estabelecem sempre que você não quer esquecer algo, como o trigger de uma habilidade ou as manas abertas no passe do oponente que podem ser usadas, por exemplo, para um Think Twice.

Image content of the Website

Os rituais podem ser qualquer coisa mecânica; desde organizar sempre os tipos de permanentes em determinado lugar da mesa e em ordem pré-estabelecida, até usar dados em cima ou do lado de seu deck para lembrar de ações que você precisa realizar.

Cada jogador terá seus rituais e lembretes. Alguns gostam de ficar embaralhando a mão no turno do oponente, para lembrarem que têm cartas na mão e que a qualquer momento podem usá-las para responder qualquer jogada com elas.

Ad

Loading icon

Uma bem útil, utilizada por minha esposa, é de deixar um dado em cima do deck sempre que o Delver of Secrets está em campo. Isso ajuda a lembrar do trigger do Delver antes da etapa de compra onde, se por acaso a carta do topo for um Feitiço ou Mágica Instantânea, ela poderá flipar seu Delver e torná-lo numa relevante Aberração 3/2 com voar.

Um bom ritual é criar o hábito de, em meio a dificuldades de raciocínio, ler suas cartas e as do oponente. Isso ajudará também na organização das ideias e trará uma dinâmica de jogo mais ativa.

Os rituais são bons para dar mais movimento às mãos ou uso da voz sempre que você precisa fazer algo no jogo, ações essas que são recursos além do “necessário” para simplesmente jogar as cartas.

Nosso cérebro aprende melhor quando envolvemos mais sentidos e, por assim dizer, ele se foca melhor quando a lembrança do que temos que fazer não está apenas no âmbito mental.

6. Desconectar para recarregar

Por fim, dentre as dicas práticas que você pode aplicar hoje em sua lojinha, temos a desconexão.

A desconexão vem da necessidade que nosso cérebro tem de recarregar o sistema de motivação dele a cada período de tempo.

Pesquisas dentro da neurociência afirmam que o tempo médio no qual uma pessoa consegue ficar focada varia entre 50 minutos e 1 hora e meia.

Depois desse período, sentimos necessidade de descansar, pois nosso cérebro perde temporariamente a habilidade de motivar a atenção para aquele determinada categoria de atividade.

O que fazemos quando isso acontece?

Isso mesmo que você tá pensando! Apesar de parecer contra-intuitivo, entre uma match e outra, é preciso não pensar em Magic.

“Mas, como assim? Terminei uma partida, então terei que pensar em outra coisa senão Magic até a próxima match?”

Image content of the Website

Sim, meu amigo, minha amiga! Ao nos concentrarmos em uma única atividade por um período extenso de tempo, é necessário que foquemos em outra atividade de natureza diferente para que aquela parte utilizada pelo nosso cérebro possa descansar e recarregar as energias para voltar super focado de novo para a próxima peleja!

Numa loja, em meio a um campeonato, seria difícil você fazer algo como lavar louça ou varrer o local, sendo essas duas atividades a melhor coisa para se recuperar a atenção após passar longos minutos usando a cabeça para algo lógico como um jogo de cartas de complexidade equiparável ao Xadrez.

Por isso, conversar sobre qualquer coisa que não seja Magic e que não gere nenhum tipo de estresse ou te obrigue a raciocinar logicamente já seria algo de bom tamanho.

Se você puder, o ideal seria fechar os olhos e relaxar por 10 ou 15 minutos. Esse tipo de relaxamento recarregará suas energias e trará motivação para seu cérebro se focar completamente na próxima vez em que exigir que ele decida se você vai anular o Karn do oponente ou deixar mana para conjurar sua Collected Company no final do turno.

Hábitos para melhorar sua química cerebral

Ad

Leu este artigo até aqui? Te dou os parabéns, você já é uma pessoa mais focada do que a maioria e está realmente querendo reduzir ao máximo a vida de seus oponentes a zero.

Se quiser partir para o próximo nível, teremos que cuidar da parte química e ajudar nosso cérebro a ter condições mais favoráveis para gerar aquela concentração inabalável que os grandes campeões têm.

Então aqui vai uma lista de 4 hábitos que ajudarão seu cérebro a ter mais foco e capacidade de raciocínio nas partidas de Magic.

Image content of the Website

1. Aproveitar a Luz do sol

Muitas pessoas se julgam noturnas e acabam trocando o dia pela noite na busca por mais comodidade ou produtividade. O grande problema disso é que estudos indicam que nossos olhos possuem receptores que captam a luz do sol e regulam nosso ciclo de sono. Ao trocarmos o dia pela noite, passamos menos tempo acordados em contato com raios solares, o que traz, a longo prazo, uma diminuição drástica de nossa capacidade de motivação e foco. A dica é acordar o mais cedo possível e aproveitar a luz do sol, ficar em ambiente claro e dormir o mais próximo do pôr-do-sol o possível.

Não estou dizendo que com isso você vai ter que acordar quando o galo cantar e dormir quando o sol se por. Mas quanto mais cedo você acordar e menos tempo ficar acordado com pouca luz, menos você precisará usar relógios despertadores para acordar e mais capacidade de seu corpo estar desperto durante o dia você terá.

2. Comer quantidades pequenas de comida e de boa qualidade

Essa dica é bem simples, mas pouco aplicada na sociedade. Comer em poucas quantidades e alimentos de boa qualidade nutricional vai melhorar a saúde de seu corpo e por consequência a saúde de seu cérebro (até porque o cérebro faz parte do corpo, né?).

A dica é comer bem, mas não exageradamente.

Comer bem também é escolher alimentos mais leves no período da noite e mais reforçados na parte da manhã.

Você também notará que, ao comer alimentos de qualidade melhor, seu humor também melhorará. O segredo para um bom foco é uma junção equilibrada entre um alto humor e um estresse moderado apenas até o ponto de nos deixar atentos. Uma boa alimentação vai te ajudar a chegar nisso.

3. Atividades físicas

Eu não pretendo me alongar muito nesse tópico, pois é tão batido que até tem perigo de você jogar uma Damnation na cabeça e virar a mesa na minha cara.

Atividades físicas são primordiais, mas o que todo mundo reclama é que são sofridas e custam tempo em nosso dia.

A dica é usar o tempo no qual você precisa tomar um pouco de sol no começo do dia para dar uma caminhada leve ou andar de bicicleta. Nada muito maior do que 20 minutos por dia já será suficiente para melhorar muito sua qualidade de vida.

Com o tempo você notará que sua clareza mental e foco melhorarão e, se você quiser, vai poder até aumentar esse tempo para buscar mais qualidade de vida ainda.

A atividade física é parte importante do foco, ao mexermos nosso corpo reduzimos dores e incômodos que possam surgir com o sedentarismo, e todos esses sintomas tiram o foco e por consequência diminuem sua capacidade de tomar decisões.

Ad

4. Dormir bem

Para ser direto ao ponto, dormir menos de 7 horas por noite não é saudável para ninguém. Claro que considero que existem pessoas que trabalham demais e acabam por sentir a necessidade de dormir menos para terem mais tempo de fazer suas atividades diárias.

Isso não é efetivo, pois quando você dorme menos do que o necessário, sua irritabilidade e intolerância a atividades chatas aumenta. Estudos neurológicos no campo do sono apontam que ao dormir 6 horas por noite durante uma semana, os pacientes tinham um rendimento parecido com pessoas que acabaram de varar uma noite inteira sem dormir.

Ou seja, dormir pouco afeta todas suas cognições, principalmente o córtex pré-frontal, área do cérebro responsável pelas nossas decisões lógicas.

Então a dica é dormir pelo menos 7 horas por noite, se possível ajustando o horário para que, ao acordar, você tenha um despertar natural, sem alarmes.

Alguns estudos também indicam que uma soneca no meio da tarde pode ajudá-lo a recarregar as energias de foco.

Em termos gerais eu aconselharia que fosse uma soneca de 20/25 minutos, pois essa chegará em uma fase do sono que já te ajudará a despertar disposto e terá recarregado todas suas energias de foco sem comprometer o sono da noite.

Existe também o sono de 90 minutos que pode ser aplicado pra que uma recuperação bem profunda te ajude a retomar o foco como se tivesse acabado de acordar pela manhã.

O grande perigo é que essa última soneca de uma hora e meia não pode ser tirada muito além das 15 horas, pois quando aplicada depois desse período, pode comprometer o sono da noite, que é o mais importante de todos.

Últimas considerações

Resumindo bem o que aprendemos aqui hoje, ficamos com a sensação que trabalhar com foco é não apenas um ótimo recurso para vivenciar a experiência da vida com mais plenitude como também nos ajuda a ter resultados melhores em tudo o que fazemos.

No mundo dos card games não é diferente, jogadores profissionais estão a todo momento buscando soluções complexas e inusitadas para deixar seus oponentes de calças curtas, e para chegar nesse nível de entendimento dinâmico do jogo, todos eles precisaram treinar seu foco de alguma maneira.

Práticas da primeira parte do texto te ajudarão a criar mais familiaridade no jogo e entender melhor que suas jogadas não são apenas uma virada de manas e cartas voando pela mesa sem ordem.

O principal hábito que uma pessoa focada cria é o hábito de raciocinar logicamente e tomar boas decisões.

E para que isso seja mais possível, a segunda parte do texto trouxe para você hábitos que melhorarão a química de seu cérebro.

Um aviso importante, que não poderia ser deixado de lado, é que se por acaso você tenha problemas realmente graves com sua atenção e tais dificuldades afetem muitas áreas da sua vida, você talvez precise se consultar com um especialista a fim de buscar um diagnóstico preciso e que te ajude realmente.

Uma última dica seria que você anotasse todas as situações que você tem dificuldade de tomar decisões e criar soluções práticas usando as dicas desse texto para solucioná-las.

Ad

Image content of the Website

Por fim, se você gostou desse artigo e de alguma forma se beneficiou com ele, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos jogadores de Magic. Da próxima vez que um amigo seu demorar alguns segundos antes de anular aquela Liliana of the Veil, não é porque ele está indeciso ou não sabe jogar, ele realmente deve estar pensando nas opções que tem na mão. Logo, se você estiver focado em perceber esses comportamentos, poderá planejar sua próxima jogada levando em conta as leituras que fizer da partida e estará sempre a um passo na frente de seus oponentes.

Até a próxima e bom jogo!