Magic: the Gathering

News

Novo mulligan e a criação de decks

, updated , Comment regular icon0 comments

Várias questões já foram levantadas, mas pouco se falou em como o novo mulligan pode modificar de maneiras drásticas a confecção dos decks.

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

A nova regra do mulligan só será usada no próximo Campeonato Mítico em Londres, mas várias questões já foram levantadas, sendo a principal delas: facilitar combos ou ajudar a achar o card hate que trava o jogo do oponente, dependendo do arquétipo em que joga. Apesar dessas questões serem relevantes pouco se falou em como o mulligan pode modificar de maneiras drásticas a confecção dos decks.

Ninguém discute a importância da quantidade de terrenos que um baralho Control precisa ter, geralmente com 25. E acredito que esse número irá se manter. Mas isso não é necessariamente correto em decks que requerem poucos terrenos, como Affinity (17), Mono Red Phoenix (18), Grixis Death’s Shadow (17), Dredge (19)...

Ad

O formato em que a nova regra será estabelecida será o Modern, então nada mais justo que comentar dentro desse formato, que não foi por acaso.

Tirando algumas poucas ideias, sem terreno não há como jogar. É o tipo mais importante no começo do jogo e sem dúvida é o tipo que você menos quer comprar do meio para o final, por isso fetch lands são tão importantes não só para buscar o terreno que precisa, mas para tirar o terreno que impede você de comprar a carta que pode salvar o jogo, afinal quanto menos terreno, mais chances de comprar a carta.

Tomando como exemplo o Dredgelink outside website que conta com 19 terrenos, não seria absurdo a partir da nova regra jogar com 16-17 terrenos e preencher com mais cartas com habilidade dredge. Último deck dredge campeão:

Loading icon

Dredgelink outside website é um deck essencialmente de cemitério. Seu nome é sinônimo de uso e exploração de sinergias baseadas em cemitérios. O nome vem, naturalmente, da mecânica Dredge, apresentado em cartas como Life from the Loam. A mecânica permite encher o cemitério a um ritmo incrível.

Como dito, o deck interage principalmente com o cemitério e se importa pouco com o que se tem na mão. O importante é jogar na primeira oportunidade qualquer carta com habilidade dredge para que a máquina comece a girar. Nesse sentido o novo mulligan pode sim facilitar.

O ideal é ter na mão, um terreno que possa gerar mana vermelha; Faithless Looting e uma carta com dredge. Na pior das hipóteses, no turno dois, usar Cathartic Reunion, apesar de que, ainda no turno um, as listas têm usado Shriekhorn; contudo, é imprevisível o que será jogado no cemitério (e aqui já levanto outra questão, será que Shriekhorn ainda será relevante? Será que com o novo mulligan o ideal não seria o retorno de Insolent Neonate?)

Loading icon

O deck se importa pouco com o que vai ser colocado para baixo, pois possui fetch land que proporciona embaralhar o deck. Além disso ainda tem cartas como Creeping Chill e Narcomoeba que são muito pouco interessantes de se ter na primeira mão. E o problema do terreno acaba quando se pode conjurar Life from the Loam que permite resgatar os terrenos do cemitério.

Considerando isso, o novo mulligan ajuda muito, pois com poucas cartas na mão, as certas, o arquétipo roda muito melhor do que com 7 razoáveis.

Apenas para não deixar de mencionar que o novo mulligan, claro, ajuda muito a achar a peça que pode travar a mecânica deck, como, sem dúvida também vai ajudar o próprio deck dredge a ter em mãos a carta que destrava. Olhando por esse ponto o deck se beneficia mais tanto no Game 1 quanto nos posteriores.

Loading icon

É engraçado pensar que a nova regra surgiu tendo, também, como preocupação a falta de terreno, pois é frustrante mulligar e ter que manter uma mão ruim com apenas um terreno e não vir mais nenhum, como aconteceu recentemente no Mundial com Ben Stark pilotando Mono Redlink outside website, em que passou todo o game com apenas um terreno em jogo; o jogo teria sido mais competitivo se houvesse mais terrenos.

Ad

Mesmo assim acredito que os terrenos irão diminuir em alguns decks para facilitar a estratégia e deixar o objetivo do deck mais sólido, a manipulação do deck será mais agressiva do que nunca, podem apostar.