Magic: the Gathering

Opinion

A necessidade de experimentar algo novo no Magic

, updated , Comment regular icon1 comments

Meus argumentos que mudança é melhorar o Magic. Não devemos temê-la

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Há um tempo eu escrevo aqui para a Cards Realm e vou comentar algo que deixa o Magic vivo: a sua adaptabilidade e variedade. Tanto em listas, quanto em bans e novas cartas em formatos.

A primeira noção é "insatisfação gera movimento" e o movimento cria novas possibilidades. Eu, por exemplo, por insatisfação ao ver muitas injustiças, algumas que custaram bons amigos de jogo, me movimentei no sentido de trabalhar por novas iniciativas, aqui está uma delas, sou um grande entusiasta e colaborador da Cards Realm.

Ad

Quando se acha algo errado ou desconexo em um formato, você tem duas opções: ou se conforma e se adapta; ou tente mudar e crie, apoie novas perspectivas e formatos que mais se assemelhem ao seu pensamento. Foi assim que surgiu o pauper, à procura de uma opção de custo acessível no Magic. Assim surgiu o Commander, uma opção mais acessível, com uma pool mais variada e voltada ao forfun. Agora temos o CEDH, a vertente competitiva do mesmo. Alguns formatos surgem pela necessidade da WTC de mudar padrões e explorar novos mercados, como o formato Pioneer, o antigo T4. O próprio Modern foi uma resposta ao nicho extremamente caro e restrito do Legacy e Vintage.

Então, hoje os formatos conhecidos não passam de uma união entre a necessidade dos jogadores e a visão de mercado da empresa. Ao jogar Pauper ou Commander entenda que nele está a insatisfação de uma pessoa que colocou aquele formato em prática para que o Magic a atendesse melhor. E deu certo. Por isso toda iniciativa merece respeito. Algumas totalmente fora de controle da empresa como Commander por exemplo e outros mais rédeas curtas como Pionner e Modern, mas invariavelmente vindos dessas iniciativas.

Sabe aquele contrassenso no qual todos querem mecânicas e cartas que impactem o jogo, mas quando o jogo é impactado por mecânicas novas as mesmas pessoas reclamam? É assim que eu vejo grande parte dos jogadores. Entenda que a busca por mecânicas novas vai gerar muitos altos e baixos , que isso é normal.

E o que eu posso fazer para estimular estes formatos? Simples: experimente o novo. Monte decks de acordo com formatos análogos e/ou tente, pois só a sua adesão pode fazer um formato vingar. Seja otimista quanto a novos formatos e não critique novas iniciativas . Afinal, delas que vieram boa parte do que você joga hoje. Entenda que antes a dúvida era: "o Modern pode ser um Legacy piorado ou um formato novo com muito mais acesso", mas a mesma analogia cabe a todos os outros formatos que vieram depois do Vintage e T2. O que muda é só a sua visão que pode ser otimista com quem quer mudar ou um medo da mudança que não evolui o jogo em si. Como na vida, é necessário mudar sempre.

Loading icon

Obrigado pela rápida leitura e se você puder nos ajude a ser a maior database de combos da internet, conhece algum não listado? Cadastre-o. Sua participação é muito importante. Acha que o site pode melhorar? Por favor, poste sua opinião.