Magic: the Gathering

Opinion

Analisando as artes de Magic: The Gathering - Deuses de Theros

, updated , Comment regular icon0 comments

A devoção aos Deuses do plano de Theros enche nossos olhos e nos proporciona cartas únicas dignas de uma coleção ímpar.

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Em Janeiro deste ano tivemos a triunfal volta ao plano de Theros e seus respectivos conhecidos personagens (coleção Theros Além da Morte).

Como o título já diz, nosso foco aqui são nos Deuses e o impacto deles nessa coleção única, que teve direito até à um produto dos reprints (artes alternativas de cartas que já existem) do Secret Lair. Trazendo a versão "constelação" dos primeiros Deuses apresentados a nós em 2014 em seu bloco de coleções que mostravam muito sobre o plano (Theros, Nyx e Nascidos dos Deuses). Veja o exemplo abaixo da carta: Xenagos, Deus da Festança, na sua primeira versão e agora em sua arte alternativa;

Ad

Image content of the Website

coleção: Nascidos dos Deuses / 2014

Image content of the Website

coleção: Secret Lair / 2020

Os Deuses são criaturas encantamento que só se tornam criatura e participam da batalha quando o seu número de devoção é alcançado. As habilidades estáticas e ativas podem ser desencadeadas normalmente, fazendo desses, peças realmente poderosas em jogo.

"Tá, isso eu sei, mas o que te tão especial eles trazem pro jogo?" Vamos lá!

Primeiramente notamos que além de suas referências na mitologia grega, a Wizards aproveitou essa nova "onda" de produtos exclusivos com a arte alternativa (citada no meu artigo anterior, inclusive) esbanjando criatividade e nos trazendo duas versões de cada Deus e até semideuses presentes atualmente.

Vou usar como exemplo o Deus Púrforo, em sua versão normal e alternativa;

Image content of the Website

Image content of the Website

Como citei acima, também temos a variação em cartas de semideuses;

Image content of the Website

Image content of the Website

Abrindo um rápido parênteses aqui, os semideuses dessa coleção, assim como os seus superiores, são unicamente ligados à sua cor específica, obtendo poder ou resistência de acordo com a devoção. Essas criaturas, em sua maioria, já foram apresentadas na coleção de 2014 e retornam mais fortes e implacáveis como nunca em Theros Além da Morte.

Como podemos reparar aqui, a grande sacada foi em mostrar essas divindades de Theros em sua forma superior e/ou em constelação, reforçando assim, a sua premissa e ideia voltada a mecânica de devoção.

E aproveitando esse novo conceito de artes alternativas, a Wizards lançou os terrenos básicos com as artes também com o mesmo tema, veja na imagem a seguir;

Image content of the Website

No meu primeiro artigo aqui do sitelink outside website entrei mais a fundo desse tipo de arte explicando em detalhes essa aparência "nova".

Como cada divindade representa um elemento e cor do jogo, cada um tem sua função dentro da lore (história do jogo).

Desta vez, não contamos mais com as cartas de artefatos, que nada mais são, que suas respectivas armas. Ao invés disso, contamos com algumas "habilidades" que são nos apresentadas como intervenções por exemplo, confira nas imagens a seguir, duas dessas cartas usando a divindade Púrforo como exemplo;

Image content of the Website

Ad

Image content of the Website

Sua grandiosidade não se resume só na história ou no poder das cartas que levam seu nome, mas também nas lindas artes que mostram o quão rico esse plano é.

Os Deuses imortais de Nyx, lideram seus domínios e semeiam a guerra viajando por Theros, conjurando soldados, bestas, krakens e e diversas outras criaturas encantadas para assim manter sua supremacia contra os famosos viajantes: Planeswalkers (Planinautas).

Gostou da análise? Quer saber mais sobre alguma espécie de outra coleção, outro plano? Quer saber mais sobre os Planeswalker?

Deixe seu comentário aqui e me siga nas redes sociais.

SORTEIO

E como em todo artigo meu: teremos mais um sorteio de terreno com arte alterada!

Para participar é só seguir os passos abaixo.

Torneio encerrado

Semana passada o vencedor foi Paulo Cesar, ele ganhou o seguinte terreno abaixo:

Image content of the Website

Não percam mais um sorteio!