Magic: the Gathering

News

Aposta para os próximos banimentos em Pioneer

, updated , Comment regular icon0 comments

Alerta para outros cards com histórico de banimentos presentes no metagame

Edit Article

Mais uma Segunda Feira e mais um anúncio, Oko, Thief of Crowns e Nexus of Fate deram adeus ao formato no dia 16/12/19. Mais uma vez o banimento de duas cartas com históricos de banimentos em outros formatos, Oko banido recentemente no Standard e Nexus banido nas partidas sem sideboard no Arena. Isso mostra que o formato se assemelha muito aos Standards praticados nas edições envolvidas e mantém o alerta para outros cards com histórico de banimentos presentes no metagame.

Outro anúncio foi realizado na Segunda Feira pela manhã sem mudanças em nenhum formato, porém com grandes mudanças na política de banimentos, assunto tratado no artigo publicado por Diogo Leal na CardsRealm ainda no dia 16. Dentre as justificativas da Wizards uma coisa me chamou a atenção, de acordo com a empresa os formatos que não proporcionam diversão apresentam um esvaziamento nos eventos, todos nós sabíamos disso, mas é bom saber que a empresa começou a pensar um pouco nesse fator.

Ad

Image content of the Website

O estrago causado pela falha de design do ladrão de coroas parece não ter fim, o card tem potencial para ser ejetado de todos os formatos de Magic the Gathering e em Pioneer não foi diferente. São vários os problemas com a carta, baixo custo de mana unido ao alto valor de lealdade e três habilidades realmente efetivas que agregam valor a mesa a qualquer momento de uma partida. Banimento inquestionável e esperado. Provavelmente o melhor timing para o banimento seria junto ao anúncio do Standard, mas seria uma medida muito pesada e um golpe muito duro para a principal coleção a venda. Resta esperar o banimento em outros formatos.

Image content of the Website

De encontro com a política explicada pela Wizards no anúncio geral da manhã do dia 16/12 existe uma preocupação com a diversão proporcionada pelos formatos de Magic the Gathering e essa preocupação pode ajudar a explicar o banimento de Nexus of Fate.

Sim o deck começou a dominar o ambiente, sobretudo no ambiente on line em MTGO, mas a análise vai um pouco além da porcentagem do baralho presente no meta e da dificuldade em enfrentar os jogos pré side, simplesmente não é divertido jogar contra o baralho, é divertido jogar com ele, mas não é divertido jogar contra ele e historicamente isso tem sido levado em conta. Baralhos que não permitem interações do oponente costumam sofrer banimentos constantes até que realmente não consigam mais ser competitivos, podemos ver isso no modern com diversos bans na mecânica de Storm ou de combos como o KCI ou Second Sunrise.

QUAL SERÁ O PRÓXIMO ALVO EM PIONEER?

A lista de banimentos começa a crescer e a preocupação com os próximos alvos também. Ficou clara a preocupação com as cartas banidas em outros formatos, principalmente cartas com banimentos no Standard e por esse motivo vale acompanhar o desenvolvimento desses cards com o passar do tempo. A lista abaixo conta com todos os cards banidos no Standard pós Return to Ravnica.

Image content of the Website

A interação do card com a mecânica de delírio e com Aetherworks Marvel unidos à falta de boas remoções de grave no standard da época levaram a carta ao banimento, em Pioneer ainda não apresenta um risco real, mas é bom manter o olho aberto.

Image content of the Website

O deck ganhou destaque no standard com Emrakul e Ulamog sendo potencializados pela carta, o baralho pode entrar naquela lista de banimentos por falta de interação com os oponentes. Assim com Emrakul, the Promised End ainda não brilhou em Pioneer, porém é um banimento garantido caso o deck comece a conquistar espaço.

Image content of the Website

Banido em praticamente tudo a carta não escapou da punição no Standard e começa a ameaçar também em Pioneer, baralhos de base azul control ou combo começam a abusar do poder de compra do DTT e me parece uma questão de tempo para seu banimento.

Ad

Image content of the Website

Assim como DTT é uma carta que sofreu represálias em praticamente todos os formatos incluindo o standard de sua época, mas em Pioneer sem acesso às fetch lands o tesouro parece seguro.

Image content of the Website

O banimento desse card pareceu exagerado na época e um novo banimento em Pionner parece improvável.

Image content of the Website

Image content of the Website

O futuro desses cards está diretamente atrelado ao sucesso da mecânica de energia em Pioneer, até o momento tudo corre bem e a mecânica não parece comprometer em um formato com mais opções como Pioneer.

Image content of the Website

Image content of the Website

Vítimas do sucesso de um deck como um todo, o Red Deck Wins standard da época era um baralho completo e dominante, outros cards poderiam ser banidos em seus lugares para diminuir a supremacia vermelha do standard mas eles foram os escolhidos. Em Pioneer Rampaging Ferocidon parece uma carta com potencial mais elevado se pensarmos em um possível deck temático de dinossauros, mas até o momento os dois cards não preocupam.

Image content of the Website

Considerado como um Planinalta de uma mana o card não sofreu represálias no standard de sua época, mas entra na lista como único card banido no Modern (sem banimentos no standard) que está disponível no novo formato. O potencial de estrago do Shaman está diretamente relacionado ao metagame, responder ao cemitério desde o primeiro jogo e ainda contar como um mana dork o levaram a banimentos no Modern e também no Legacy, assim como Treasure Cruise o potencial do card é reduzido pela ausência das fetch lands e seu futuro em Pioneer parece seguro, até aqui...

CONCLUSÃO

Nexus of Fate, Field of the Dead, Oko, Thief of Crowns, Once Upon a Time, Smuggler’s Copter, Felidar Guardian e Veil of Summer. Todos cards já banidos em Pionner reforçam a teoria de que o olhar para cards banidos em outros formatos é mais atento, já são sete cards com histórico de banimento no standard que também foram excluídos de Pioneer. Ao todo são dezesseis cards banidos em Standard que começaram livres em Pionner, desses dezesseis já são sete banimentos, contando com Nexus of Fate pelo seu banimento nas partidas sem sideboard.

Para encerrar segue a aposta do redator em Nykthos, Shrine to Nyx e Dig Through Time e os olhos bem abertos para o desenvolvimento de Teferi, Time Raveler no formato.

Carlos Eduardo Tognoli

Image content of the Website

Ad