Magic: the Gathering

Deck Guide

Apresentando o Cubo Arena: Fundamentos e Estratégias

, Comment regular icon0 comments

Explicando o básico do formato Cube Draft e alguns detalhes específicos pra mandar bem na versão do Magic: the Gathering Arena!

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Saudações galera,

Como anunciadolink outside website nos últimos dias, dentre 2 e 14 de Abril teremos o retorno do nosso querido Cubo.

Primeiramente, o que é Cubo? Não sei o que porque do nome, mas a ideia de fazer um Cubo é construir uma lista de cartas que constituam um formato Limitado, e então jogar drafts com essas cartas ao invés de boosters "convencionais" lacrados.

Normalmente se faz uma lista com 360 cartas = 3 boosters de 15 pra 8 jogadores, usando uma cópia de cada.

Ad

O resultado é uma experiência rica, que vive num espaço entre o Limitado e o Construído e oferece interações entre cartas nunca vistas em outros formatos.

Você pode montar um Cubo a partir de qualquer bulk de cartas pra se divertir com a galera, mas como ainda vivemos numa pandemia, só nos restam as opções digitais por enquanto.

O Magic Online já nos oferece experiências de Cubo há muitos anos - como o famoso Cubo Vintage, oferecendo opções no nível Black Lotus e Ancestral Recall; até Cubos mais específicos como o temático de Proliferarlink outside website construído pela Emma Handy, por exemplo.

o cubo arena

Antes de falarmos sobre o formato em si, dê uma olhada na lista de cards disponível nesse linklink outside website. Esse Cubo tem 545 cards (selecionados entre as melhores opções no programa), logo não é garantido que veremos uma determinada carta com 100% de certeza durante o draft, e não há repetidas.

A maioria das cartas são coisas que você estaria bem feliz em pegar p1p1 num draft normal, então como navegar esse mar de cartas poderosas?

Alguns pontos centrais sobre formatos Cubo como esse:

1. Pegue as cartas baratas.

É fácil cair na cilada de pegar uma bomba incrível de 5 mana como Lyra Dawnbringer ou Elder Gargaroth no primeiro pick. O que termina acontecendo é que existem tantas opções "incríveis" de 5 mana no formato, e o seu deck não tem espaço para todas elas se você considerar sua curva de mana.

Priorizando as cartas baratas e flexíveis você garante que pode gastar seu mana em todos os turnos do jogo e "segurar o ritmo" do formato.

2. Base de mana é muito importante.

Existe o padrão "9 básicas de uma cor e 8 de outra" que usamos como ponto de partida de Draft regular. Isso funciona uma parte do tempo, mas de certa forma só é aceitável porque sabemos que nossos oponentes passarão pela mesma coisa - e porque ainda dá pra voltar pra um jogo em que você zique um ou dois turnos.

No Cubo, como tudo é mais eficiente, você não pode se dar o mesmo luxo. Existem cinco duais em cada combinação de cores, fora Fabled Passage e correlatos - e elas são picks bem altos, fique de olho!

3. O seu deck parece um deck construído?

Há quem diga que Cubo se parece mais com Construído do que com Limitado, o que não deixa de ter um fundo de verdade. A idéia de "ler os sinais, identificar as cores abertas" não importa tanto quanto "tenha um plano e construa ao redor desse plano".

Existem alguns arquétipos principais e vamos apresentá-los, assim como existem vários "arquétipos secretos" baseados em uma carta ou combinação de cartas. O importante é perceber sinergias entre seus cards pra levá-los além do poder bruto que todos os decks já tem.

Ao montar o seu deck, se pergunte a questão de sempre: "meu deck é um deck ou uma pilha de cartas?".

arquétipos base

Não se esqueçam que Cubo é pra se divertir e aprender, não tenham medo em experimentar fora da caixinha!

Ad

Monored/Monowhite/Boros Aggro

Os decks mais básicos e eficientes, Monored e Monowhite se aproveitam muito bem das pessoas que estão tentando só brincar - a famosa polícia da diversão. Você não precisa perder tempo pegando duais. Vários packs estarão "vazios" mas não tem problema, é fácil chegar as 23-24 cartas jogáveis e você não muda muito após o sideboard.

Splashar a outra cor pra alguma carta de poder mais alto nesses decks é válido, se você teve a disciplina em pegar as duais. Já o "full Boros" as vezes termina sendo midrange demais, ficando com o pior dos dois mundos e com uma base de mana que não dá pra confiar.

UW Control

Do outro lado do espectro, Azorius Control é bem viável se você pegar alguma(s) carta que limpe a mesa como Doomskar ou Cleansing Nova. Junte isso com algum finisher como Approach of the Second Sun, counters, remoções, draws, criaturas de valor, etc... a receita clássica é bem válida nesse formato.

UGxxx Ramp

Nesse Cubo, mais do que uma cor agressiva, Verde funciona muito bem como suporte para ramp e fixing. Azul geralmente anda de mãos dadas pois dá acesso a draw para melhor usar seu excesso de mana. Se houver fixing suficiente, dá pra splashar qualquer bomba em qualquer cor - indo até todas as cinco cores para nosso amigo Golos, Tireless Pilgrim e seu quintal favorito Field of the Dead.

Bx Grind

Preto é uma cor bem sinérgica entre si no formato, usando dos temas de sacrifício, criaturas de atrito, descartes e remoções eficientes. Dá pra jogar de monoblack - incentivos como Ayara, First of Locthwain e Phyrexian Obliterator, mas a base preta é bem versátil com outras cores. Pessoalmente, na última leva do Cubo foi meu arquétipo favorito, especialmente quando envolvia Lurrus of the Dream-Den.

meu top 10 do cubo

Rec

Hazoret

Golos

Doomskar

Fabled

Pact

Showdown

Starnheim Unleashed

Midnight Clock

Lurrus of the Dream-Den

Se você pega no começo, é muito fácil montar o deck pra usá-la de Companion, e se aparece no meio do Draft ainda é uma carta insana pra incluir no seu main deck.

Wilderness Reclamation

Dobra seu mana. Não é nada difícil construir ao redor - basta colocar instantâneas e habilidades ativadas no seu deck. Banida em Standard e Historic. Dispensa comentários. Na última encarnação do Cubo, era bem subestimada, vindo tarde nos packs.

Hazoret, the Fervent

Brilha ao máximo em monored, mas é uma adição poderosa a qualquer deck que se interesse em cuspir a mão na mesa. Super difícil de lidar e ainda converte terrenos em dano.

Golos, Tireless Pilgrim

Já mencionado nos arquétipos, é realmente uma ameaça gigantesca quando você já pode desvirar e começar a ativá-lo - e o trigger ainda ajuda nesse aspecto. Um dos melhores payoffs de decks de ramp.

Doomskar

A clássica Wrath of God foi removida do cubo, mas sinceramente Doomskar pode até ser melhor? Também já mencionada nos arquétipos, é uma peça chave dos decks que querem jogar de Controle.

Fabled Passage

Pode parecer inócua, mas é a única carta que tem quase 100% de chance de entrar no seu deck. Corrige seu mana, facilita splashes e decisões mais ousadas depois no draft.

Ad

Pack of Negation

A sensação de poder baixar os escudos e derrubar o martelo que vai virar a partida, sabendo que você tem um counter de zero mana pra qualquer resposta possível. O custo de "perder" cinco mana no futuro é irrelevante quando essa jogada te coloca tão pra frente na partida. É difícil de entender o poder até jogar com ela, ou pior, seus oponentes jogarem com ela.

Showdown of the Skalds

Essa é uma que não tenho tanta certeza se vive no top 10, mas em teoria me chamou muito a atenção, após ver em jogo no draft de Kaldheim e Standard. Logo no primeiro deck que montei hoje já pickei um Showdown (bem tarde aliás) e siiiiim, é muito forte, recomendo.

Stanrheim Unleashed

A melhor carta de Kaldheim, também usei hoje - duas vezes - e continua bem impressionante - e é ridiculamente fácil de splashar em quase qualquer deck aqui dada a qualidade do fixing.

Midnight Clock

Um simples mana rock que no futuro eventual faz você comprar até 7 cartas. Em estágios posteriores do jogo a parte de voltar o cemitério também é enormemente relevante, melhorando a densidade de mágicas em seu deck e garantindo que você tenha recurso para levar qualquer jogo longo. A não ser que eu esteja de aggro, me preocupa bastante ver uma dessas do lado do oponente.

A título de curiosidade, cartas que figuravam no meu top 10 no Cubo passado e foram removidas: The Scarab God, Hydroid Krasis, Ugin, the Spirit Dragon e Wrath of God.

o cubo e o "farm"

Uma pergunta que sempre vejo é "o Cubo vale a pena?". Você está investindo 4000 moedas do jogo por uma chance de ganhar suas moedas de volta, mas não fica com as cartas que pega. A resposta simples é: se você só quer ganhar cartinhas e "farmar" e esse é o motivo por você jogar Draft regular, não, não vale a pena.

Por outro lado, o que sempre digo na minha live é: o objetivo do Arena (por incrível que pareça) não é ganhar cartinhas. As cartinhas são um meio pra você jogar com os decks do meta no construído sem sofrer etc, mas as cartinhas e as moedinhas estão lá pra servir ao propósito do jogo que é se divertir.

Assista alguma gameplay de Cubo e veja as interações que surgem; o potencial de aprendizado é enorme.

Melhor de 1 ou Melhor de 3?

Ambos os eventos custam a mesma entrada. A estrutura de jogo é a mesma do Draft regular - 77-3 jogos na md1, 3 matches na bo3.

Pessoalmente eu acho que melhor de 3 vale mais a pena no Cubo em particular, dado o maior power level, o que abre margem pra mais "resultados tolos que só a variância traz" na melhor de 1. Outro fator é, que como os cards em geral são bons, você não termina com um sideboard de lixo como no Draft regular, o que lhe permite ter mais possibilidades de ajustes pós-side em partidas mais específicas. Por fim, se a sua winrate em um dado jogo é maior que 50%, ela será matematicamente maior em partidas melhor de 3.

Pra lhe auxiliar na sua decisão, preparei essa calculadora de EVlink outside website.

Ad

Basta salvar uma cópia, preencher a célula roxa com sua winrate, e a célula amarela lhe informará qual o seu "valor esperado" em média num evento de Cubo - quanto você vai gastar pra jogar.

Galera, isso é o que temos pra hoje, espero que essa breve introdução sirva para dar um norte inicial. Mais uma vez, não deixem de explorar o formato, vale muito a pena!

Se vocês quiserem assistir algumas gameplays encontram na minha playlist de Cubo no YouTubelink outside website.

Até o dia 13 estaremos draftando diariamente na Twitchlink outside website.

Qualquer dúvida ou sugestão por favor deixem nos comentários, ou me encontrem no Twitterlink outside website!

Grato pela atenção, até a próxima!

bônus

Os decks que montamos na live no primeiro dia de Cubo:

Loading icon

Loading icon

Loading icon