Magic: the Gathering

Deck Guide

Bogles no metagame atual do Pauper - Entrevista com Gustavo rEPTILIUM_

, updated , Comment regular icon2 comments

Eu convidei o Gustavo rEPTILIUM_ para conversar sobre o baralho e sua situação atual no metagame, vamos tentar entender se as últimas mudanças no Pauper foram positivas para o Bogles.

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Recentemente o Bogles deu o ar da sua graça em um Top 8 de Challenge no MTGO, para ser mais exato, no dia 18 de outubrolink outside website o Bogles apareceu na segunda e terceira colocações do evento.

O Gustavo, rEPTILIUM_, foi um dos jogadores que fez Top 8 de Bogles neste Challenge, ficando em terceiro lugar com a lista abaixo:

Loading icon

Vamos ver qual é a opinião do Gustavo sobre o Bogles no Pauper e o que achou das últimas mudanças no formato.

Ad

Você joga de Bogles há muito tempo, então provavelmente tem uma visão bem formada sobre a situação do deck no meta atual. Você acha que o meta ficou melhor para o Bogles após as principais mudanças no formato: Ban de Mystic Sanctuary e Expedition Map, e adições de Cast Down e Abrade?

Em partes sim, em partes não.

Mystic Sanctuary ganhava jogos, era uma carta que proporcionava locks de anulas e draws que aceleravam e geravam recursividade para as respostas que o deck possui contra o Bogles.

Houve um período com muitos Mono Blacks logo após o downgrade do Cast Down, mas não chegou a ser ruim para o Bogles, pelo contrário, o MBC possui muitas cartas mortas nessa match, e os jogadores até diminuíram os éditos para encontrar slots para o Cast Down.

A partida contra o Tron está mais complicada sim, achei que a Wizards errou o alvo banindo o Expedition Map. Sou a favor de um ban mais assertivo para enfraquecer o deck e equilibrar mais o formato.

Quais cartas você baniria do Tron?

Nada muito radical, existem pessoas que pedem o ban dos terrenos. Eu sou a favor de banir Ghostly Flicker, Ephemerate e Bonder’s Ornament. Isso seria a Tron Monday :)

Você acabou fazendo um resultado legal no Challenge deste final de semana. Você costuma jogar Challenges com que frequência? Como tem sido seus últimos meses no Pauper? Jogando muitas Ligas? Variando entre quais decks?

Eu fiquei sem jogar o Pauper por uns três meses por causa do Santuário, depois do banimento da carta eu voltei mais focado em jogar Challenges, por conta da premiação bem recompensadora. Nos últimos dois meses tenho jogado praticamente todos o Challenges, sábados e domingos. Me programo para acordar bem cedo no sábado e depois para descansar o suficiente para passar o domingo jogando Magic Online.

Não tenho jogado muitas ligas Pauper, confesso que o domínio do Tron no formato me saturou um pouco. Tenho jogado outros formatos como Pioneer e Standard também.

Atualmente temos dois Challenges por semana, um no sábado, outro no domingo. Você enxerga particularidades em cada um deles? Jogadores que sempre jogam um ou outro? Maior nível de dificuldade em um? Existe algo do tipo?

Eu vejo algumas diferenças sim.

No domingo eu percebo mais jogadores de outros formatos vindo jogar o Pauper e acabam optando por listas mais populares, na maioria das vezes escolhem listas seguras como Tron,UB Fadas e Boros, ou listas mais lineares como Burn e Bogles.

No sábado, o número de jogadores é menor, a chance de encontrar uma lista diferente é maior. Eu percebo menos Trons.

Eu não sei dizer qual dia possui um maior nível de dificuldade, é muito relativo, depende dos pareamentos. Os jogadores de fora, podem até não conhecer tanto o formato, mas geralmente jogam muito bem também.

Analisando suas partidas, vimos que você enfrentou principalmente RDW, UB Fadas e Tron. Poderia falar um pouco mais sobre essas matches?

R1 - Vitória - Burn

Ad

R2 - Derrota - UB Fadas

R3 - Vitória - RDW

R4 - Vitória - UB Fadas

R5 - Vitória - RDW

R6 - Vitória - Tron

Top 8 - Vitória - Stompy

Top 4 - Derrota - Tron

RDW

Nessa partida existem dois caminhos, que vão depender de como está sua mão. Geralmente, ou se faz vários corpos para ter vantagem no campo de batalha, ou se faz uma criatura muito grande com Armadillo Cloak e garante a race com evasão.

Lifelink no main deck e Crimson Acolyte pós-side são ótimas nessa match.

UB Fadas

Nessa partida os dois primeiros turnos são decisivos, por isso costumo apostar em mulligans agressivos. Ganhar o G1 também é importantíssimo para garantir que se houver um G3, estarei na play já que a vantagem do UB aumenta quando ele tem duas manas abertas no turno 2 do Bogles.

Após os 2 primeiros turnos eu sempre tento jogar mais de uma mágica por turno para garantir que uma delas vai entrar.

É uma partida muito complicada. Acho que a vantagem é do UB Fadas, diria que 65%

Tron

Tron é uma partida complicada. Nesse challenge eu enfrentei o jogador kasa duas vezes, ganhando no suíço e perdendo no Playoff.

A vantagem é do Tron, e se o jogador souber pilotar o deck, tiver experiência em quais mãos keepar e entender qual caminho seguir conforme o jogo se desenrola, então a chance do Tron vencer é muito grande, já que o Bogles não interage muito nessa partida.

No suíço por exemplo, o jogador demorou quinze minutos para vencer o G1, mas poderia ter feito escolhas que o fariam ganhar mais rápido. Eu ganhei o G2 e G3 bem rápido, mas se ele tivesse controlado um dos jogos, provavelmente perderia no tempo.

A partida tem mais interações pós sideboard, qual é o seu plano depois do G1?

Meu plano é a fé. Quem joga de Bogles não pode ser ateu!

Mas falando sério, o plano é ser o mais rápido possível e se não conseguir finalizar atacando, tentar finalizar com Ram Through ou Essence Harvest, talvez com a ajuda de Dispel de backup.

Eu dou side-in em 7 cartas: 2xEssence Harvest, 2xDispel, 1xShenanigans, 2xFaerie Macabre. Na maioria das vezes tiro: 1xSentinel's Eyes, 1xLifelink, 1xKruphix's Insight 1xArmadillo Cloak, 1xCartouche of Solidarity, 1xSilhana Ledgewalker, 1xThriving Heath. Para quem não gosta de tirar criaturas, eu recomendo tirar o segundo Armadillo Cloak

Perfeito Gustavo! Parabéns pelo grande resultado e muito obrigado por responder as dúvidas sobre o evento e sobre a situação do deck no metagame :)