Magic: the Gathering

Review

Budget Historic Brawl - Historic Decks Parte 3

, updated , Comment regular icon0 comments

Finalizando as opções de listas budgets para o evento do dia 10/04/2020 de FNM de BRAWL HISTÓRICO no MTG ARENA, vamos falar dos comandantes de cores inimigas para os deck Brawl.

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Vamos começar com um que eu acho bem forte: Slimefoot, the Stowaway. Ele é uma criatura que ira fazer cada oponente perder 1 ponto de vida enquanto nos concede 1 ponto de vida sempre que uma saprófita morrer. E ainda pode gerar saprófitas ao custo de quatro manas.

Apesar do alto custo do Slimefoot para criar saprófitas, não precisamos usar a habilidade dele, afinal temos diversas opções para criar saprófitas sejam com magicas como Saproling Migration, criaturas como Yavimaya Sapherd ou o encantamento Fungal Plots.

Ad

Ao gerar nosso pequeno exercito, não precisamos nem atacar, claro que se tivermos chance o jogo acaba mais rápido, mas podemos apenas ficar na defensiva apenas defendendo com nossas saprófitas que irão morrer ativando assim o efeito do comandante. Porém, caso o oponente também adote uma postura defensiva temos carta para sacrificar nossas saprófitas e gerar ainda mais valor como Thallid Soothsayer ou Vicious Offering.

E para acelerar ainda mais as coisas, temos outras criaturas que tem efeitos parecidos com o do Slimefoot, como Poison-Tip Archer além de cartas que geram valor de outra forma quando nossas criaturas morrem como Moldervine Reclamation ou Pitiless Plunderer.

Pra fechar podemos colocar alguns suportes como remoções tais como Murder e alguns ramp desde criaturas como Llanowar Elves até pedras de mana como Golgari Locket.

E pensando assim apresento essa opção de lista:

Loading icon

Caso tenha alguns coringas e queira melhorar o deck podemos acrescentar Tendershoot Dryad e Verdant Force para aumentar a criação de saprófitas.

Também podemos acrescentar Liliana, Dreadhorde General e Midnight Reaper que além de criar valor quando nossas criaturas morrem serão bem utilizadas em outros decks.

Temos opção para que gosta de rampar o jogo, ter muito mana a disposição para suas magicas mais parrudas ou simplesmente ativar varias habilidades, e para isso temos Tatyova, Benthic Druid, uma criatura que ira nos fazer ganhar um ponto de vida e comprar uma carta sempre que um terreno entrar em campo sob nosso controle.

E nada melhor pra combinar com ela do que cartas que buscam terrenos seja para a mão como Open the Gates ou colocam diretamente em campo como Grow from the Ashes. Isso sem contar as cartas que nos fazem colocar terrenos da mão em campo como Llanowar Scout.

Conseguindo rampar bem e tendo bastante mana disponível, basta se preocupar com o tipo de estrategia do deck, e uma coisa que verde e azul fazem bem é trabalhar com marcadores +1/+1 e deixar nossas criaturas enormes. Para isso temos diversas opções seja colocando marcadores diretamente com cartas como Shapers of Nature, seja com a habilidade de adaptar como em Galloping Lizrog, além é claro da habilidade de proliferar.

Além disso algumas criaturas dão habilidades extras para as criaturas com marcadores como Skatewing Spy ou fazem algo quando recebem marcadores como Sharktocrab.

Para completar a lista podemos colocar algumas anulações para nos dar proteção.

Loading icon

Para melhorar o deck temos cartas como a Nissa, Who Shakes the World, que usa marcadores, terrenos e joga em praticamente qualquer deck verde.

Hydroid Krasis é outra carta que acrescenta muito valor ao deck, e joga em quase todos os decks que possuem verde e azul, e principalmente geram muito mana.

Caso escolha a opção de trabalhar com marcadores Simic Ascendancy é uma ótima condição de vitória para o deck.

Ad

Multani, Yavimaya's Avatar também é uma ótima carta para quem consegue colocar muitos terrenos em campo.

E Mass Manipulation que se conseguirmos rampar bem o jogo, podemos "roubar" as principais ameaças dos oponentes.

Indo para uma pegada mais agressiva e tribal, temos Adeliz, the Cinder Wind, uma criatura do tipo mago com voar e impeto que ira conceder +1/+1 até o final do turno para TODOS os magos que você controla sempre que jogar uma magica instantânea ou feitiço.

A primeira ideia é encher o campo com magos, mas não apenas qualquer mago temos algumas opções que são bem uteis, tais como magos que ficam mais fortes quando jogarmos as instantâneas e feitiços como Wee Dragonauts que irão acumular seu bônus.

Temos magos que irão atrasar o jogo do oponente como Exclusion Mage.

E até não magos como Guttersnipe e Crackling Drake que se aproveitam do monte de instantâneas e feitiços que iremos jogar.

E para conseguir jogar diversas magicas para conseguirmos o bonus de Adeliz, uma ótima opção são cartas de compra, para manter nossa mão sempre abastecida. Seja comprando mais de uma carta como em Chemister's Insight ou fazendo algum efeito e concedendo a compra como em Crash Through.

Além da parte agressiva, podemos colocar um toque de controle seja com burns para remoção como Wizard's Lightning ou anulações para impedir as principais ameaçadas do oponentes como em Wizard's Retort.

E juntando tudo isso apresento a seguinte opção de lista:

Loading icon

Para melhorar o deck, uma das cartas que oriento é Niv-Mizzet, Parun, além de mago que faz parte da tribo do deck, tem uma interação maravilhosa com a temática de instantâneas e feitiços, além de não poder ser anulado, sendo até uma condição de vitória alternativa.

Naru Meha, Master Wizard e Naban, Dean of Iteration também são ótimas adições para o deck.

Temos também Primal Amulet que concede um valor absurdo ao deck, da mesma forma que The Mirari Conjecture pode ser bem útil.

E não podemos deixar de fora também Search for Azcanta, que pode ajudar muito ainda mais se o jogo chegar ao late game.

Uma jeito um pouco diferente de deck agressivo, mas bastante popular, é umas estrategia conhecida com Voltron, onde descemos uma criatura e colocamos diversas peças nela para deixa-la mais poderosa. E para essa estratégia temos Tiana, Ship's Caretaker uma criatura que no final do turno irá devolver todas as auras e equipamentos que forem colocadas no cemitério vindos do campo para a nossa mão.

Para essa estratégia, usamos criaturas que tem afinidade com esse tipo de permanente como Valduk, Keeper of the Flame que forma um exercito temporário para cada aura e equipamento anexado a ele ou até Danitha Capashen, Paragon que é mais fácil de ser encantada/equipada e possui habilidades de combate uteis.

Além das cartas que se beneficiam só por estarem equipadas, aconselho cartas que possuem alguma vantagem em combate como Everdawn Champion que não leva dano caso seja bloqueada ou criaturas como Sky Terror que possuem evasão.

Ad

Para fortalecer essas criaturas temos auras e equipamentos que concedem habilidades que serão uteis no combate como Jousting Lance ou focando em aumentar significativamente o poder como All That Glitters.

É Sempre bom ter algumas remoções como Fiery Intervention.

E assim, com essa ideia temos uma lista como:

Loading icon

Para melhorar o deck, podemos melhorar primeiramente os equipamentos com Embercleave, Helm of the Host, Sigiled Sword of Valeron, Blackblade Reforged entre outras opções.

Além de colocar mais criaturas que ajudam nossas criaturas como Tajic, Legion's Edge ou Aurelia, Exemplar of Justice.

E fechando nosso lista, temos um deck bem diferente dos demais, focado em criaturas lendárias, e para isso temos Arvad the Cursed que além de ter as habilidades de toque mortífero e vinculo com a vida ainda concede +2/+2 para nossas outras criaturas lendárias.

Já que as criaturas ficam mais fortes, acho bom usar criaturas boas em combate como Danitha Capashen, Paragon ou que tenham algum efeito como Urgoros, the Empty One.

Criaturas que dão suporte ao deck também são bem vindas como Baird, Steward of Argive ou Whisper, Blood Liturgist.

Cartas que se beneficiam de criaturas lendárias são bem vindas também como Benalish Honor Guard. E lembrando que cartas lendárias são históricas, logo cartas como Cabal Paladin são bem uteis.

Como o deck é bem bruto, podemos acrescentar equipamentos.

E pra fechar a os suportes como remoções e pedras de mana.

E assim, apresentou uma opção de lista:

Loading icon

Para melhorar o deck, temos ótimas opções de criaturas lendárias como Aryel, Knight of Windgrace, ainda mais que o deck é bem focado em cavaleiros, assim como Elenda, the Dusk Rose e Josu Vess, Lich Knight.

Os dinossauros Zetalpa, Primal Dawn e Tetzimoc, Primal Death também são ótimas opções.

E não podemos esquecer da Weatherlight, que além de virar uma criatura lendária com voar ainda permite adicionar mais lendárias quando causa dano de combate.

Pra fechar temos Primevals' Glorious Rebirth que permite devolver todas as permanentes lendárias do seu cemitério diretamente para o campo de batalha.

Espero que tenham gostado e até a próxima.