Magic: the Gathering

Review

Budget Historic Brawl - Melhorando Standard Decks

, updated , Comment regular icon0 comments

Dia 10/04/2020 teremos um FNM de BRAWL HISTÓRICO no MTG ARENA

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

O primeiro deck que trazemos é o Daxos, Blessed by the Sun

E é uma criatura encantamento lendária que tem resistência igual sua devoção ao branco o que pode deixar ele com uma resistência alta para aguentar muito dano, e ainda concede 1 ponto de vida sempre que uma criatura entrar em campo ou morrer sob seu controle.

Além dele podemos aumentar esse ganho de vida com Impassioned Orator. No histórico ainda temos Soul Warden e Ajani's Welcome.

Já que o deck ganha vida quando criaturas entram em campo sob nosso controle, uma boa opção é encher o campo de criaturas. Para isso temos cartas como Omen of the Sun, Haazda Marshal, Reverent Hoplite, Raise the Alarm entre outras diversas opções.

Ad

Como vimos que o deck ganha muita vida, nada melhor do que se aproveitar das criaturas que se beneficiam disso como Ajani's Pridemate, Gideon's Company e até Twinblade Paladin ou Angel of Vitality.

Outro ponto do deck, como ele esta cheio de criaturas, podemos aumentar o poder de ataque dessas criaturas com Syr Alin, the Lion's Claw, Inspired Charge, Inspiring Captain, Inspiring Unicorn e War Screecher.

O deck ainda conta com algumas remoções para situações complicadas, tais como Meteor Golem, Glass Casket, Prison Realm entre outros.

E assim, chegamos a seguinte lista:

Loading icon

O deck já é bem forte do jeito que está. Porém sempre pode melhorar caso você possua algumas cartas raras ou queria crafita-las.

Linden, the Steadfast Queen também ajudar muito no quesito ganho de vida.

E novamente falando em ganho de vida temos Heliod, Sun-Crowned que ira aumentar o poder de alguma criatura com um marcador +1/+1 sempre que ganharmos vida, sem contar que ele pode conceder vinculo com a vida a qualquer criatura nossa.

Temos também Ajani, Strength of the Pride que pode nos conceder vida, criar fichas do Ajani's Pridemate e caso tenhamos ao menos 15 pontos de vida a mais do que o inicial (40 pontos no Brawl) podemos exilar ele junto com cada artefato e criatura controlada pelo(s) oponente(s).

E no modo histórico ainda temos a opção de utilizar Serra Ascendant que por apenas um mana facilmente se torna uma criatura 6/6 com voar e vinculo com a vida neste deck.

E fechando a lista, para ajudar na criação de nosso exercito temos Castle Ardenvale um terreno que cria fichas de humanos 1/1 e no histórico ainda ganhamos Legion's Landing um encantamento que entra criando uma ficha, e facilmente se torna o terreno Adanto, the First Fort que cria fichas 1/1 com vinculo com a vida.

Outra opção presente em praticamente todos os formatos do jogo, o Mono Red.

Como comandante usaremos Anax, Hardened in the Forge, uma criatura com poder igual a nossa devoção ao vermelho. Além disso sempre que uma criatura que controlamos morrer iremos criar uma ficha 1/1 que não pode bloquear, porém se a criatura que morrer tiver poder igual ou maior que 4 iremos colocar duas fichas ao invés de apenas uma.

Isso nos abre diversas possibilidades.

A primeira delas é se aproveitar que mesmo após uma remoção global ainda teremos diversas criaturas com poder 1, o que combina perfeitamente com Cavalcade of Calamity, que ira causar 1 ponto de dano sempre que uma criatura com poder 1 ou menos atacar.

Para essa linha temos diversas criaturas uteis com poder 1 como Scorch Spitter, Tin Street Dodger entre outras.

Uma outra linha que podemos seguir, inclusive junto na mesma estrategia, é o fato de que criarmos fichas quando uma criatura que controlamos morrem, mas ninguém disse que a criatura tem que ser nossa.

Então usamos cartas como Claim the Firstborn, Smelt-Ward Ignus entre outras para roubas as criaturas do oponente. Atacamos com elas (ou não) e em seguida usamos cartas como Witch's Oven, Mask of Immolation, Heartfire para sacrificar a criatura antes de devolve-la.

Ad

Como todo bom deck vermelho, contamos com algumas cartas de dano direto como Shock.

Temos também cartas como Syr Carah, the Bold e Light Up the Stage para nos dar card advantage.

E assim, chegamos a seguinte lista:

Loading icon

Apesar de bom, o deck pode melhorar com algumas com as cartas raras e míticas:

Umas das primeiras cartas que aconselho, ainda mais se você gosta de jogar de vermelho, é Torbran, Thane of Red Fell, uma criatura que ira aumentar o dano causado ao oponente e as permanentes que ele controla por todas as suas fontes vermelhas. Torbran é utilizado e quase todas as listas de mono red (inclusive sendo um ótimo comandante), e ainda pode aparecer em diversas listas que utiliza a cor vermelha.

Uma outra carta, também muito utilizada em quase todos os decks vermelhos, é Castle Embereth um terreno que além de adicionar mana vermelho pode ser usado para aumentar o poder de todas as nossas criaturas.

E não poderia deixar de fora Embercleave, equipamento que pode ser jogado durante o combate já equipando uma criatura, e ainda concedendo atropelar e iniciativa a ela, o que combina perfeitamente com o comandante do deck que pode ficar com um poder absurdo.

Uma, entre muitas, diferenças entre o Brawl e o commander, é que no Brawl qualquer planeswalker pode ser um comandante.

E para a lista de hoje vamos fazer um deck controle com Davriel, Rogue Shadowmage.

Como ele ira causar dano toda manutenção do oponente sempre que ele não tiver cartas na mão, o plano é bem simples, limpar a mão do oponente.

Para isso usamos cartas que fazem o oponente descartar, tanto opções que nos fazem olhar a mão e escolhermos a carta que será descartada como Duress ou opções que apesar de não olharmos faz o oponente descartas mais de um carta como

Mind Rot.

Enquanto limpamos a mão do oponente, é bem provável que ele tente descer suas criaturas, e para isso temos algumas remoções tanto pontuais como Murder e até globais como Cry of the Carnarium.

Também vale utilizar criaturas para servir de defesa ou até ataque enquanto não conseguimos o controle do jogo. O importante é que essas criaturas tenham sinergia com a estrategia, sendo ajudando no descarta como Burglar Rat ou na remoção de criaturas como Vampire of the Dire Moon.

Baseando-se nisso, temos uma sugestão de lista:

Loading icon

Para melhorar o deck, uma carta que ajuda no late game é Awaken The Erstwhile, que fará cada jogador descartar toda a mão e coloca cada um cria uma ficha de zumbi 2/2 para cada carta que ele mesmo descartou. A ideia é usar quando o oponente não estar com cartas na mão, assim ele não ira criar nenhuma ficha enquanto nos iremos descartar criando assim alguns zumbis para acabar mais rapidamente com o jogo.

Outra interessante é Ritual of Soot, uma remoção global contra decks agressivos.

Liliana, Dreadhorde General também é uma ótima opção, ajudando a criar um exercido ou servindo de remoção. Caso seu ultimo efeito seja ativado, pode até ser o suficiente para fazer o oponente desistir afinal, se tudo correr bem, além dele sacrificar as permanentes ainda não terá cartas na mão.

Ad

Algumas cartas tem a vantagem que se você conseguir colocar ela em campo, ela fará algo enquanto você desenvolve seu jogo.

Esse é o caso de Saheeli, Sublime Artificer, uma planeswalker que enquanto estiver na mesa ira criar uma ficha de servo 1/1 sempre que jogarmos uma magica que não seja de criatura, ou seja, não precisamos jogar magicas pensando nela, mas se ela estiver em campo cada magica jogada ajuda a criar um pequeno exercito.

Além dela, tem outras cartas que ajudam a criar esse exercito, como Murmuring Mystic, Mad Ratter e Improbable Alliance, colocando assim pressão na mesa contra o oponente.

E uma coisa que esse exercito tem em comum, todas as fichas geradas (Sejam os servos, as aves, os ratos ou as fadas) são criaturas 1/1, o que combinam perfeitamente com Cavalcade of Calamity para causar ainda mais dano.

Como temos essas opções de criar um grande exercito fazendo praticamente qualquer coisa no deck, uma ótima opção é tomar uma postura de controle apesar de podermos adotar outras posturas.

Podemos anular as principais ameaças do oponente, impedindo assim seus efeitos e interações ou simplesmente remover as criaturas que não fomos capazes de anular ou não eram ameaças de imediato, guardando os counters para possíveis ameaças maiores.

Além do controle, também podemos encher o deck com card advantage para não ficarmos sem resposta.

E o melhor, enquanto anulamos, removemos ou até compramos cartas, criamos fichas no processo para atacar e nos defender.

E como essa ideia que apresento a sugestão do deck:

Loading icon

E como não fosse pouco, podemos acrescentar mais cartas que se beneficiam das cartas que jogamos, principalmente das compras como o Niv-Mizzet, Parun ou Firemind's Research.

E como o deck é focado em instantâneas e feitiços, temos diversas opções de cópia-las como Narset's Reversal, Expansion // Explosion, entre outras.

Podemos também reaproveitar as cartas do cemitério com Finale of Promise, entre outras.

Isso sem contar as versões de Ral Zarek que combinam perfeitamente com o deck.

Espero que tenham gostado, e até a próxima.