Magic: the Gathering

News

Budgetzando Pioneer – Mono Black Aggro

, updated , Comment regular icon0 comments

Vamos falar de um dos decks que esta tendo bastante destaque no metagame!!!

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Olá jogadores e jogadoras vamos a série budgetizando, onde nos pegamos uma lista de um deck forte no metagame e fazemos uma lista mais acessível, porém ainda boa.

Hoje vamos falar de um deck bem presente no formato, o Mono-Black Aggro.

LISTA NÃO BUDGET

Loading icon

MUDANÇAS

Pra começar o deck utiliza 4 cópias de Knight of the Ebon Legion, porém para a versão budget vamos trocar por 4 cópias de Foulmire Knight criatura 1/1 por um mana preto com toque mortífero, podendo ser útil para bloquear criaturas fortes dos oponentes, além disso ele pode ser jogado como a instantânea Profane Insight que nos faz comprar uma carta ao custo de um ponto de vida, e por ser uma aventura, após sua resolução será exilada e podendo ser jogado como criatura do exilio.

Ad

Iremos manter as 4 cópias de Bloodsoaked Champion uma criatura 2/1 por apenas um mana que não pode bloquear. Além disso no turno que atacamos com uma criatura nossa, podemos pagar um mana preto e um genérico para devolve-lo do cemitério diretamente para o campo de batalha.

Aumentamos de 1 para 2 cópias de Gutterbones uma criatura 2/1 por um mana preto que ira entrar em campo virado. Além disso, se algum oponente tiver sofrido dano, independente se for por um fonte nossa ou não, podemos devolve-lo do cemitério para a nossa mão ao custo de um mana preto e um genérico.

Mantemos as 4 cópias de Night Market Lookout uma criatura 1/1 por um mana preto que sempre que for virado, independente do motivo, ira fazer que cada oponente perca um ponto de vida enquanto nos concede um ponto de vida.

Também mantemos as 4 cópias de Scrapheap Scrounger uma criatura artefato 3/2 que não pode bloquear por dois manas genéricos. E podemos devolve-lo do cemitério para o campo ao custo de exilar uma criatura nossa do cemitério e pagar um mana preto e um genérico.

Iremos trocar as 4 cópias de Murderous Rider // Swift End por 4 cópias de Ravenous Chupacabra uma criatura 2/2 que ao entrar em campo ira destruir a criatura alvo que um oponente controla.

E fechando a lista de criaturas, diminuímos de 3 para 2 cópias de Rankle, Master of Pranks uma criatura lendária 3/3 com voar e ímpeto que ao atacar permite escolher entre os seguintes efeitos: Fazer cada jogador (incluindo seu controlador) descartar uma carta e/ou cada jogador (incluindo seu controlador) perde um ponto de vida e compra uma carta e/ou cada jogador (incluindo seu controlador) sacrifica uma criatura, lembrando que você pode escolher quantos quiser dos efeitos e eles ocorrem na ordem que estão escritos.

Nos iremos também diminuir de 4 par 2 cópias de Smuggler's Copterum veiculo 3/3 com voar com tripular 1 (ótimo para ser tripulado por Night Market Lookout) e sempre que ele atacar ou bloquear nos permite comprar uma carta, porém se comprarmos iremos descartar uma carta.

Iremos também retirar todas as 4 cópias de Thoughtseize, e substituirmos pelas seguintes opções:

4 cópias de Duressfeitiço por um mana preto que permite olhar a mão do oponente, nos dando informação, e permitindo escolher uma carta que não seja terreno ou criatura para faze-lo descartar.

2 cópias de Despise feitiço por um mana preto que permite olhar a mão do oponente, nos dando informação, e permitindo escolher uma criatura ou um planeswalker para que ele descarte aquela carta.

Lembrando que a quantidade de cada uma delas depende do metagame, pode mudar a quantidade de cada um deles se quisermos ter mais chances de ele descartar criaturas do que outras magicas.

Conseguirmos manter as 4 cópia de Fatal Push instantânea por apenas um mana preto que destrói a criatura com custo dois ou menos, porém se alguma permanente nossa deixar o campo podemos destruir uma criatura com custo quatro ou menos ao invés disso.

Ad

E fechando a lista temos a base de mana:

Iremos manter as 4 cópias de Castle Locthwain um terreno que ira entrar virado a menos que controlemos um pântano e pode ser virado para gerar

um mana preto ou ser virado ao custo de dois manas pretos e um genérico para comprarmos uma carta e em seguida perdemos um ponto de vida para cada carta na nossa mão.

Iremos remover todas as cópias de Mutavault e Urborg, Tomb of Yawgmoth mantendo apenas 20 cópias de Swamp.

LISTA BUDGET

Como resultado final e sem precisar de muitas alterações chegamos a seguinte lista:

Loading icon

Em resumo, o deck ainda se mantem bem agressivo com criaturas leves e mortais. Temos boas opções de remoção, desde a mão do oponente até criaturas que entrem em campo. E opções de compra para reabastecer a mão no late game.

Espero que tenham gostado e até a próxima.