Magic: the Gathering

News

Budgetzando Pioneer – Mono-Red Aggro

, updated , Comment regular icon0 comments

Vamos mudar um pouco de formato com arquétipo forte, presente em diversos formatos: o Mono-Red Aggro.

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Olá jogadores e jogadoras vamos a série budgetizando, onde nós pegamos uma lista de um deck forte no metagame e fazemos uma lista mais acessível, porém ainda boa.

Vamos sair um pouco do Standard e ir para um formato que está em ascensão, o Pioneer.

Loading icon

O deck conta com diversas criaturas de custo baixo para iniciar agredindo o oponente desde os primeiros turnos:

Iremos manter as 4 cópias de Bomat Courier criatura artefato 1/1 com ímpeto por apenas uma mana que irá exilar a carta do topo do nosso grimório sempre que atacar. E a qualquer momento podemos pagar uma mana vermelho para sacrificá-lo, se fizermos isso descartamos nossa mão e em seguida colocamos todas as cartas exiladas por ele na nossa mão.

Ad

Temos também as 4 cópias de Ghitu Lavarunner criatura que enquanto tivermos duas ou mais instantâneas e/ou feitiços no cemitério ele ira receber +1/+0 e ímpeto.

Mantemos também as 4 cópias de Monastery Swiftspear criatura 1/2 com ímpeto que ira receber +1/+1 até o final do turno sempre que jogarmos uma mágica que não seja de criatura.

Mantemos as 4 cópais de Soul-Scar Mage outra criatura que também recebe +1/+1 até o final do turno sempre que jogarmos uma magica que não seja de criatura. E como se não fosse pouco sem que uma fonte que controlamos causar dano que não seja de combate a uma criatura de um de algum oponente o dano será causado em forma de marcador -1/-1, podendo lidar com criatura indestrutíveis ou simplesmente diminuir a força de criaturas grandes.

Contamos com apenas 1 cópia de Hazoret the Fervent criatura lendária que indestrutível com ímpeto que só pode atacar ou bloquear se você tiver uma ou menos cartas na mão. E ao custo de um mana vermelho e dois genéricos e descartar uma carta para causar 2 de dano a cada oponente.

Apesar de termos acesso a Eidolon of the Great Revel uma ótima carta para a estratégia, para a versão budget trocamos as 4 cópias por Ash Zealot, uma criatura 2/2 com ímpeto e iniciativa e além disso sempre que um jogador conjurar uma magica do cemitério ira causar 3 de dano aquele jogador, ou seja, contra algumas estratégias ajuda a causar mais dano.

Além das criaturas, temos os burns que servem tanto de remoção, como podem ser usados para acabar mais rapidamente com a vida do oponente, tudo depende de cada partida:

Iremos manter as 4 cópias de Wild Slash que por apenas um mana ira causar dois de dano a qualquer alvo, e se ao jogarmos ele tivermos uma criatura com poder 4 ou maior nenhum dano poderá ser prevenido neste turno.

Mantemos também as 4 cópias de Lightning Strike que ira causar três de dano a qualquer alvo, simples assim.

Contamos também com as 4 cópias de Wizard's Lightning que ira causar 3 de dano a qualquer alvo por três manas, porém se tivermos um mano em campo podemos jogar esta magica por apenas um vermelho.

E para recuperar o gás da partida, temos:

Iremos manter as 4 cópias de Light Up the Stage que por três manas ira exilar as duas cartas do topo do nosso grimório permitindo que a joguemos até o final do próximo turno. Além disso se algum oponente perdeu vida no turno que a conjurarmos, podemos joga-la por apenas um mana vermelho.

E pra fechar as magicas, Smuggler's Copter é uma cara ótima, porém para manter o deck budget iremos trocas as 4 cópias por The Flame of Keld que ao entrar em campo nos fara descartar a mão, o que normalmente estará vazia ou com poucas cartas. Na próxima etapa de compra nos iremos comprar duas cartas adicionais. E na etapa de compra seguinte The Flame of Keld e as fontes vermelhas que controlamos, sejam criaturas ou magicas, irão causar 2 de dano a mais até o final do turno. Ou seja, além de ajudar a reabastecer nossa mão ainda ajudar a finalizar o jogo.

Ad

Na base de mana nós temos:

1 cópia de Castle Embereth que ira entrar virado a menos que controlemos uma montanha. Ele pode ser virado para gerar um mana vermelho ou ser virado ao custo de dois manas vermelhos e um genérico para conceder +1/+0 para as nossas criaturas.

Mantemos também as 4 cópias de Ramunap Ruins que pode ser virado para adicionar um mana incolor ou ser virado ao custo de um ponto de vida para adicionar um mana vermelho ou pode ser virado ao custo dois manas vermelhos e dois genéricos além de sacrificar um deserto para causar dois pontos de dano a cada oponente.

E pra completar a lista usamos 14 Mountain.

Como resultado final e sem precisar de muitas alterações chegamos a seguinte lista:

Loading icon

Em resumo, o deck consegue ser bem explosivo no early game com criaturas de baixo custo, e como algumas ficam mais fortes graças a destreza e o terreno Castle Embereth, além da The Flame of Keld que pode ser usada para finalizar o jogo com o dano extra.

Espero que tenham gostado e até a próxima.