Magic: the Gathering

Deck Guide

Budgetzando Standard - Gruul Aggro

, updated , Comment regular icon0 comments

Pegamos uma lista de um deck forte no metagame e fazemos uma lista mais acessível, porém ainda boa

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Olá jogadores e jogadoras vamos a série budgetizando, onde nos pegamos uma lista de um deck forte no metagame e fazemos uma lista mais acessível, porém ainda boa.

Javier Dominguez Foi o grande campeão do Mythic Championship V pilotando o deck Gruul Aggro que esmagava seus oponentes com uma velocidade absurda.

Loading icon

Vamos iniciar pela parte mais agressiva do deck:

Pelt Collector pode entrar no primeiro turno se estiver na nossa mão, e a medida que as nossas criaturas mais fortes que ele entrarem em campo ou morrerem nos aumentamos o poder dele com marcadores +1/+1, e se ele tiver 3 ou mais marcadores ainda ganha atropelar. O que faz com que ele fique mais forte ao longo do jogo. E para esta lista, nos conseguimos manter as 4 copias dele no deck.

Ad

Zhur-Taa Goblin é um 2/2 por duas manas que graças a sua habilidade tumulto, pode a nossa escolha, entrar já agredindo o oponente (com ímpeto) ou mais forte (com um marcador +1/+1), escolha que vai depender do andar do jogo. Também vamos manter os 4 no deck.

Gruul Spellbreaker é uma criatura 3/3 com atropelar por 3 manas que assim como o Zhur-Taa Goblin tem tumulto. Mas, além disso, enquanto for o nosso turno ele ira conceder resistência à magia para ele mesmo e para seu controlador. E também conseguimos manter as 4 copias no deck.

Questing Beast é uma criatura fantástica por apenas quatro manas, porém seu custo financeiro deixa ele longe de um budget, então substituímos todas as 4 copias dele por Frenzied Arynx uma criatura 3/3 com tumulto e atropelar que ao custo de um mana vermelho, um verde e quatro genérico ainda recebe +3/+0 até o final do turno (apesar que normalmente o jogo deve acabar antes de termos mana suficiente pra isso).

Skarrgan Hellkite é uma criatura 4/4 com voar e tumulto. E ao custo de um mana vermelho e três genéricos ele ira causar dois pontos de dano divididos como quisermos entre quaisquer dois alvos, porém essa habilidade só pode ser usada se ele tiver pelo menor um marcador +1/+1. A lista oficial usa 3 copias, porém por questões de orçamento usaremos apenas 2.

Ainda na parte da agressividade do deck nós temos:

Incluímos 2 copias do encantamento Rhythm of the Wild que não esta na lista oficial, ele faz com que nossas criaturas não possam ser anuladas e concede tumulto a todas as nossas criaturas que não sejam fichas. Lembrando que tumulto é cumulativo e escolhermos separadamente cada ativação dela, podendo encher uma criatura com marcadores ou colocar marcador e dar ímpeto.

Mantemos as 3 copias de Collision // Colossus que é uma magica bem versátil onde Colossus concede até o final do turno +4/+2 e atropelar para a criatura alvo, já Collision causa seis de dano a criatura alvo com voar.

A lista oficial também conta com duas cópias de Embercleave que vai aumentar o ataque, dar golpe duplo e atropelar, mas iremos substituir todas as copias por Barge In que concede +2/+2 até o final do turno para a criatura alvo atacante e em seguida ainda concede atropelar para todos os não humanos, o que ainda pode pegar o oponente de surpresa aumentado ataque além de conceder atropelar (apesar de não ser tão bom quanto Embercleave).

O deck ainda conta com algumas criaturas que serve inicialmente como suporte:

Nos iremos utilizar 3 copias ao invés das 4 que a versão oficial usa de Bonecrusher Giant // Stomp que é uma criatura 4/3 que se for alvo de alguma magica causa dois de dano ao controlador da magica. Porém podemos joga-lo como Stomp, uma instantânea aventura que impede que o dano seja prevenido no turno que foi jogado e ainda ira causar dois de dano a qualquer alvo.

Mantemos as 2 cópias de Kraul Harpooner, uma criatura 3/2 com alcance que ao entrar em campo recebe +X/+0 até o final do turno sendo x o numero criatura no nosso cemitério e em seguida ele pode lutar contra a criatura com voar que não controlamos.

Ad

Mantemos também as 2 cópias de Paradise Druid, uma criatura 2/1 que terá resistência a magia enquanto estiver desvirada e pode ser virada para adicionar um mana de qualquer cor.

E para fechar a lista, o deck oficial usa Once Upon a Time para encontrar recursos, mas por questões de orçamento trocamos todas as 4 copias por Bond of Flourishing que permite olharmos as três cartas do topo do nosso grimório e podemos revelar uma permanente entre elas para colocar em nossa mão, e o restante vai para o fundo do grimório em qualquer ordem. Em seguida ainda ganhamos três pontos de vida. O que nos ajuda a encontrar a criatura ou terreno que precisamos e ainda nos garante uma vida para manter o folego.

E para os terrenos nós tiramos as 4 cópias de Stomping Ground e utilizamos apenas 12 cópias de Forest e 11 copias de Mountain.

Com essa alterações nos chegamos a seguinte lista:

Loading icon

Como podemos ver, a lista continua bem agressiva, com ótimas opções de finalizar o oponente de surpresa seja aumentando o poder de nossas criaturas ou causando dano direto.

Espero que tenham gostado, e até a próxima.