Magic: the Gathering

Deck Guide

Budgetzando Standard – Dead Devotion

, updated , Comment regular icon0 comments

O gato no forno já é um uma estratégia forte, e com a adição de Theros, conseguiu deixar o monoblack ainda mais forte.

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Loading icon

O deck em si conta com diversas cartas que se beneficiam quando uma criatura morre (seja sacrificando ou o simples fato da criatura morrer em si):

Midnight Reaper é uma criatura 3/2 por um mana preto e dois genéricos que sempre que uma criatura nossa que não seja ficha morrer nos causa 1 de dano porém nos faz comprar uma carta, o que apesar do drawback mantem nossa mão abastecida.

Nightmare Shepherd é uma criatura encantamento 4/4 com voar por dois manas pretos e dois genéricos que sempre que outra criatura nossa que não seja uma ficha morrer permite exilar aquela criatura e se fizermos isso iremos criar uma ficha que seja uma copia da criatura com a exceção dela ser 1/1 e ser um pesadelo além dos outros tipos.

Ad

Erebos, Bleak-Hearted é uma criatura encantamento lendária 5/6 indestrutível por apenas um mana preto e três genéricos, porém enquanto nossa devoção ao preto for menor que cinco ele não será uma criatura em campo. Além disso sempre que outra criatura nossa morrer podemos pagar 2 pontos de vida para comprar uma carta. E ainda podemos sacrificar uma outra criatura ao custo de um mana preto e um genérico para conceder -2/-1 a criatura alvo até o final do turno.

Além das criaturas que se beneficiam por nossas criaturas que morrem, temos as que sacrificam para agilizar o processo:

Temos o já conhecido Witch's Oven um artefato por um mana genérico que pode ser virado ao custo de sacrificar uma criatura para gerar uma ficha de comida, porém se a criatura tiver resistência 4 ou mais iremos criar duas fichas ao invés de apenas uma.

Ayara, First of Locthwain é uma criatura lendária 2/3 por três manas pretos que sempre que ela ou outra criatura preta entrar em campo nos faz ganhar um ponto de vida enquanto faz cada oponente perder vida. Além disso, ela pode ser virada ao custo de sacrificar uma criatura preta para nos fazer comprar uma carta.

Bolas's Citadel é um artefato lendário por três manas pretos e três manas genéricos que nos permite olhar a carta do topo do nosso grimório a qualquer momento. Além disso podemos conjurar jogar a carta do topo (lembrando que se for terreno, ainda se mantem o limite de um por turno a menos que algo diga o contrario), porém as mas magicas jogadas desta forma nos iremos pagar vida igual seu custo convertido de mana ao invés de usar mana. E como se não fosse pouco podemos vira-lo ao custo de sacrificar dez permanentes que não sejam terrenos para fazer com que cada oponente perca 10 pontos de vida.

Para ser nossos sacrifícios temos:

Cauldron Familiar uma criatura 1/1 por um mana preto que ao entrar em campo nos faz ganhar um ponto de vida enquanto faz cada oponente perder vida. Além disso podemos sacrificar uma comida para coloca-lo do cemitério no campo de batalha. Normalmente Cauldron Familiar tem a sua interação com o Witch's Oven, que além de todo turno fazer o oponente perder pelo menos um ponto de vida enquanto nos garante esse ponto de vida, também o torna um ótimo bloqueador para criaturas sem atropelar, já que podemos sacrifica-lo apos ele bloquear para evitar o dano. Entretanto, ele pode ser sacrificado para alguma outra carta nossa e voltar mais tarde se conseguir uma comida.

Deathless Knight é uma criatura 4/2 com ímpeto por quatro manas pretos (ou verdes) que ira voltar do cemitério para a nossa mão sempre que ganharmos vida a primeira vez a cada turno (o que não é difícil graças a [card] (Ayara, First of Locthwain) ou Cauldron Familiar).

E pra completar a lista temos alguns suportes:

Tymaret, Chosen from Death é uma criatura encantamento lendário por dois manas pretos com poder 2 e resistência igual a sua devoção ao preto. Além disso podemos pagar um mana preto e um genérico para exilar até duas cartas de cemitérios (acabando com estratégias como escape, fênix entre outras que se beneficiam de cartas no cemitério) e ainda ganhamos 1 ponto de vida para cada criatura exilada desta forma.

Ad

Yarok's Fenlurker é uma criatura 1/1 por dois manas pretos que ao entrar em campo faz com que cada oponente exile uma carta da própria mão. Além disso podemos pagar um mana preto e dois genéricos para que ele receba +1/+1 até o final do turno.

Gray Merchant of Asphodel é uma criatura 2/4 por dois manas pretos e três genéricos que ao entrar em campo faz com que cada oponente perca vida igual a devoção ao preto e ainda ganhamos vida igual ao total perdido desta maneira, logo quanto mais oponentes mais vida ganhamos.

Castle Locthwain é um terreno que entra virado a menos que controlemos um pântano e ele pode ser virado para gerar um mana preto ou ser virado ao custo de dois manas pretos e um genérico para comprarmos uma carta, porém em seguida perdemos vida igual a quantidade de cartas em nossa mão.

Drag to the Underworld é uma instantânea por dois manas pretos e dois genéricos que destrói a criatura alvo sem restrições. E ela custa X genéricos a menos sendo X a devoção ao preto.

Uma curva boa:

Turno 1: Cauldron Familiar (fazendo o oponente ir a 19 de vida e + 1 de devoção)

Turno 2: Yarok's Fenlurker (tirando recurso da mão do oponente e + 2 de devoção)

Turno 3: Ayara, First of Locthwain (fazendo o oponente ir a 18 de vida e + 3 de devoção)

Turno 4: Nightmare Shepherd (fazendo o oponente ir a 17 de vida pela (Ayara, First of Locthwain)e + 2 de devoção)

Turno 5: Gray Merchant of Asphodel ( + 2 de devoção, totalizando 10 de devoção ao preto, fazendo o oponente perder 10 de vida + 1 pela (Ayara, First of Locthwain), deixando cada oponente a 6 de vida) e em seguida ainda no turno 5, usamos a Ayara, First of Locthwain para sacrificar o Gray Merchant of Asphodel ativando a habilidade do Nightmare Shepherd criando assim uma ficha do Gray Merchant of Asphodel que fara o oponente perder 1 de vida pela Ayara, First of Locthwain e 10 pelo Gray Merchant of Asphodel.

Em resumo o deck tem diversas pequenas interações, e com ajuda deMidnight Reaper, Erebos, Bleak-Hearted, Castle Locthwain e Bolas's Citadel apesar de perder vida, conseguir encontrar as peças que precisamos para finalizar o jogo de forma mais rápida.

Espero que tenham gostado e até a próxima.