Magic: the Gathering

Deck Guide

Budgetzando Standard – Flash of Ferocity

, updated , Comment regular icon0 comments

Não conseguiu comprar os Challenger Decks 2020? Quer melhora-los? Prefere uma opção mais acessível? Vamos falar sobre eles.

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Pra iniciar essa serie sobre os Challenger Decks 2020 vamos falar sobre uma das estratégias (entre elas) que eu tenho mais afinidade:

Loading icon

O Flash of Ferocity é um deck tempo que utiliza a estratégia conhecida como draw go, onde no nosso turno iremos comprar, jogar o terreno do turno e passar a vez, deixando para interagir no turno do oponente respondendo suas magicas, ou baixando nossas ameaças no final do turno dele.

O principal a se melhorar no deck é a base de mana, trocando as life lands por shock lands (ganhando assim velocidade nas jogadas), além de aumentarmos a quantidade de templos (para ajudar a filtrar o deck) e da Fabled Passage para filtrar melhor nossa base de mana.

Ad

Apesar da boa sinergia, não utilizamos o Wavebreak Hippocamp liberando espaço para mais copias do Brazen Borrower // Petty Theft

Ou seja, para quem quiser melhorar o deck, aconselho essa lista:

Loading icon

Agora, caso você não tenha conseguido adquirir o Challenger Decks 2020, queira uma versão um pouco mais acessível, vamos então budgetizar o Flash of Ferocity:

Para darmos inicios, um dos pontos fortes do deck e sempre ter respostas as cartas do oponente, e para isso contamos com as seguintes cartas:

Iremos manter as 4 cópias de Quench, instantânea que custa um mana azul e um genérico anula a magica alvo a menos que seu controlador pague 2, sendo uma ótima opção no early game, podendo ser útil até no late game.

Iremos aumentar de 2 para 4 cópias de Sinister Sabotage, instantânea que custa dois manas azuis e um genérico que anula a magica alvo sem restrições e além disso ainda nos fazer vigiar 1 (olhar a carta do topo do nosso grimório e decidir se ela vai continuar no topo ou se a colocamos no cemitério).

Mantemos também as 2 cópias de Thassa's Intervention instantânea que custa dois manas azuis e X genéricos que nos faz escolher entre olhar as X cartas do topo do nosso grimório e colocar até duas delas na nossa mão e o resto no fundo do grimório em ordem aleatória (sendo uma ótima opção para reabastecer a mão) ou anular a magica alvo a menos que seu controlador pague duas vezes o valor de X.

Iremos manter também as 4 cópias de Frilled Mystic, criaturas 3/2 com lampejo por dois manas verdes de dois azuis que ao entrar em campo permite anular a magica alvo.

Ainda no pensamento de controle, mantemos as 2 cópias de Unsummon, instantânea que custa apenas um mana azul que devolve a criatura para a mão de seu dono. Podemos usa-la para nos livrarmos de uma criatura que não fomos capazes de dar conta ao entrar ou que não apresentava ameaça de inicio ou simplesmente podemos salvar uma criatura nossa.

Iremos remover todas as copias de Brazen Borrower // Petty Theft, que pode ser usado com bounce nas criaturas do oponente (assim como unsummon) e/ou ser usado como uma criatura 3/1 com voar que só pode bloquear criaturas voadoras.

E falando nas nossas criaturas, temos as nossas ameaças:

Temos as 4 cópias de Brineborn Cutthroat, criatura 2/1 com lampejo por um mana azul e um genérico que ira receber um marcador +1/+1 sempre que jogarmos uma magica no turno do oponente (e como a ideia do deck é só jogar magicas no turno do oponente, ele costuma crescer bem rápido).

Mantemos também as 4 cópias de Wildborn Preserver, criatura 2/2 por um mana verde e um genérico com lampejo e alcance que permite que paguemos X manas genéricos sempre que outra criatura que não seja do tipo humano entrar em campo sob nosso controle e se fizermos isso Wildborn Preserver ira receber X marcadores +1/+1.

Iremos manter também as 4 cópias de Nightpack Ambusher, criatura 4/4 com lampejo por dois manas verdes e dois genéricos que concede +1/+1 para os outros lobos e lobisomens que controlamos. Além disso, no inicio da nossa etapa final, se não tivermos conjurado nenhuma magica neste turno ele ira criar uma ficha de lobo 2/2.

Ad

O deck ainda conta com alguns suportes:

Mantemos as 4 cópias de Opt, instantânea por um mana azul que permite usar vidência 1 (olhar a carta do topo do nosso grimório e decidir se ela vai ficar no topo ou no fundo) e em seguida comprar uma carta.

E iremos manter também as 4 cópias de Spectral Sailor, criatura 1/1 com lampejo e voar por apenas um mana azul que nos permite comprar uma carta ao custo de um mana azul e três genéricos (sendo uma ótima opção de reabastecer nossa mão no late game).

Mantemos também as 4 cópias de Castle Vantress, terreno que entra virado a menos que controlemos uma ilha e pode ser virado para adicionar mana azul ou ser virado ao custo de dois manas azuis e dois genéricos para usarmos vidência 2, o que ajuda muito a filtrar o nosso deck no late game e encontrar respostas contra o oponente ou ameaças se o jogo estiver sob controle.

E pra finalizar temos nossa base de mana:

Iremos remover todas as cópias de Breeding Pool.

Diminuímos de 4 para 2 cópias de Temple of Mystery, terreno que entra virado e ao entrar ainda nos permite usar vidência 1, e pode ser virado para gerar mana verde ou azul.

Aumentamos de 6 para 9 as cópias de Forest assim com as Island.

E encerramos trocando a 2 cópias de Fabled Passage por Evolving Wilds, terrenos que podem ser virados e sacrificados para procurar por um terreno básico no grimório e colocar em campo virado, com a diferença que a primeira, caso se controlarmos 4 ou mais terrenos o que acabou de entrar será desvirado (não atrasando nossa base de mana no late game).

E com essas alterações chegamos a seguinte lista:

Loading icon

Em resumo, temos um deck bem reativo sendo capaz de impedir as principais jogadas do oponente, aproveitamos as brechas para encaixar nossas criaturas, e tentamos manter a mão abastecida.

Espero que tenham gostado e até a próxima.