Magic: the Gathering

Deck Guide

Budgetzando Standard – Sea Devotion

, updated , Comment regular icon0 comments

Um deck que vem fazendo sucesso, principalmente no MTG Arena, é o mono blue tempo. E com a chegada de Theros, temos algumas adições interessantes para deixar o deck ainda mais competitivo.

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Loading icon

Uma dos pontos fortes do deck, e a interação durante do turno do oponente, seja o toque do controle, ou colocar nossas ameaças em campo, para isso temos:

Quench uma instantânea que por um mana azul e um mana genérico ira anular a magica alvo a menos que seu controlador pague dois, sendo uma ótima opção de parar a estratégia do oponente nos primeiros turnos.

Ashiok's Erasure é um encantamento com lampejo por dois manas azuis e dois genéricos que ao entrar em campo exila a magica alvo e os oponentes não podem conjurar magicas que tenham o mesmo nome da magica exilada (lembrando que isto é um efeito do encantamento, então só é valido enquanto ele estiver em campo). E quando o Ashiok's Erasure deixar o campo a carta exilada é devolvido para a mão de seu dono.

Ad

Hypnotic Sprite // Mesmeric Glare é uma criatura 2/1 com voar por dois manas azuis e pode ser jogada como a instantânea aventura Mesmeric Glare que por um mana azul e dois genéricos anula a magica alvo de custo três ou menos.

Threnody Singer é um criatura 1/3 com voar e lampejo por um mana azul e um genérico que ao entrar em campo concede -X/-0 para a criatura alvo que um oponente controla, sendo X a sua devoção ao azul. O que pode servir para nos salvar de um dano letal, e em alguns casos ainda usarmos ela como um bloqueador surpresa.

Além das cartas que podemos jogar no turno do oponente, temos algumas que dificultam as jogadas do oponente:

Gadwick, the Wizened é uma criatura lendária 3/3 por três manas azuis e X genéricos que ao entrar e campo nos faz comprar X cartas (reabastecendo nossa mão no late game). Além disso, sempre que conjurarmos uma magica azul podemos virar a permanente que não seja um terreno de um oponente, o que serve para atrasar as estratégias dos oponentes.

Callaphe, Beloved of the Sea é uma criatura encantamento por dois manas azuis com poder igual a sua devoção ao azul e resistência 2. Além disso ela faz com que as magicas que os oponentes controlem custem 1 genérico a mais para serem conjuradas se tiverem como alvo uma criatura ou encantamento nosso.

E para dar um suporte ao deck, temos algumas cartas de compra para manter nossa mão sempre abastecida:

Faerie Miscreant é uma criatura 1/1 com voar por um mana azul que ao entrar em campo nos faz comprar uma carta se tivermos outra Faerie Miscreant em campo.

Spectral Sailor é uma criatura 1/1 com voar e lampejo que ao custo de um mana azul e três genéricos nos faz comprar uma carta.

Opt é uma instantanea que por um mana azul permite usar vidência 1 e em seguida comprar uma carta.

Cavalier of Gales é uma criatura 5/5 com voar por três manas azuis e dois genéricos que ao entrar e campo nos faz comprar três cartas, porém temos que devolver duas cartas da nossa mão (não necessariamente das que foram compradas) para o topo do grimório na ordem que quisermos. E quando ele morrer ele será embaralhado no grimório e depois ainda podemos usar vidência 2.

Para se aproveitar das compras, temos Nadir Kraken uma criatura 2/3 por dois manas azuis e um genéricos que sempre que comprarmos uma carta podemos pagar 1 mana genérico, e se fizemos isso iremos colocar um marcador +1/+1 em Nadir Kraken além de criar uma ficha 1/1 do tipo tentáculo.

Além de compra, ainda temos o suporte para manipular o topo do nosso grimório, otimizando a nossa estratégia:

Castle Vantress é um terreno que entra em campo virado a menos que controlemos uma ilha e ele pode ser virado para gerar mana azul ou virado ao custo de dois manas azuis e dois genéricos para usarmos vidência 2.

Thassa's Oracle é uma criatura 1/3 por dois manas azuis que ao entrar em campo nos faz olhar a X cartas do topo do nosso grimório sendo X a devoção ao azul (pelo menos dois pelo próprio Thassa's Oracle) e em seguida colocamos até uma das cartas olhadas no topo do grimório e o resto no fundo em ordem aleatória. E se X for igual ou superior a quantidade de cartas do nosso grimório seu vencemos o jogo.

Ad

E fechando a lista, temos Thassa, Deep-Dwelling uma criatura encantamento lendária 6/5 indestrutível por um mana azul e três genéricos. Porém enquanto nossa devoção ao azul for menor que cinco ela não será uma criatura em campo. Porém, no inicio da sua etapa final podemos exilar até uma outra criatura alvo que controlamos e em seguida devolve-la para o campo sob nosso controle. A principal interação neste deck e ativar novamente os efeitos ETB (enter the battlefield: ao entrar no campo de batalha) de nossas criaturas para no geral comprar mais cartas, ou até finalizar o jogo com Thassa's Oracle. E como se não fosse pouco podemos pagar um mana azul e três genéricos para que Thassa vire a criatura alvo.

Em resumo, o deck consegue segurar as principais ameaças dos oponentes, enquanto utiliza criaturas leves para agredir o oponente aos poucos no early game, e possui um late game forte principalmente por conseguir manter a mão sempre abastecida.

Espero que tenham gostado e até a próxima.