Magic: the Gathering

Deck Guide

Budgetzando Standard – Simic Flash by Brad Nelson

, updated , Comment regular icon0 comments

Hoje vamos falar de um dos decks que mais tiveram destaque no Mythic Championship VII com o maior numero de cópias no top 8.

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Olá jogadores e jogadoras vamos a série budgetizando, onde nos pegamos uma lista de um deck forte no metagame e fazemos uma lista mais acessível, porém ainda boa.

A escolha de Brad Nelson, o segundo colocado no Mythic Championship VII foi o deck Simic Flash, uma escolha que também rendeu o top 8 para Javier Dominguez e Seth Manfield.

LISTA NÃO BUDGET

Loading icon

MUDANÇAS

O deck é um TEMPO conhecido como DRAW-GO, onde a ideia é jogar o terreno do turno e passar o turno, tendo sempre mana disponível para responder as ações do oponente.

Ad

Para iniciar a lista vamos começar pelo controle do deck:

Mantemos as 3 cópias de Quench uma instantânea que anula a magica alvo a menos que seu controlador pague 2, sendo uma ótima resposta no early game, sendo útil até contra magicas grandes no late game.

Aumentamos de 3 para 4 cópias de Sinister Sabotage uma instantânea que anula a magica alvo sem restrições e em seguida ainda nos permite vigiar 1 (olhar a carta do topo do grimório e decidir se fica no topo ou se iremos colocar no cemitério filtrando assim o deck).

Mantemos as 2 cópias de Mystical Dispute instantânea de 3 manas que se tiver como alvo uma magica azul irá custar 2 a menos, custando assim apenas um mana azul, e ira anular a magica alvo a menos que seu controlador pague 3.

Iremos manter a única cópia de Negate instantânea que anula a magica alvo que não seja de criatura.

E mantemos também as 4 cópias de Frilled Mystic, criatura com lampejo que ao entrar em campo permite anular a magica alvo sem restrições, o que além de ser uma ótima resposta ainda deixa uma criatura que pode servir tanto para atacar como defender dependendo do campo.

Ainda para ajudar na parte de controle temos:

Manteremos as 2 cópias de Aether Gust instantânea que faz com que o dono da magica ou permanente que seja vermelha ou verde decida entre colocar aquela magica no topo ou fundo de seu próprio grimório. Lembrando que podemos usar como um conter para impedir que a magica seja resolvida ou um bounce para estragara a estratégia do oponente ou até salvar uma criatura nossa.

Iremos substituir as 2 cópias de Brazen Borrower // Petty Theft por 3 cópias de Dream Eater, apesar de ser uma criatura com custo bem maior ainda possui lampejo e voar e vai devolver uma permanente que o oponente controla para a mão dele, além de usar vigiar 4 (o que nos faz olhar 4 cartas do topo do grimório e escolher entre colocar algumas delas no cemitério para filtrar o deck e devolver o restante para o topo em qualquer ordem).

Além da parte do controle, temos alguns suportes para ajudar na estratégia:

Mantemos as 4 cópias de Growth Spiral uma instantânea que nos faz comprar uma carta e em seguida permite colocar um terreno da nossa mão no campo, o que além de nos ajudar a encontrar mais recursos ainda rampa o jogo.

Falando em rampar, aumentamos de 3 para 4 cópias de Paradise Druid uma criatura que enquanto estiver desvirada terá resistência a magia e pode ser virada para adicionar mana de qualquer cor.

E iremos adicionar 3 cópias de Spectral Sailor criatura com voar e lampejo por apenas um mana que ao custo de 4 manas nos faz comprar uma carta.

Infelizmente, por questões de orçamento não conseguimos manter as 4 copias de Nissa, Who Shakes the World que ajuda a rampar além de colocar mais criaturas em campo (sendo uma das condições de vitória do deck) nem as 2 cópias de Hydroid Krasis que além de ser uma criatura com voar e atropelar ainda nos faz comprar cartas e ganhar vida.

Ad

Iremos manter também as duas cópias de Castle Vantress um terreno que entra virado a menos que controlemos uma ilha e pode ser virado para adicionar um mana azul ou ser virado ao custo de dois manas azuis e dois genéricos para usar vidência 2 (filtrando o deck para ajudar a encontrar as cartas que precisamos).

E fechando a base do deck mantemos as 4 cópias de Nightpack Ambusher uma lobo com lampejo que concede +1/+1 para os outros lobos e no final do nosso turno se não tivermos jogado nenhuma magica (o que é a principal ideia do deck) ainda ira criar uma ficha de lobo 2/2, criando aos poucos um exercito que nos ajudará a finalizar o jogo.

E encerramos com a base de mana, onde iremos retirar as 4 cópias de Breeding Pool e as 4 cópias de Temple of Mystery, também iremos trocar as 2 cópias de Fabled Passage por 4 cópias de Evolving Wilds, e iremos utilizar 10 cópias de Forest e 10 cópias de Island.

Como resultado final chegamos a seguinte lista:

LISTA BUDGET

Loading icon

Em resumo, normalmente iremos começar o jogo na defensiva anulando as magicas do oponente, e quando tivermos o jogo sob controle, ou o oponente não ter jogado nenhuma ameaça, jogamos nossas criaturas para iniciar a agressividade do deck.

Espero que tenham gostado e até a próxima.