Magic: the Gathering

Opinion

Cartas para Sideboard por cores no Pauper

, updated , Comment regular icon0 comments

Este artigo é o último da série Pauper para iniciantes. Abordaremos sideboard, separando por cores e artefatos.

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Olá amigos, sou o Betão e hoje vamos dar sequência nos artigos destinados aos jogadores que estão iniciando a sua jornada no Pauper.

O tema abordado é a escolha de um sideboard que seja eficiente ao metagame. Pode ler sobre Sideboardlink outside website no meu primeiro artigo.

Alguns decks possuem sideboard padronizado, frente ao Metagame atual, que hoje é o MTGO, suas ligas e challenges. Entretanto, quando falamos em IRL, o assunto pode nos levar a algo um pouco diferente. O Meta de loja é diferente do Meta Online, e a maneira de jogar também muda, pois online o jogador enfrenta um adversário a mais, o relógio, e ele faz muita diferença no jogo, não só na parte prática, que é jogar, de fato, mas também na parte teórica, pois o jogador pode querer escolher um deck que seja mais adequado a velocidade que ele consegue jogar.

Ad

Se o jogador conhece seu meta local é um ponto muito importante pra ele, mas se não conhece, pode sugerir-se consultar o Metagame geral baseado, como dissemos anteriormente, no Magic Online.

Consulte o aqui, Metagamelink outside website do nosso site.

Com o objetivo de tentar auxiliar os iniciantes no Pauper, será listado a seguir, cinco cartas de cada cor, além de artefatos, que são consideradas as melhores opções de sideboard, quais decks elas jogam e contra quais entram em jogo.

Vermelho

Loading icon

Esta carta que destrói artefatos, é utilizada contra decks como Affinity, muito pra destruir seus terrenos artefato. Pode ser usada também pra retirar Relic of Progenitus, evitando que ele seja utilizado num momento que possa atrapalhar, e com ele fora do caminho, o jogador pode voltar ou começar a colocar cards no cemitério, como parte de sua estratégia de jogo.

Decks que utilizam o Gorilla Shaman:

(Obs: são Hyperlinks, então é só clicar para ser direcionado à página do deck)

AFFINITYlink outside website

TRONlink outside website

UR SKREDlink outside website

SLIVERSlink outside website

Loading icon

Pyroblast é uma carta que entra sempre que o deck adversário possui azul, pois além de anular ele ainda destrói permanente azuis, e pode ajudar muito ao longo do jogo.

Entra contra Mono Blue, contra Tron, contra os UB, Familiar, e os decks que utilizam, geralmente todos os decks com cartas vermelhas, e ele também pode ser substituído pelo Red Elemental Blast, que tem basicamente o mesmo efeito, com a diferença que precisa de um alvo válido para ser conjurado.

BOROS BULLYlink outside website

JESKAI AFFINITYlink outside website

Loading icon

Excelente contra os decks decks agressivos, decks que fazem fichas, contra UB que utiliza Gurmag, ótima contra elfos, e o interessante dela, é o jogador poder utilizar apenas num momento que o campo adversário pode estar cheio e o jogo praticamente perdido.

Decks que utilizam:

UR Skredlink outside website

Loading icon

Está carta é uma obrigação nos decks que usam vermelho. Ela vai limpar boa parte do campo contra Elfos, Fadas, Goblins, pode ajudar muito contra Stompy e em alguns casos, contra Bogles também.

Decks que utilizam:

BURNlink outside website

JESKAI EPHEMERATElink outside website

Loading icon

Esta mágica instantânea vem sendo considerada uma das melhores remoções de artefatos do formato, principalmente em decks que utilizam cartas que podem gerar manas de qualquer cor, pois ela tem o Recapitular que precisa de mana verde. Apesar do ABRADE ser mais versátil, mágicas que o jogador pode jogar duas vezes, tendem a ser as preferidas como side por essa habidade adicional. Vai entrar contra AFFINITY, contra TRON, MONARCA, entre outros que usam muitos artefatos.

Ad

Decks que utilizam:

TRONlink outside website

MARDU MONARCAlink outside website

Verde

Loading icon

Alguns jogadores da comunidade Pauper acreditam que esta carta é muito forte para ser comum. Realmente a habilidade de Storm deixa a carta um pouco além das outras. Possibilita um ganhar alguns turnos contra decks muito agressivos, como Stompy, e Bogles, e também contra Burn.

Ela joga em:

ELFOlink outside website

STOMPYlink outside website

FRACTIUSlink outside website

Loading icon

Serene Heart é um "hate" de encantamentos do tipo Aura, então, basicamente ela será muito utilizada contra Bogles e também contra White Heroic.

Decks que utilizam:

TEMUR AFFINITYlink outside website

5c TRONlink outside website

Loading icon

Natural State é útil em decks unicamente verdes, ou que possuem acesso restrito a cores diferentes daquelas que seus terrenos podem gerar. Praticamente remove todos os artefatos do Pauper, ao menos os mais importantes e que podem ser a chave da vitória do oponente, e com isso, atrapalhá-lo. Pode entrar contra TRON, AFFINITY, MONARCA.

Decks que utilizam:

ELFOlink outside website

MONO GREENlink outside website

Loading icon

Prevenção de danos contra decks que atacam muito, ou seja, os mais agressivos, como White Heroic, Stompy, podem ser uma peça fundamental quando se precisa de um alívio para sobreviver.

Decks que utilizam:

SIMIC MILLlink outside website

WALLS COMBOlink outside website

Loading icon

Esta carta é outra de prevenção de danos, entretanto é uma criatura que pode entrar em decks com temáticas de voltar cartas e criaturas do cemitério ou pra mão ou para o campo.

Decks que utilizam:

Torture Existencelink outside website

BG ARISTOCRATSlink outside website

Preto

Loading icon

Duress basicamente entra em decks que sua estratégia gira em torno dos valores com cartas pretas, e precisam resolver essas mágicas, e pra evitar uma anulação ou um burn, utiliza desse meio pra retirar da mão algum recurso ameaçador que o oponente pode possuir.

Decks que utilizam:

MBClink outside website

BW PESTILENCElink outside website

Ad

RAKDOS MIDRANGElink outside website

Loading icon

Esta carta é utilizada também no deck principal, devido a sua versatilidade, e lidar com Elfos e Fadas, mas também aparece em muitos sides, praticamente todos os decks que utilizam preto.

Decks que utilizam:

TRON MONARCAlink outside website

UB CONTROLlink outside website

Loading icon

Shrivel faz o mesmo que Fumes, entretanto custa uma mana a menos, e isso pode ser crucial em algumas partidas.

Decks que utilizam:

OZHOV CONTROLlink outside website

Loading icon

Esta carta lida muito bem contra decks que removem suas criaturas, pois o Storm dele pode permitir retorná-las e permitir utilizá-las novamente, em um momento no qual o oponente pode não ter mais remoções suficientes para lidar com as novas ameaças.

Decks que utilizam:

GRIXIS AFFINITYlink outside website

Loading icon

Este édito já viveu tempos de glória, e agora vem sendo usado cada vez menos, entretanto, ainda é uma poderosa arma contra Bogles que a maioria de suas criaturas tem proteção contra mágicas.

Decks que utilizam:

UB FADASlink outside website

Branco

Loading icon

Esta carta lida muito bem contra os Bogles e principalmente contra os White Heroic.

Aparece em decks que tem feito muitos resultados, como JESKAI AFFINITYlink outside website

Loading icon

A sua principal função é parar a habilidade Heroic, mas também pode ser utilizado para atrasar o Bogles. Decks como Slivers e Jeskai podem tirar muito proveito desta carta.

Loading icon

Esta é a carta chave do Heróic contra Burn e decks agressivos, pode aparecer também no Bogles, mas com menos frequência. Como os outros encantamentos e mágicas desses decks fazem as criaturas aumentarem seu poder, o ganho de vida pode ser a chave da desistência do oponente, por não conseguir ver um modo de tirar tantos pontos de vida.

Loading icon

Este encantamento é a melhor remoção de criaturas na cor branca, e evita que efeitos que desencadeiam ao irem para o cemitério sejam utilizados. Pode ser usado no Mardu Monarch, Boros, Heroic, enfim, quase todos os brancos do formato.

Loading icon

Similar ao anterior, esta custa uma genérica a mais, mas pode dar alvo em permanentes que não sejam terrenos, removendo peças importantes como um Prisma ou um Bonder's Ornament no Tron, ou ainda aquele Oubliette do MBC.

Azul

Loading icon

Hydroblast em decks com azul, assim como Pyroblast no vermelho, é obrigação, pois ao enfrentar os decks com vermelho, pode remover ameaças e anular peças importantes do oponente.

Ad

Decks que utilizam:

MONO BLUElink outside website

UB THIEFlink outside website

Loading icon

Outra carta muito utilizada em quase todos os decks que tem azul. Esta carta é uma boa opção contra BOROS BULLY, pois pode voltar suas muitas fichas para mão, e como ficha não volta pra mão, pode ser muito eficiente. Pode voltar também os prismas do TRON e do BOROS MONARCA, e ainda alguns atacantes dos decks mais agressivos. Vai jogar nos decks com azul, geralmente todos eles usam. Até mesmo no deck principal leva ao menos uma cópia.

Loading icon

Dispel anula apenas as mágicas instantâneas, e na maioria das jogadas, serve para anular uma outra anulação, com o objetivo de forçar que sua jogada inicial seja realizada com sucesso. Também será utilizado na maioria dos decks com a cor azul.

Loading icon

Esta criatura joga na maioria dos UX, ou seja, decks que utilizam o azul e mais uma cor, ou até mesmo o Mono Azul.

Ela é realmente muito boa contra decks que jogam com remoções, pois ela volta mais forte ao morrer, e ainda tem voar, o que pode ser muito bom contra MBC e BURN.

Loading icon

Anull tem jogado apenas no Mono Blue, mas nada impede de ser utilizado em outros decks com azul, pois é uma ótima carta para tentar parar os melhores encantamentos do BOGLES.

Artefatos

Loading icon

Sem dúvidas, este artefato é o melhor "hate" de cemitério do formato.

Quando entre cedo em jogo pode ir eliminando as cartas aos poucos do cemitério adversário, e se precisar ser mais radical, pode eliminar tudo de uma vez, e ainda comprar uma carta. Esta carta já foi usada duas cópias em quase todos os decks, mas vem perdendo um pouco de espaço, pois não existem tantos decks que fazem um uso abusivo do cemitério. Vai entrar, basicamente, contra TRON, TORTURED EXISTENCE.

Loading icon

Esta é bem parecida com a anterior, com a diferença de que se paga uma mana preta pra exilar o cemitério e comprar uma carta, e não possui a opção de ir removendo aos poucos. Decks como MBC, UB, são alguns que poderão fazer uso desta carta.

Loading icon

Certamente um bom "hate" de TRON, ainda mais em decks que podem gerar muitas manas e também colocar muitas criaturas em campo, como é o caso do ELFOS. Ela vai dando dano na criatura lentamente, até remover a ameaça do campo.

Loading icon

Este atefato tambéem já foi muito utilizado, mas vem sendo deixado de lado, talvez um pouco pelo seu alto custo de mana. Mas é preciso dizer que ele, o artefato, pode ser muito eficiente contra as fadinhas que podem ajudar nas compras de cartas, e também nas fadinhas que anulam, dos decks "UX".

Um deck que faz um bom uso hoje é o UW FAMILIARSlink outside website

Loading icon

Bengala de Feldon com toda a certeza não é uma unanimidade hoje, ao menos nos decks competitivos, mas veja bem que é uma das melhores formas de evitar a derrota por decks que colocam cartas do deck no cemitério. E nessas últimas semanas, vem aparecendo um UG MILL que é muito mais consistente que os antigos TURBO FOG. Por ser artefato, qualquer deck pode utilizar, então observe bem o meta de onde irá jogar pra saber se precisará desta carta.

Ad

Bom pessoal, por enquanto é isso.

Gostaria de agradecer a Cards Realm pelo apoio e confiança.

Até a próxima!