Magic: the Gathering

Review

Commander 2019 Primer: Reforçando o deck de Metamorfose

, updated , Comment regular icon0 comments

Upgrades para o seu deck de metamorfose!

Edit Article

Commander 2019 Primer: Reforçando o deck de Metamorfose

Salve, salve comandeiros!

Eu sou o Vinicius Sorin e trago hoje um conteúdo muito útil pra você que, assim como eu, está animado com os novos decks de Commander 2019 edition.

Na semana passada em meu canal no youtubelink outside website começamos uma série de analises sobre as listas dos pré-construídos; e agora chegou o momento mais aguardado: o de finalmente botarmos a mão na massa e correr atrás das cartinhas para dar aquele upgrade em nossos decks preferidos da coleção. Para isso, nessa semana preparei uma maratona de vídeos + artigos que você só encontra aqui na Cards Realm, onde iremos abordar a melhor maneira de reforçar cada um dos precons.

Ad

Serão no total 8 videos, sendo 2 para cada deck – um com dicas de upgrades com cards mais baratos que não excedam o valor de R$10,00 para aqueles que querem começar sem gastar tanto; e sem restrições de orçamento. Enquanto nos vídeos eu explicarei a função de cada upgrade bem como as razões pelas quais aquele card foi adicionado ao deck, aqui nos artigos irei me concentrar em falar sobre o que deve sair – ou o que tirar para por no lugar de que.

E vamos começar com o deck mais divertido (na minha opinião): Ameaça Sem Rosto – o Sultai temático de metamorfose comandando por Kadena, Slinking Sorcerer.

Image content of the Website

Tirando o que não presta

É muito empolgante pensar no que colocar de novo em um deck pré-construído para deixa-lo melhor... mas tão importante quanto saber o que por é saber o que tirar. Os precons de Commander sempre vêm com uma série de cards obsoletos, ruins ou pouco sinérgicos para a proposta do deck, e com este não foi diferente. Muitas vezes também somos ludibriados por cards aparentemente ou de fato bons, mas que não agregam valor a estratégia e caímos na armadilha de mantê-los na nossa lista final. Então, antes de mais nada vamos separar o que é dispensável do que iremos realmente aproveitar.

Terrenos: Dentre os 4 precons deste ano, a base de mana do deck Sultai é a melhor, contando com bons terrenos que consertam nossa curva de mana. Porém, mesmo assim ainda há muito o que se tirar daqui, já que mais de ¾ do nosso pacote de terrenos é composto por terrenos que entram em jogo virados. Levando em consideração as opções de baixo custo que existem atualmente para estas cores, separei 10 terrenos não básicos que podemos descartar da lista logo de cara, além de 3 terrenos básicos – totalizando 14 slots liberados para terrenos melhores. Os terrenos que saem são:

Aqueduto Dimir

Câmara de Crescimento Simic

Fazenda de Podridão Golgari

Pomar Hediondo

Portão da Guilda Golgari

Portão da Guilda Simic

Riacho da Floresta

Terras em Desenvolvimento

Vastidão Morfoterrena

Jungle Hollow

Palco Dramático

2 Floresta

1 Ilha.

Pode parecer estranho a decisão de abrir mão do Palco Dramático, levando em consideração que ele é um dos destaques dentre os terrenos reprintados no deck. Mas lembre-se do que eu disse anteriormente: nem sempre o que é bom é necessário. Embora ele possa ser versátil ao copiar um terreno que possa gerar a mana que você precisa, o custo para isso é um pouco alto demais para que seu slot valha mais do que o de qualquer outro terreno que possa gerar as cores do deck sem entrar virado. Então, a menos que você tenha planos de combar com Dark Dephts, acho que o Palco Dramático tem pouco espaço neste deck.

Ramps: Ameaça Sem-Rosto conta com um pacote de aceleração de mana bem interessante já de fábrica. Porém existe muita coisa essencial que foi deixada de lado (como os Sinetes). Por isso é preciso abrir mão de algo. Meu palpite são estes 4 cards:

Ad

Scaretiller

Explore

Farseek

Sakura-Tribe Elder

Repare que nenhum deles é RUIM - apenas não são melhores que os cards que vão entrar para este deck. Scaretiller é o mais destoante dos 3, sendo uma criatura muito melhor aproveitada num deck landfall e que ofereça meios de vira-lo ou desvira-lo sem que você precise necessariamente atacar com ele, o que não é o caso aqui.

Compras: O pacote de compras é talvez o mais deficitário deste deck, e talvez o que precise mais de reforço. Dos 6 cards identificados na lista original para cumprir essa função importantíssima, apenas Secret plans e Grim Haruspex permanecerão. Os demais sairão, e darão espaço a cards menos pesados ou mais sinérgicos com nossa estratégia:

Thought Sponge

Tezzere'ts Gambit

Urban Evolution

Voice of Many

Remoções e interações: Aqui nós temos os efeitos de destruição, anulações, bounces e demais coisas feitas para lidar com as ameaças dos oponentes. Este é o pacote mais robusto do deck, contando com um total de 15 cards já vindo na lista original. Em sua grande maioria são criaturas com metamorfose, o que é interessante manter. Porém, muito foi deixado de lado, então precisamos achar espaço para o que for entrar. As escolhas sobre o que tirar não serão fáceis:

Vraska the Unseen – PW interessante, mas sem sinergia com o deck e não é essencial.

Leadership Vacuum – aparentemente um card muito bom, mas olhe mais atentamente. Muito especifico pois serve apenas para lidar com comandantes. Recomendo tirar, a menos que exista algum voltron muito opressor no seu playgroup.

Mire in Misery – card bom, mas obsoleto num deck com verde que consegue lidar com encantamentos e criaturas de forma mais objetiva.

Sudden Substituition – Esse vai doer no coração, pois é um card fantástico. Minha justificativa pra tira-lo é que “esse deck não é do Zedruu”, mas eu sei que essa desculpa é péssima. Na verdade eu só preciso de espaço pra outra carta muito mais sinérgica, mas eu entenderia qualquer um que preferisse mante-la aqui.

Hex – remoção pesada e desajeitada. Tiraria sem qualquer pena.

Bombas: Geralmente nos precons você encontra vários cards pesados ocupando slots desnecessariamente no deck. Alguns são de fato muito bons , mas precisamos manter o foco no objetivo do nosso deck: explorar a mecânica metamorfose da melhor maneira possível. Eis alguns outs a considerar:

Apex Altisaur – Uma bomba deste tamanho sem evasão não adianta muito. Pode conseguir tirar algumas criaturas dos oponentes, mas nada que você já não consiga com o deck por muito menos mana.

Rayami, First of the Fallen – Alternativamente pode servir como uma bala de prata contra deck que abusam de cemitério. Fora isso é apenas um bicho grande e bobo aqui, pois Rayami não contará com criaturas muito boas para assimilar.

Volrath, the Shapestealer – Um caso parecido com a Rayami. Não há muitas criaturas aqui que poderiam oferecer habilidades interessantes para o Volrath. É melhor tira-lo e montar um deck delelink outside website.

Ad

Sagu Mauler – Tem morph? Tem. Mas é só um bicho grande sem qualquer funcionalidade. E nem é tão grande assim também.

Great Oak Guardian – Pf... sério?! O que isso ta fazendo aqui?

Hooded Hydra – é até legal, mas tem coisa mais interessante pra se fazer com morph do que marcador +1/+1. O melhor efeito desse bicho acontece quando ele morre, coisa que a gente nem vai explorar tanto assim.

Byomass Mutation – Não lá um card muito usado no Commander, mas eu fiquei realmente com pena de tirar isso, pois é uma condição de vitória bem realista levando e conta a realidade do deck. No entanto, sem dar evasão para as criaturas acaba não adiantando muito.

Outros: Aqui temos aquelas cartas que estão no deck (ou não mais) por qualquer outro motivo que faça ou não sentido.

Thelonite Hermit

Grismold, the Dreadsower

Pendant of Prosperity

Todos 3 são auto autoexplicativos – não fazem o menor sentido aqui, por mais que possam parecer legais. No máximo dá pra manter o Eremita, por conta do morph. Mas mesmo assim ainda tem coisa muito melhor pra colocar no lugar, como veremos agora!

Reforçando o deck sem gastar muito

Neste vídeo fresquinho mostro e explico algumas das várias opções de upgrades que você pode fazer no deck com um investimento menor. Até o momento em que o vídeo foi gravado, nenhum dos cards mencionados superava o valor de 2,5 dólares (aproximadamente R$ 10,00). Muitas inclusive custam centavos. Para que você possa entender o papel de cada card adicionado na estratégia de Kadena é importante que você assista.

Base de mana

Zoetic Cavern entrou no lugar de Palco Dramático.

Underground River entrou no lugar de Aqueduto Dimir

Alchemist's Refuge entrou no lugar de Câmara de Crescimento Simic

Woodland Cemetery entrou no lugar de Fazenda de Podridão Golgari

Choked Estuary entrou no lugar de Pomar Hediondo

Tainted Wood entrou no lugar de Portão da Guilda Golgari

Tainted Isle entrou no lugar de Portão da Guilda Simic

Fetid Pools entrou no lugar de Riacho da Floresta

Emergence Zone entrou no lugar de Terras em Desenvolvimento

Tomb of the Spirit Dragon entrou no lugar de Vastidão Morfoterrena

Além disso,Dimir Signet, Golgari Signet e Simic Signet entraram no lugar das 2 Floresta e 1 Ilha que haviam saído; e Jungle Hollow deu lugar a Obscuring Aether. O precon vem com uma quantidade excessiva de terrenos (40 no total). Particularmente acho melhor usar uma quantidade menor de terrenos e compensar com mais mana rocks e cartas de aceleração. E para complementar ainda mais o pacote de ramp, usei o slot deixado por Scaretiller para por uma Wilderness Reclamation.

E já que os terrenos deram lugar aos aceleradores, vamos aproveitar os slots deixados pelos ramps com cartas de draw.

Ad

Compras

Fathom Seer entrou no lugar de Explore.

Beast Whisperer entrou no lugar de Farseek.

Aphetto Runecaster entrou no lugar de Thought Sponge

Primordial Mist entrou no lugar de Tezzere'ts Gambit

Ainda sobram 2 slots deixados por cards de compra, que vamos preencher com algumas remoções úteis.

Remoções

Aphetto Exterminator entrou no lugar de Urban Evolution

Beast Within entrou no lugar de Voice of Many

Outros reforços

O restante dos upgrades foram colocados sem nenhuma realocação de slots por função, apenas preenchendo o espaço deixado por algum outro card qualquer que saiu:

Mischievous Quanar entrou no lugar de Pendant of Prosperity.

Vivien, Campeã da Natureza entrou no lugar de Vraska the Unseen.

Temur Sabertooth entrou no lugar de Leadership Vacuum.

Master of the Veil entrou no lugar de Mire in Misery.

Weaver of Lies entrou no lugar de Sudden Substituition.

Paradoxical Outcome entrou no lugar de Hex.

Crystal Shard entrou no lugar de Apex Altisaur.

Equilibrium entrou no lugar de Rayami, First of the Fallen.

Veldalken Mastermind entrou no lugar de Volrath, the Shapestealer.

Ebonblade Reaper entrou no lugar de Sagu Mauler.

Brine Elemental entrou no lugar de Great Oak Guardian.

Jeskai Infiltrator entrou no lugar de Hooded Hydra.

Whisperwood Elemental entrou no lugar de Byomass Mutation.

Temur War Shaman entrou no lugar de Thelonite Hermit.

Teferi, Mage of Zhalfir entrou no lugar de Grismold, the Dreadsower.

Swiftfoot Boots entrou no lugar de Sakura-Tribe Elder

Loading icon

Investimento maior

Sempre que sai uma coleção nova, o mercado de cartas se agita. É muito comum certas cartas ficarem caras por conta de uma procura maior graças a um novo comandante. Foi o que ocorreu com esse deck e cards como Ixidor, Escultor da Realidade e Dream Chisel. Além disso, sempre existem cards já aclamados que agregam muito a estratégia, apesar de serem muito caros, como Ugin, the Ineffable, Semblance Anvil, Vedalken Orrery, Riptide Laboratory, Volrath's Stronghold e os diversos terrenos otimizados.

A lista a seguir conta com os melhores reforços possíveis para um deck de Kadena, considerando já um orçamento maior disponível. Embora muito do núcleo do deck precon tenha sido mantido, a maior parte foi completamente alterada. Muitos dos reforços continuam sendo os mesmos da lista anterior, porém com a adição dos cards otimizados.

Loading icon