Magic: the Gathering

Review

Commander 2019 Primer: Reforçando o deck de Povoar

, updated , Comment regular icon0 comments

Upgrades para seu deck de populate!

Edit Article

Salve, salve comandeiros!

Vinicius Sorin aqui trazendo mais um episódio da nossa maratona reforçando os decks de Commander 2019 edition. Pra você que caiu aqui de paraquedas e não acompanhou nenhum dos outros episódios, saiba que este aqui faz parte de uma série de vídeos + artigos onde iremos abordar a melhor maneira de melhorar cada um dos precons. São no total 8 videos lançados ao longo da semana, sendo 2 para cada deck – um com dicas de upgrades com cards mais baratos que não excedam o valor de R$10,00 para aqueles que querem começar sem gastar tanto; e outro sem restrições de orçamento. Enquanto nos vídeos eu explicarei a função de cada upgrade bem como as razões pelas quais aquele card foi adicionado ao deck, aqui nos artigos irei me concentrar em falar sobre o que deve sair – ou o que tirar para por no lugar de que.

Ad

Vale lembrar que este conteúdo é focado apenas em falar sobre as substituições dos cards. Se você procura entender melhor os decks e conhecer suas estratégias e jogadas, aconselho assistir os vídeos de análiselink outside website que fiz no meu canal no YouTube.

Hoje vamos falar sobre o deck que possivelmente é o “mais forte” da coleção. Estou falando do Gênese Primitivo – o Naya de Povoar comandando por Ghired, Conclave Exile.

Image content of the Website

Tirando o que não presta

É normal chegar a conclusão de que mais da metade dos cards de um deck pré-construído de Commander estão ali apenas para serem substituídos (ou servir para outros decks). Porém, este aqui definitivamente não é o caso. Gênese Primitivo vem bastante coeso já de fábrica, e a quantidade de slots mortos na lista original é um tanto inferior ao habitual. Eu arriscaria dizer que apenas uns 15 a 20 cards ali merecem ser chutados da lista sem remorso (o que é pouco, acredite) – o restante até sobrevive a um olhar menos focado. Porém, o fato de haverem muitos cards sinérgicos dentro do precon não significa que não existam cards melhores e mais sinérgicos fora dele que possam ocupar seus lugares. Uma crítica que faço ao Gênese Primitivo é que ele em média é um pouco pesado demais, então um dos meus objetivos com os reforços é tentar diminuir também um pouco a curva de mana do deck. Em muitos casos este será um fator determinante para que um card mereça sair ou ficar no deck.

Terrenos:: Da mesma forma que os demais precons dos episódios passados, o deck do Ghired vem com alguns terrenos úteis que servem bem pra consertar nossa curva e entram em jogo desvirados. Porém também é parecido com os outros em questão da quantidade de tapped lands que precisam ser substituídas. Além disso, o deck conta com um total de 40 terrenos que pode ser tranquilamente reduzido para 36 sem prejudicar a base de mana, graças ao pacote de ramp (que em contrapartida irá aumentar após os reforços). Com isso, os seguintes terrenos sairão do deck:

Boros Garrison

Gruul Turf

Selesnya Sanctuary

Rugged Highlands

Kazandu Refuge

Graypelt Refuge

Blossoming Sands

3 Planície

3 Floresta

1 Montanha

Diferente dos outros decks, aqui não vamos abrir mão das “fetchlands de pobre” (Terramorphic Expanse, Evolving Wilds e Naya Panorama) por conta das possíveis sinergias com Staples como Rampaging Baloths e possíveis outros upgrades com Aterragem.

Ramps: Gênese Primitivo conta com um pacote de cards de aceleração muito minguado. São apenas 6 cards capazes de cumprir essa função dentro do precon que no geral é um deck pesado. Muito precisará ser adicionado aqui, e não acho que seja necessário tirar muito. Eu abriria mão apenas do Scaretiller.

Compras: O pacote de compras e card selection deste precon é muito bom, contando com um total de 9 cards. Todos são muito bons, com exceção de um por ser, ao meu ver, muito condicional e pesado: Voice of Many.

Ad

Remoções e interações: Contamos com um total de 10 remoções no precon (8 pontuais e 2 globais). Talvez seja interessante diminuir o peso de algumas delas e trazer respostas mais leves e rápidas. Estou retirando:

Slice in Twain

Trostani's Judgment

Heart-Piercer Manticore

Bombas: Geralmente nos precons você encontra vários cards pesados ocupando slots desnecessariamente no deck. Alguns são de fato muito bons, mas precisamos manter o foco no objetivo do nosso deck: explorar o potencial de nosso comandante da melhor maneira possível. Eis alguns outs a considerar:

Atla Palani, Nest Tender – Uma lenda que pode render jogadas bem épicas. Porém sua habilidade pode ser lenta e demorar pra fazer alguma coisa realmente relevante aqui. Acho que ela se sai melhor num deck feito para explora-la ao máximo.

Commander's Insignia – Nossas criaturas já são bem fortes, o que elas mais precisam é evasão. Este pump não entrega isso.

Doomed Artisan – Suas fichas podem ficar grandes, mas vai demorar vários turnos até isso acontecer. Sem contar que o próprio card se sabota. Muito ruim.

Tectonic Hellion – Grande, pesado e sem evasão. Ainda pode te prejudicar. Uma bomba muito desajeitada.

Tahngarth, First Mate – Muito legal, porém não tem nada a ver com o deck.

Idol of Oblivion – Carta lenta. Faz fichas grandes, mas sem evasão.

Cliffside Rescuer – Bichinho interessante que pode conferir alguma proteção ou evasão. Porém, vai dar lugar a outro card que consiga fazer algo similar para a mesa inteira e não apenas a uma única criatura.

Druid's Deliverance – Se defender não é exatamente a principal preocupação deste deck. O populate é um plus, mas se for só por causa disso tem coisa muito melhor.

Fresh Meat – Este card é uma forma de voltar para o jogo depois uma remoção global. Pra um precon ta muito bom, mas tem carta ai que cumpre a mesma função de forma mais satisfatória.

Emmara Tandris – Protege sua mesa, mas só as fichas. Pesado demais pra valer a pena.

Roc Egg – Este card só esta aqui por causa da Atla Palani, não pelo Ghired.

Soul of Zendikar – Bomba interessante que consegue criar fichas de forma recorrente (isso é bom). Porém, o custo pra se fazer isso é alto demais.

Desolation Twin - Uma das maiores bombas do deck. A ficha que ele faz é grande e pode causar um estrago, mas se não tiver evasão não adianta muito. Mesmo assim, é uma das cartas que se tira com dor no coração.

Reforçando o deck sem gastar muito

Neste vídeo que saiu hoje mostro e explico algumas das várias opções de upgrades que você pode fazer no deck com um investimento menor. Até o momento em que o vídeo foi gravado, nenhum dos cards mencionados superava o valor de 2,5 dólares (aproximadamente R$ 10,00). Muitas inclusive custam centavos. Para que você possa entender o papel de cada card adicionado na estratégia do Ghired é importante que você assista.

Ad

Base de mana

Sunpetal Grove entrou no lugar de Selesnya Sanctuary.

Karplusan Forest entrou no lugar de Gruul Turf

Forjaria do Campo de Batalha entrou no lugar de Guardição Boros

Grove of the Guardian entrou no lugar de 1 Planície.

Brushland entrou no lugar de Blossoming Sands

Retiro da Falésia entrou no lugar de 1 Montanha.

Rootbound Crag entrou no lugar de Rugged Highlands

Canopy Vista entrou no lugar de Graypelt Refuge

Kessig Wolf Run entrou no lugar de Kazandu Refuge

Slayers' Stronghold entrou no lugar de 1 Planície.

Mirrorpool entrou no lugar de 1 Planície.

Skyshroud Claim entrou no lugar de 1 Montanha.

Zendikar Resurgent entrou no lugar de 1 Montanha.

Alcance do Kodama entrou no lugar de 1 Montanha.

Compras

Hunter's Insight entrou no lugar de Scaretiller.

Rishkar's Expertise entrou no lugar de Voice of Many.

Remoções

Krosan Grip entrou no lugar de Slice in Twain

Generous Gift entrou no lugar de Heart-Piercer Manticore

Ato Blasfemo entrou no lugar de Tectonic Hellion

Swords to Plowshares entrou no lugar de Trostani's Judgment.

Outros reforços

O restante dos upgrades foram colocados sem nenhuma realocação de slots por função, apenas preenchendo o espaço deixado por algum outro card qualquer que saiu:

Armada Wurm entrou no lugar de Atla Palani, Nest Tender.

Utvara Hellkite entrou no lugar de Doomed Artisan.

Parallel Evolution entrou no lugar de Idol of Oblivion.

Séance entrou no lugar de Druid's Deliverance.

Heat Shimmer entrou no lugar de Desolation Twin.

Flameshadow Conjuring entrou no lugar de Emmara Tandris.

Helm of the Host entrou no lugar de Roc Egg.

God-Pharaoh's Gift entrou no lugar de Soul of Zendikar.

Combat Celebrant entrou no lugar de Tahngarth, First Mate.

Boros Charm entrou no lugar de Cliffside Rescuer.

Wrap in Vigor entrou no lugar de Commander's Insignia.

Swiftfoot Boots entrou no lugar de Fresh Meat.

Loading icon

Investimento maior

Ainda há muito o que se falar sobre upgrades no deck de povoar, já que diversos cards que estão acima desta faixa de preço de 10 mangos jogam muito nele. Segue a lista e o vídeo onde falo sobre como pode ficar a lista final com os reforços sem limite de orçamento para que você esteja inteirado sobre todas as possibilidade de melhorar seu commander de Ghired! Neste caso o deck muda um pouco, e considerando o volume de cards adicionados, caso você tenha interesse em reforça-lo desta forma, saiba que talvez seja melhor comprar os cards mais interessantes avulsos do que adquirir o pré-con.

Ad

Loading icon