Magic: the Gathering

Review

Commander 2019 Primer: Reforçando o deck de Recapitular

, updated , Comment regular icon0 comments

Dicas pra você turbinar seu deck de Flashback!

Edit Article

Salve, salve comandeiros!

Eu sou o Vinicius Sorin e estou aqui de volta com mais um da nossa maratona reforçando os decks de Commander 2019 edition.

Pra você que não acompanhou o artigo passadocanal no youtubelink outside website começamos uma série de analises sobre as listas dos pré-construídos; e agora chegou o momento mais aguardado: o de finalmente botarmos a mão na massa e correr atrás das cartinhas para dar aquele upgrade em nossos decks preferidos da coleção. Para isso, nessa semana preparei uma maratona de vídeos + artigos que você só encontra aqui na Cards Realm, onde iremos abordar a melhor maneira de reforçar cada um dos precons.

Ad

Serão no total 8 videos, sendo 2 para cada deck – um com dicas de upgrades com cards mais baratos que não excedam o valor de R$10,00 para aqueles que querem começar sem gastar tanto; e outro sem restrições de orçamento. Enquanto nos vídeos eu explicarei a função de cada upgrade bem como as razões pelas quais aquele card foi adicionado ao deck, aqui nos artigos irei me concentrar em falar sobre o que deve sair – ou o que tirar para por no lugar de que.

Hoje vamos falar sobre o deck cujo tema me trás literalmente muita nostalgia. Estou falando do Intelecto Místico – o Jeskai de Recapitular capitaneado por Sevinne, the Chronoclasm.

Image content of the Website

Tirando o que não presta

É muito empolgante pensar no que colocar de novo em um deck pré-construído para deixa-lo melhor... mas tão importante quanto saber o que por é saber o que tirar. Os precons de Commander sempre vêm com uma série de cards obsoletos, ruins ou pouco sinérgicos para a proposta do deck, e com este foi diferente. Muitas vezes também somos ludibriados por cards aparentemente ou de fato bons, mas que não agregam valor a estratégia e caímos na armadilha de mantê-los na nossa lista final. Então, antes de mais nada vamos separar o que é dispensável do que iremos realmente aproveitar.

Terrenos: A base de mana dos precons infelizmente é sempre algo muito complicado. Salvo em raras exceções, a grande maioria dos terrenos não-básicos é dispensável ou mesmo é capaz de atrapalhar seu jogo ao invés de te ajudar a consertar sua curva de mana. Me refiro principalmente aos terrenos que entram em jogo virados. Felizmente sempre existem opções de baixo custo interessantes para pormos no lugar deles, por isso identificar o que não presta no nosso pacote de lands é a primeira coisa que faremos para achar o espaço necessário para os reforços. Além disso, o deck conta com uma quantidade excessiva de terremos – 39 no total – então aconselho-o a diminuir este número para 35 e completar os outros 4 slots com mana rocks ou outras cartas de aceleração de mana, para dar mais velocidade nos seus primeiros turnos. Sendo assim, os terrenos que irão sair são:

Chancelaria Azorius

Fábrica de Caldeira Izzet

Guardição Boros

Lago Montanhês

Pedreira

Boros Guildgate

izzet Guildgate

Terras em Desenvolvimento

Vastidão Morfoterrena

3 Planície

1 Ilha

Ramps: Intelecto Místico conta com um pacote de mana rocks e cards de aceleração interessante. São ao todo 10 cards dentro do precon que são capazes de cumprir essa função. Porém, embora alguns sejam realmente interessantes, não são necessariamente a melhor opção para um deck spellslinger (baseado em magicas instantâneas e feitiços). Vamos então abrir espaço para os cards realmente sinérgicos retirando os seguintes cards:

Dockside Extortionist

Burnished Hart

Empowered Autogenerator

Ad

Armillary Sphere

Azorius Locket

Izzet Locket

Scaretiller

Repare que cada um deles tem sua utilidade, e alguns inclusive são muito bons (principalmente Dockside Extortionist e Empowered Autogenerator), mas acredite... tem coisa muito melhor pra por no lugar, ao menos para este deck.

Compras: O pacote de compras e card selection deste precon é sem dúvida um dos melhores dentre os 4 decks da coleção, mas sempre dá pra melhorar. Eu particularmente gosto de saturar o baralho de draws e loots quando jogo de Spellslinger, então não vou retirar muita coisa daqui – até porque a grande maioria dos 11 cards de compra são de fato peças que você vai aproveitar. Os cards que saem são:

Desperate Ravings

Elsha of the Infinite

Remoções e interações: Este pacote vem de fábrica muito modesto. Para um deck de controle, sugiro reforçar mais as remoções – sobretudo as globais. Vamos tirar:

Fervent Denial

Leadership Vacuum

Plantar // Vender

Purificar o Túmulo

Burning Vengeance

Highlights: Geralmente nos precons você encontra vários cards pesados ocupando slots desnecessariamente no deck. Alguns são de fato muito bons, mas precisamos manter o foco no objetivo do nosso deck: explorar o potencial de nosso comandante da melhor maneira possível. Eis alguns outs a considerar:

Pristine Angel – Engraçadinho, mas não vai fazer muita coisa além de bater 4 no seu turno e talvez ficar em pé pra bloquear.

Pristine Skywise – Ídem o card acima.

Storm Herd – Wooow! Esse é um reprint legal. Card muito saudoso da primeira coleção de Commander. Já ganhou muito mesão forfunzeira por aqui pelas minhas bandas. Mas nosso deck é de quê mesmo?! Ah, sim... instant e sorcery. Não é lifegain. Então dá licença.

Zetalpa, Aurora Primordial – Grande e bobo. Não, pera... não é tão bobo assim. Mas sei lá, prefiro algo menos genérico pra usar como condição de vitória.

Pramikon, Sky Rampart – ESTE CARD É PERFEITO NUM MESÃO. A única razão pela qual eu estou tirando é por que quero montar um deck só dele.

Gerrard, Weatherlight Hero – Se tratando de um deck de controle que usará uma quantidade razoável de remoções globais, acho super razoável manter o Gerrard “Colírio da Capricho”. O que acontece é que eu preciso de espaço pra por outra coisa “melhor”... então ele acabou rodando já que nesse deck nem temos tantas criaturas assim. Mas eu entenderia se você me xingasse por estar fazendo isso.

Outros: Aqui temos aquelas cartas que estão no deck (ou não mais) por qualquer outro motivo que faça ou não sentido.

Cliffside Rescuer

Clever Impersonator

Wall of Stolen Identity

Ghostly Prison

Bloodthirsty Blade

Ral Zarek

Mandate of Peace

Titã de Sol

Você pode torcer o nariz pra alguns dos cards que estou tirando – “como assim você esta tirando Ghostly Prision? Ral Zarek?” – Bem, um dos grandes desafios do deckbuilding no Commander é encontrar espaço pra tudo que você quer usar e tudo que é bom ao mesmo tempo. Cada um faz isso a sua maneira... eu geralmente prefiro usar os cards mais sinérgicos ao invés daqueles que “jogam em qualquer lugar”.

Ad

Reforçando o deck sem gastar muito

Neste vídeo que saiu hoje mostro e explico algumas das várias opções de upgrades que você pode fazer no deck com um investimento menor. Até o momento em que o vídeo foi gravado, nenhum dos cards mencionados superava o valor de 2,5 dólares (aproximadamente R$ 10,00). Muitas inclusive custam centavos. Para que você possa entender o papel de cada card adicionado na estratégia do Sevinne é importante que você assista.

Base de mana

Cascata de Enxofre entrou no lugar de Fábrica de Caldeira Izzet.

Fazendas irrigadas entrou no lugar de Chancelaria Azorius

Forjaria do Campo de Batalha entrou no lugar de Guardição Boros

Recifes de Shiv entrou no lugar de Lago Montanhês

Adarkar Wastes entrou no lugar de izzet Guildgate

Retiro da Falésia entrou no lugar de Pedreira

Port Town entrou no lugar de Portão da Guilda Boros

Farol Desolado entrou no lugar de Vastidão Morfoterrena

Izzet Signet, Azorius Signet e Boros Signet entraram no lugar de 3 Planícies.

Baral, Chefe da Conformidade entrou no lugar de 1 Ilha.

Goblin Electromancer entrou no lugar de Dockside Extortionist

Jaya Ballard entrou no lugar de Burnished Hart

Compras e Card Selection

Frantic Search entrou no lugar de Desperate Ravings.

Especulação silenciosa entrou no lugar de Elsha of the Infinite.

Ideia radical entrou no lugar de Azorius Locket

Windfall entrou no lugar de Izzet Locket

Remoções

Espadas em Arados entrou no lugar de Fervent Denial

Vandalblast entrou no lugar de Purificar o Túmulo

Hora da Devastação entrou no lugar de Leadership Vacuum

Ato Blasfemo entrou no lugar de Plantar // Vender

Outros reforços

O restante dos upgrades foram colocados sem nenhuma realocação de slots por função, apenas preenchendo o espaço deixado por algum outro card qualquer que saiu:

Taigam, Ojutai Master entrou no lugar de Pristine Angel.

Umbrígeos Goblins entrou no lugar de Cliffside Rescuer.

Pária entrou no lugar de Gerrard, Weatherlight Hero.

Arrancar da Eternidade entrou no lugar de Ghostly Prison.

Indenizar entrou no lugar de Pramikon, Sky Rampart.

Instruções de Missão entrou no lugar de Armillary Sphere.

Dualcaster Mage entrou no lugar de Mandate of Peace.

Quasiduplicata entrou no lugar de Wall of Stolen Identity.

Piscadela Momentânea entrou no lugar de Empowered Autogenerator.

Dupla de Bufões entrou no lugar de Clever Impersonator.

Aflição do Caos entrou no lugar de Storm Herd.

Reduzir // Escombros entrou no lugar de Zetalpa, Aurora Primordial.

Ad

Chamar o Rompe-Céu entrou no lugar de Titã de Sol.

Ral, Conduíte da Tempestade entrou no lugar de Burning Vengeance.

Hypersonic Dragon entrou no lugar de Pristine Skywise.

Wild Research entrou no lugar de Ral Zarek

Haze of Rage entrou no lugar de Bloodthirsty Blade

Swiftfoot Boots entrou no lugar de Scaretiller

Loading icon

Investimento maior

Ainda há muito o que se falar sobre upgrades no deck de recapitular, já que diversos cards que estão acima desta faixa de preço de 10 mangos jogam muito nele. Segue a lista e o vídeo onde falo sobre como pode ficar a lista final com os reforços sem limite de orçamento para que você esteja inteirado sobre todas as possibilidade de melhorar seu commander de Savinne! Neste caso o deck muda bastante, e considerando o volume de cards adicionados, caso você tenha interesse em reforça-lo desta forma, saiba que talvez seja melhor comprar os cards mais interessantes avulsos do que adquirir o pré-con.

Loading icon