Magic: the Gathering

Review

Commander Deck Tech: Olivia, Crimson Bride - Reanimator

, updated , Comment regular icon0 comments

A proposta de deck com Olivia, Crimson Bride é de um budget Reanimator baseado em Eldrazi, extraindo vantagem de múltiplos combates sequenciais.

Edit Article

Introdução

Iniciaremos a temporada de Innistrad: Crimson Vowlink outside website com a diva eterna Olivia Voldaren. A carta de Olivia, Crimson Bride impressiona com sua habilidade desencadeada que reanima criaturas sempre que for declarada atacante, sendo a motriz de baralhos com o arquétipo reanimator ou uma peça em combos ousados.

A proposta de deck de Olivia, Crimson Bride é de um reanimator baseado em Eldrazi, utilizando a habilidade de nossa comandante para burlar os custos de mana dessas criaturas titânicas. Sua principal força está nas interações com o cemitério e nos truques de combate.

Ad

A Comandante

“Forget your human ancestors. You’re part of my family now.”

- Olivia Voldaren

Olivia Voldaren é uma vampira nativa de Innistrad e progenitora da linhagem Voldaren. Ela é uma famosa excêntrica e bon vivant e pretende fazer uma aliança com os Markovs para assumir o controle de Innistrad e suas famílias de vampiros. Seu plano consiste em unir vampiros de Innistrad por meio de um casamento ultra-exclusivo, onde Olívia se casará com Edgar Markov, o primeiro vampiro.

Loading icon

A carta Olivia, Crimson Bride tem valores de poder e resistência relevantes e possui ímpeto, o que garante o uso de sua habilidade desencadeada no turno que entra em jogo garantindo uma vantagem significativa.

Sua característica notável é colocar criaturas de nosso cemitério em jogo, viradas e atacando na fase de combate. Essa habilidade permite inúmeras interações, mas a única desvantagem é que suas reanimações ganham: “Quando você não controlar um vampiro lendário, exile esta criatura”.

Loading icon

A Estratégia

“As we muster for war, I have little patience for lethargy or recalcitrance.”

- Olivia Voldaren

Nosso deck conta com uma estratégia baseada em reanimação, utilizando o comandante como motor para jogar cartas do cemitério. Drana, the Last Bloodchief e Feldon of the Third Path são alternativas de substituição nos turnos iniciais, enquanto Malfegor atua como finalizador.

Loading icon

O uso de máquinas de sacrifício, como Bloodthrone Vampire, potencializa nossa estratégia permitindo desencadear habilidades ETBs ("Enters the Battlefield") múltiplas vezes. Por sua vez, Breath of Fury permite gerar turnos infinitos sacrificando tokens ou criaturas reanimadas.

Loading icon

Interações

“And you were almost finished with that ritual, weren’t you, darling? How very rude of me. To make it up to you, I’ll send you an invitation to my wedding.”

- Olivia Voldaren

O baralho de Olivia, Crimson Bride tem seu ápice no meio da partida, então, para contornar ameaças nos turnos iniciais o uso de remoções é importante. Bone Shards ao custo de uma mana descarta uma carta da mão ou devolve uma criatura nossa para o cemitério, um custo que só traz vantagens e destrói um planinauta ou uma criatura do oponente. Outra carta que gera essa mesma vantagem é Malfegor, que quando entra em jogo descarta sua mão e cada oponente sacrifica uma criatura para cada carta descartada desta maneira.

Nossas demais remoções visam afetar o maior número de alvos possíveis: Feed the Swarm e Mire in Misery removem criaturas ou encantamentos. Abrade e Angrath's Rampage retiram criaturas ou artefatos, sendo que este último afeta também planinautas.

Loading icon

Vermelho tem uma das melhores remoções do formato: Chaos Warp é capaz de lidar com quaisquer tipos de permanentes. Rakdos Charm é uma remoção diferenciada, pois ela exila o cemitério de um oponente, ou destrói um artefato, ou causa dano a todos os jogadores igual ao número de criaturas que eles controlam.

Ad

Loading icon

Witchbane Orb é uma forma de proteger nosso cemitério da maioria das remoções, Swiftfoot Boots e Mirror Shield são uma proteção pontual para criaturas determinantes concedendo a habilidade de resistência à magia.

Loading icon

Fontes de Mana

“The Voldaren lands remained well protected when Olivia’s army marched from Lurenbraum Fortress.”

- Innistrad Lore

Dentre os terrenos duplos e correções de cor, alguns terrenos utilitários compõem nossa base de mana: Geier Reach Sanitarium concede compras adicionais e descarta, assim como Rix Maadi, Dungeon Palace também possui a habilidade de descartar. Rogue's Passage é uma evasão e por vezes um finalizador.

Loading icon

Devido ao alto custo de mana de nossa comandante, adicionamos uma quantidade significativa de pedras de mana de custo baixo, ainda que estas entrem viradas, pois a intenção é corrigir as cores de mana e garantir uma entrada sólida de nossa comandante a médio prazo.

Loading icon

Vampiros Lendários

“Her grand wedding had one goal: to unite the vampire bloodlines under her rule.”

- Innistrad Lore

A habilidade de Olivia, Crimson Bride depende da permanência de criaturas lendárias que possuam o subtipo vampiro em jogo. Sendo assim, selecionamos algumas lendas para fazer parte do baralho, dividindo-as em dois grupos: vantagem em cartas e vantagem em combate.

Loading icon

Anje Falkenrath e sua habilidade de descartar uma carta para gerar uma compra cria uma vantagem grande em baralhos baseados em cemitério. Florian, Voldaren Scion também concede uma vantagem em cartas na fase principal após o combate.

Loading icon

Nosso grupo de combatentes. A Comandante conta com Olivia, Mobilized for War que, sempre que uma criatura entrar em jogo, podemos descartar uma carta e aquela criatura ganha ímpeto e um marcador de +1/+1 e adiciona vampiro aos seus tipos.

Zagras, Thief of Heartbeats concede a todas nossas criaturas toque mortífero. Drana, the Last Bloodchief possui uma habilidade similar a de Olivia, Crimson Bride recuperando criaturas de nosso cemitério para o campo de batalha.

Loading icon

The Haunt of Hightower e Sengir, the Dark Baron são muito ofensivos, crescendo em poder a cada combate. The Haunt of Hightower cresce à medida que os oponentes enviam cartas para o cemitério interagindo com nossos terrenos utilitários. Já o Barão Sombrio, cresce à medida que outras criaturas morrem. Ambos são muito sinérgicos com nossas interações em combate.

Vantagem em Cartas

Ad

“Displays of Voldaren bloodlust are not restricted to glamorous banquets and lavish parties.”

- Innistrad Lore

Dentre nossas opções de compras escolhemos aquelas que descartam cartas antes de comprar. O “Red Looting” ou Rummaging permite a seleção das melhores cartas para o cemitério a cada momento. Faithless Looting e Thrill of Possibility são cartas que pertencem a essa categoria. Dragon Mage possui um efeito semelhante, fazendo cada jogador descartar a mão e comprar sete cartas ao causar dano de combate.

Loading icon

Nos baralhos de reanimar, o cemitério é uma extensão da mão do jogador. Elegemos várias opções de tutores que jogam cartas do baralho diretamente para o cemitério.

Oriq Loremage ao ser virada para ativar sua habilidade seleciona uma carta e joga para o cemitério, gerando assim muita vantagem em um curto prazo. Vile Entomber realiza a mesma ação ao entrar no campo de batalha.

Diversos ETBs com essa habilidade compõem nossos tutores, demonstrados abaixo. Fervent Mastery é um tutor especialmente interessante neste baralho, uma vez que independe se as cartas selecionadas vem para a mão ou são descartadas.

Loading icon

Reanimação

“Here you go. Can’t have you sleeping through your own wedding day.”

- Olivia Voldaren

Muitas vezes podemos vencer antes mesmo de conjurar nosso comandante ou desenvolver nosso campo de batalha de maneira sólida.

Victimize reanima duas criaturas pelo sacrifício de uma. Cauldron Dance é um poderoso truque de combate que joga duas criaturas com ímpeto no campo de batalha, sendo uma delas da mão e outra do cemitério, e ao final do turno sacrificando a primeira e devolvendo a segunda para mão.

Torrent of Souls é uma mágica que reanima uma criatura e concede um incremento de ataque e ímpeto para todas as nossas criaturas até o final do turno.

Loading icon

Stitch Together é uma carta interessante que permite devolver uma criatura do cemitério para nossa mão, contudo, quando temos sete ou mais cartas no cemitério ela devolve uma criatura para o campo de batalha.

Dread Return quando está no cemitério pode ser jogada pelo custo alternativo de sacrificar três criaturas, o que pode facilmente colocar nossos Eldrazi no jogo o quanto antes.

Feldon of the Third Path não reanima criaturas, mas cria fichas que são cópias cde criaturas que estão no cemitério, adicionando a habilidade de ímpeto e são sacrificadas ao final do turno.

Loading icon

Eldrazi

“It’s not that I didn’t expect some defiance, but I did hope it wouldn’t be so heavily armed.”

- Olivia Voldaren

Ad

Os Eldrazi são uma tribo com criaturas grandes e imponentes, e sua habilidade Aniquilador (Toda vez que esta criatura ataca, o jogador defensor sacrifica permanentes) é descomunal, desequilibrando a partida velozmente. Escolhemos aqueles que melhor se adaptaram ao nosso orçamento e também aqueles que não tinham restrições especiais no seu custo de mana ou habilidades.

Bane of Bala Ged possui uma habilidade aprimorada de Aniquilador, exilando duas permanentes do jogador defensor.

Loading icon

Artisan of Kozilek é uma criatura fantástica pois além de um corpo formidável de poder e resistência 10/9, conta com Aniquilador 2.

Breaker of Armies recebe o bloqueio de todas as criaturas aptas, permitindo que os demais titãs ataquem livres de defensores.

Loading icon

Linhas de vitória

“Do not touch a drop. Not yet. I want to watch this so-called slayer’s last crisis of faith.”

- Olivia Voldaren

Descartar e jogar as cartas corretas para o cemitério é parte importante do caminho para a vitória. Gravebreaker Lamia e outros tutores de cemitério são fundamentais para criarmos uma pilha adequada de cartas.

Loading icon

Demoralize é uma poderosa aliada impedindo que as criaturas dos oponentes realizem bloqueios. Atraindo para si todos os bloqueadores, a carta Breaker of Armies tem a mesma importância. Rogue's Passage garante a evasão de Olivia, Crimson Bride, para abusar de sua habilidade livremente.

Além do combate direto temos uma linha de combo utilizando Breath of Fury e Olivia, Crimson Bride:

- Encante uma outra criatura com Breath of Fury;

- Ataque com Olivia, Crimson Bride e a criatura encantada;

- A habilidade de Olivia, Crimson Bride desencadeará, devolva uma criatura de seu cemitério para o campo de batalha;

- Quando a criatura encantada causar dano de combate, sacrifique-a e anexe Breath of Fury à criatura reanimada;

- Você ganhará uma nova fase de combate.

- Repita o processo para combate infinito.

Meus alvos preferidos para reanimação ao utilizar este combo é Malfegor e Dragon Mage que alternados permitem em poucos ataques eliminar todas as criaturas dos oponentes.

Upgrades

A fim de aprimorar as diferentes estratégias deste baralho, trago algumas sugestões baseadas em diferentes linhas.

Algumas criaturas poderosas podem substituir os Eldrazi, como Razaketh, the Foulblooded que é um tutor poderoso e permite diversas linhas de combo.

Master of Cruelties pode ser reanimado, entrando virado em jogo e atacando, reduzindo o jogador defensor a 1 ponto de vida.

Sire of Insanity obriga todos os jogadores a descartar suas mãos todos os turnos, gerando uma grande vantagem para o nosso baralho que utiliza o cemitério como fonte de recursos.

Loading icon

Ad

Otimização da curva de mana é um dos caminhos a trilhar, por isso Burnt Offering e Culling the Weak são opções viáveis de rituais baseados em sacrifício de criaturas, assim como Songs of the Damned que gera mana baseado no número de criaturas em nosso cemitério.

Loading icon

Substituir cartas por outras de mesma função e melhor custo de mana também é importante. Reanimate é uma mágica de custo um, que reanima uma criatura. Persist é similar e custa apenas dois, assim como o encantamento Animate Dead. Ao adicionar encantamentos semelhantes podemos incluir Worldgorger Dragon, ganhando um novo finalizador.

Loading icon

Por último, as adições principais são criaturas que concedem combates extras: Combat Celebrant, que pode ser exaurido para conceder uma fase de combate adicional. Port Razer que a cada vez que causar dano a um oponente diferente garante uma nova fase de batalha. Moraug, Fury of Akoum que possui aterragem, que a cada terreno que entrar em jogo desencadeia um combate adicional.

Nesta linha, cartas como Altar of Dementia e Goblin Bombardment são altamente recomendadas.

Loading icon

Conclusão

Olivia, Crimson Bride permite a construção de baralhos muito divertidos para aqueles que apreciam o combate ou estratégias centradas no uso do cemitério.

Seu alto custo de mana a torna especialmente viável em mesas casuais, contudo, com os devidos ajustes poderia encontrar lugar entre grupos de poder mais elevado. Recentemente tivemos outra deck tech de comandante Rakdos Kalain, Reclusive Painterlink outside website, em uma estratégia bem diferente baseada em artefatos e fichas de tesouro.

Recomendo também a leitura da deck tech de Old Stickfingerslink outside website para os entusiastas de cemitério.

Obrigado pela leitura e bons jogos!

Qualquer dúvida, estou à disposição nos comentários!