Commander em mesões ímpares de 3, 5 e 7 jogadores

Magic: the Gathering

Multiplayer

Commander em mesões ímpares de 3, 5 e 7 jogadores

Hoje vamos falar de um mal dos mesões de commander, quando o número de jogadores que difere de múltiplos 4, o ideal

By Luiz, 02/06/20

This article belongs to the series Variações de jogo do formato Commander:

1. Conheça o Oathbreaker, uma nova variação do Commander

2. Commander em mesões ímpares de 3, 5 e 7 jogadores

3. Conheça Conquest: a variação do commander extremamente mais justa

E ai meus viciados em crack de papelão! Hoje vamos falar de um mal dos mesões, quando o número de jogadores difere de múltiplos de 4, o ideal. Veremos variações que podem ajudar a tornar o jogo mais justo. Então vamos a elas:

3 jogadores

Image content of the Website
Já reparou como é chato jogar commander com 3 jogadores? Mas infelizmente acontece. Porquê? Possivelmente a resposta pode entre ser entre outras a punição. Em 3 jogadores o jogo sempre é dois contra o mais forte ou o que pode combar. Mesmo quando essas ameaças não existem, dois jogadores se juntam em um por saber que ele joga melhor ou até por afinidade. Pensando assim, uma boa solução é sortear o lado de jogo e ataque. Exemplo ao lançar uma moeda: cara, todos atacam para direita; coroa, esquerda. Essa ordem pode ser alterada caso tenha uma carta que mude o sentido novamente, como as abaixo:

Ad

Image content of the Website
Image content of the Website
Lembrando que essas restrições são exclusivas para o ataque, nada impede de anular / destruir ou interagir com as outras permanentes e mágicas dos oponentes. O jogo pode acabar quando seu 1 oponente morrer ou quando só restar um. Desde que decidido antes. Outra solução também é jogar com 3 carrancas, mas o que é isso? Deixa eu te explicar caro padawã: Entre os 3 jogadores são colocadas 3 carrancas, cada carranca tem 40 de vida só que cada uma representa uma ligação de um jogador com o jogador do lado. Caso ela caia, os jogadores próximos a ela perdem, isso torna o jogo em dois contra um para os 3. Qualquer jogador pode defender uma carranca no qual tenha ligação. A mesa fica desta forma:
Image content of the Website
Não culpo quem não tenha entendido, é confuso mesmo. Mas aqui um breve resuminho. Preste atenção nas setas , elas são as ligações daquela carranca com o jogador , considere a carranca da direita, se ela cair o jogador 2 ganha. Se a da esquerda cair o jogador 3 ganha se a de baixo cair o jogador 1 ganha. Mais fácil assim não? Sobre as demais interações: todas normais, sobre pagar pontos de vida, você escolhe de qual carranca tirar os mesmos, ou você pode também retirar dos 2 lados tudo deve ser combinado antes. Sobre oponentes na mesa, os 2 são seus oponentes.

Para 5 a 7 jogadores

Amigos e inimigos: Como funciona? Os dois jogadores adjacentes a você são considerados amigos, isso não impede qualquer interação caso um deles vá ganhar ou perder( remoções, anulações, alguma mágica que dê a eles vida, uma quebra de combo etc...) mas o impede de atacar os mesmos e de usar qualquer mágica que os coloque como oponentes, sendo essas duas as únicas restrições. Caso alguma carta faça você escolher entre amigos e inimigos, a escolha continua sendo sua, mas cartas que dão vantagens pelo número de oponentes é limitada a somente os seus 2 oponentes. A ideia é que os neutros não vão atacar nem ser atacados por você. Ao mesmo tempo que tem inimigos em comum com ambos. O objetivo principal é não deixar os aliados nem os oponentes vencerem ao mesmo tempo que você deve matar seus 2 oponentes.
Image content of the Website
Se houverem 7 oponentes aumente o número de neutros para 4, caso sejam 6 aumente o número de oponentes para 3( hard mode). Caso algum jogador fique contra 2 oponentes no final, ganha o oponente que o matar primeiro. Lembrando que é válido aos outros jogadores interagir como bem entender para evitar isso, até dar vida e recursos para seu oponente quando necessário para evitar que seu aliado vença ou aquela neblininha básica pra salvar o oponente ou outras maldades. O famoso amigo da onça.
Image content of the Website
Lembrando que esta é uma ideia que segue a original da colorpie onde os oponentes de cada cor estão à frente a seus inimigos e ao lado os aliados. Não sei se já foi explorada em algum outro lugar sei que torna o jogo mais interessante, e rápido. Espero que gostem destas dicas e brinquem nos mesões de suas casas.
Image content of the Website
Para jogos de 6 oponentes recomendo o modo Imperador que já foi relatado antes aqui na CR.

Ad

Obrigado pelo tempo e bons jogos à todos.

Fontes

mesão aqui de casa EDHREC
Next article in this serie Arrow right Solid icon

Grade

0

Profile Main Image

Luiz

Luiz Cláudio de Souza Reis Besamat, personal training, jogador de magic desde 1995, ex-jogador de legacy, atual commandeiro. Louco pelo magic, suas histórias e todas as suas mudanças.

Social Instagram Brands icon

User profile image
More comment
The purpose of JumpStart: Historic Horizons

The purpose of JumpStart: Historic Horizons

Escape from the planet of Ragavans: Winning the albino monkey in Legacy!

Escape from the planet of Ragavans: Winning the albino monkey in Legacy!

Budget cEDH Deck Guide: Volo, Guide to Monsters

Budget cEDH Deck Guide: Volo, Guide to Monsters

More recent articles

Same Author

Speculating about the Core Set 2021

Speculating about the Core Set 2021

The need to try something new in Magic

The need to try something new in Magic

Conquest: the most fair variation of Commander

Conquest: the most fair variation of Commander

More from same author

Your privacy

We use cookies to ensure the functionality of our website, to personalize content and advertising, to provide social media features, and to analyze our traffic. Find out more about cookies reading our Privacy Policy