Magic: the Gathering

Opinion

Como fazer para jogar Magic virtual de forma gratuita: Arena, webcam ou Mol

, updated , Comment regular icon1 comments

Isso mesmo, você não leu errado, não é só no Arena que dá pra se divertir de graça. Vem conosco explorar neste artigo como fazer isso.

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

16 de março de 2020. Chego em casa após ir buscar minha caixa de Mystery Booster. Todo animado para usar as bombas que virão ali no mesão com a galera. #SÓQUENÃO. É decretado pandemia nacional.

Assim como você leitor, sou uma pessoa que adora encontrar os amigos pra falar besteira, bolar combos que só funcionam na minha cabeça e me divertir neste jogo chamado Magic. Infelizmente do nada me vi sem poder jogar já que as lojas fecharam, já que o bom senso (e regra sanitária) proibi a aglomeração em qualquer outro lugar que seja.

Ad

Neste mês de novembro(2020) já fazem 8 meses desde que tudo parou (quase um parto né?). E é claro que assim como muitos, assisti como somos Brasileiros e não desistimos tão fácil. Junto de alguns amigos tentei de tudo um pouco para continuar com este hobby e hoje trago neste artigo para vocês o que já testei: serão 3 formas que você pode tentar se adaptar sem gastar nada (ou muito muito pouco) até que uma solução chegue ou porque não se adaptar para continuar depois da pandemia? Como exemplo pessoal, atualmente já consegui manter uma rotina de diversão no MTGO (Magic The Gathering Online) sem precisar gastar nada por isso e penso seriamente em continuar com ela, mesmo que tudo volte ao "normal".

Está bem Hudson, mas é grátis grátis ou tem alguma letrinha miúda?

Adiantando essa resposta logo, hoje eu não gasto NADA de dinheiro para jogar e não gasto NADA de dinheiro para montar meus decks em vários formatos diferentes dentro do MOL. Precisei apenas de 5 dólares para ativar minha conta do MTGO e vou explicar mais a frente como isso pode ser o ÚNICO desembolso que você precisará caso decida em jogar pelo MOL. Há outras possibilidades de se jogar Magic de forma gratuita à distância que também abordarei e o porque de eu ter optado pelo MOL.

PRIMEIRAS TENTATIVAS: VIDEO CHAMADA

Como comentei acima, assim que começou a pandemia pensei como todos na época que poderia ser algo de apenas algumas semanas: "ok, dá para ficar uma... duas semanas sem Magic...", mas depois de 1 mês e meio em casa um colega me convidou para jogar via vídeo chamada no Whatsapp. Nesta época vi vários grupos também começando a serem formados com intuito de reunir a galera e até hoje existem vários que para algumas pessoas estão dando certo. Existem várias formas de se utilizar o próprio celular como webcam caso não tenha uma, como o aplicativo DroidCam. Você vai precisar apenas de um computador pra ver enquanto transmite as imagens para os outros jogadores. Suporte? Isso daí é o de menos, de tripés profissionais, até papelão e cano de PVC; criatividade é que não falta...

Image content of the Website

Image content of the Website

Infelizmente para mim não rolou na época. O ponto principal foi que meus playgroups não curtiram ou não tinham infraestrutura para isso (ou não tinham computador ou não tinham internet). Tentamos Hangout, Whereby, mas realmente ter uma internet boa é crucial, além de uma ou outra pequena questão como alinhamento da mesa em usar ou não proxy (ponto delicado para alguns já que ninguém estaria "fiscalizando").

Depois de alguns meses passados, com mais amadurecimento deste modelo, vejo que há plataformas até criadas para esse encontro: falamos sobre isto neste artigolink outside website onde a própria Wizards of the Coast comunica a compra do SpellTable, talvez a melhor das plataformas para esta finalidade e que pode render bons frutos. Também percebi uma melhor organização da galera. Para quem quer jogar mesão de commander, existe um grupo muito bacana que acompanho desde março no Whatsapp e sempre tem gente disponível para um jogo desde o casual ao cEDH: Grupo vEDH no Whatsapplink outside website. Neste grupo já rolou recentemente até conversas como essa tabelinha abaixo para adequar o nível das mesas, algo que serve tanto para web quanto físico:

Ad

Image content of the Website

Em resumo, jogar via video conferência é bem em conta já que você deva ter um deck, não paga pelas cartas a não ser que você compre mais cartas novas, nem paga pelas plataformas já que são gratuitas. Outra opção é acertar com o grupo de utilizar proxys caso todos estejam de acordo. Internet é de suma importância e vemos a Wizard num futuro podendo dar atenção a algo neste sentido.

SEGUNDA TENTATIVA: ARENA

Após as várias tentativas em plataformas de video chamada e até mesmo pelo Whatsapp (abstinência que fala?) e também participando de alguns grupos diferentes, tentei mudar e aderir ao lindo e queridinho dos YouTubers: Magic The Gatering Arena. Gratuito, com as novas edições saindo, Ikoria estava recente assim como M21, sem precisar mencionar novamente que a interface é realmente atrativa aos olhos e de fácil utilização.

Porém, depois de duas semanas de utilização, certas coisas pesaram:

(1) Lembro que nesta época se iniciou a função de "salvar um contato" e a possibilidade de enviar pedido de duelo, o que até então só era possível jogar no aleatório. Mas este era só um pequeno ponto já que muitos amigos meus também não quiseram fazer o download do Arena ou não tinham um PC que aguentasse rodar o programa.

(2) Depois, com mais de 15 anos que acompanhando o jogo, comecei a sentir falta de uma diversidade maior de possibilidades de cartas. Eu sou um amante do frame antigo.

(3) O terceiro argumento que pesou e muito, foi o tamanho da memória que o programa consome do computador: travamentos totais, engasgos, bugs, partidas sendo empatadas antes mesmo de iniciar deixavam um tanto quanto desagradável a experiência e que aos poucos foi se acumulando com mais problemas a serem resolvidos que diversão.

(4) Por último e talvez o que me fez buscar outras alternativas foi o baixo retorno. Mesmo jogando (e ganhando) dezenas de vezes no dia a recompensa era 1 booster? algumas moedinhas? Unido a não possibilidade de trocar/comprar singles.

Reforço que Magic Arena é uma plataforma muito bonita e atrativa para novos jogadores, ele ensina a jogar com um tutorial fácil, é gratuito e tem muito potencial a ser explorado, mas eu queria mais, eu queria a essência de um trading card game!

Image content of the Website

TERCEIRA TENTATIVA: MTGO

Foi então que uns colegas que jogavam Pauper comentaram sobre o MOL (Magic The Gathering Online). Minha própria esposa que estava ao lado comentou a primeira impressão de todos:

"Que plataforma de DOS é essa?! Vai jogar PAC MAN?"

Mas como todos os anteriores, antes de julgar, vamos testar.

Depois da primeira impressão e errando um pouco os comandos, fui me acostumando ainda sem pagar nada, pois o MOL é gratuito para baixar e usar por tempo ilimitado com algumas restrições: Você começa com uma pequena coleção sem acesso a parte de trocas nem compras. Não fica acessível a parte de conversa com outros jogadores e você tem apenas acesso a alguns modos de jogo.

Ad

Nesta parte de avaliação ele fica aberto para você ver como é a plataforma de construção de deck, gerenciamento de coleção e experimentar como são as partidas, ponto. É como se fosse um Arena sem os efeitos especiais.

Depois de me acostumar com a plataforma, resolvi pagar os 5 dólares para ativação da conta, o que dá acesso total a todas as funcionalidades do programa. Aqui já começa a ficar interessante, lembra da coleção que eu disse que é liberada para você testar? Esta coleção vem junto da conta e fica pra você. Ela é composta das edições do standard na data de criação e ativação da conta. Ao todo, ao ativar a conta, você receberá 2 cópias de todas as cartas incomuns dessas edições + 4 cópias de todas as cartas comuns destas edições. Logo, você já começa com uma pool de cartas e tanto, lembrando que há decks como o Mono White Heroic do Pauper que possui diversas cartas comuns de Ikoria.

Vamos lá: agora que tens a conta do MOL ativada, começam os paranauês.

Primeiro, busque seu presente de 4TIX (TIX é a moeda de troca do MOL) em crédito para comprar cartas no bot da Cardhoarder, uma das lojas mais confiáveis e mais importantes atualmente: aqui está o LINK para cadastro do presentelink outside website. Todo usuário novo que ativar a conta e se inscrever neste link nos 30 primeiros dias de vida da conta tem direito a resgatar este presente de boas vindas que deve ser gasto para comprar cartas no bot da Cardhoarder.

Então vamos recordar, você pagou 5 dólares para ativar a conta, e já resgatou 4 deles só aí correto? 1 TIX equivale a 1 dólar praticamente.

Antes que você ache 4 dólares pouco, já te adianto que o MOL tem um valor diferenciado para as cartas. Existem decks que custam 1 TIX! Quer um exemplo? se liga nessa coisa linda do Secret Lair que custa apenas 8 centavos, sim, 8 CENTAVOS:

Image content of the Website

Há versões da Birds de até 2 centavos e uma grande quantidade de cartas que custam 0,001, 0,005 etc. SIM CUSTAM MEIO CENTAVO OU 1 DÉCIMO DE CENTAVO!

Image content of the Website

Continuando com as possibilidade pra você prosseguir sem gastar grana ainda, como deve ter percebido nas imagens acima, há um preço de compra e um de venda. O nome disso é mercado de singles que funciona igual ou até melhor que o Magic físico, já que não há frete. E com essa possibilidade de compra/venda, você pode receber em meio as cartas que vieram na conta alguma que vale a pena vender. Como exemplo, na rotação anterior do T2 vieram 2 cópias de Veil of Summer que na época valiam 1,5 TIX para venda cada. Se você não fosse usar poderia vender e já teria 7 TIX (4 TIX do presente da Cardhoarder + 3 TIX dos Veil of Summer).

Como fazer pra saber se tem uma carta cara na coleção ou até saber quanto a coleção poderia ser vendida? No mesmo site do presente de boas vindas, CardHoarder, uma ferramenta boa é o Card keeperlink outside website, que consegue ler sua coleção e disponibiliza em uma biblioteca, possibilitando assim filtros e classificações.

Ad

Até aqui conseguimos montar alguma coisa. Já conseguiremos jogar, mas aqui vai uma dica: não compre nada antes de pensar bem e estruturar seu deck! Se seu objetivo é ser econômico, sair comprando cartas só porque você um dia pode fazer um deck não irão te ajudar. No começo foque em poucos decks e bons, para poder gerar mais TIXs.

Depois de você já ter em mente as possibilidades de cartas para comprar entra uma coisa divina chamada bot free. Bots free são alguns robôs que disponibilizam cartas de forma gratuita. Claro que você não vai achar um Uro, Titan of Nature's Wrath neles, mas uma grande parte das comuns e incomuns que você provavelmente vá usar eles têm. Anota aí o nome deles e já guarda nos favoritos:

GoatBotsFreeBot, GoatBotsFreeBot2, GoatBotsFreeBot3: esses bots são do site Goatbotslink outside website, que além de muito confiável é um dos mais baratos para se comprar cartas. Nestes bots free você conseguirá 8 cartas diárias. Basta acessá-los na guia TRADE e escolher as 8 cartas. OBS: Todo dia a lista reseta, ou seja entram cartas a mais, porém as 8 cartas conta para os 3, se você entrar em 1 e pegar 4, e mais 4 no segundo, sua cota de 8 do dia se esgotam.

CardhoarderFreeBot, CardhoarderFreeBot2, CardhoarderFreeBot3: Do mesmo site que dá os 4 TIX de presente, CardHoarderlink outside website. Este bot é o que mais tem cartas grátis poderosas (já achei 2 Vampiric Tutor por exemplo no mês passado), nele haverá cartas raras e míticas além das comuns e incomuns, porém você tem que ficar ligado, ele sempre reseta a lista de cartas disponíveis por volta do dia 15 de cada mês, se demorar muito, as melhores cartas serão pegas. Nele, você consegue pegar até 64 cartas a cada 30 dias (praticamente um deck). O segredo dele é focar nas raras e sempre ficar de olho quando rotacionar.

ClanTeamFree: Este bot permite você pegar ou 4 comuns ou 1 incomum todos os dias. A cada 24 horas você pode pegar novamente. Bom lugar para pegar Lands full art de zendikar e cartas incomuns. Infelizmente é uma por dia, porém paciência e foco vão definir se você gasta mais ou menos...

_DojoTradeFree: por último este bot vai te deixar pegar 8 cartas FREE por dia. Vai além, a quantidade que você doar pra ele, ele vai te dar em crédito. A doação não é obrigatória, mas se você tiver cartas a mais na coleção (mais que 4) você pode doar para ele e pegar mais cartas free.

Depois desse dever de casa, aí vai o próximo LEMBRETE: Não compre cartas sem antes verificar se em algum destes bots possui para te dar grátis. Como falei antes, foque em um deck, monte ele no editor de decks mesmo sem as cartas, e depois pesquise as cartas. De novo, muitas delas vão estar lá e isso irá com certeza fazer você economizar vários TIX.

Depois de dar uma olhada na coleção, o que já veio, o que tem nos bots free, olhar o que da pra pegar com o 4 TIXs da cardhoarder, entra mais uma mãozinha: os programas de empréstimos (principalmente os gratuitos). Existem duas formas de adquirir cartas no MOL, comprando, ou alugando. Existem algumas plataformas que alugam as cartas por uma taxa relativamente menor que o valor total do deck, o que possibilita as pessoas a criarem vários decks ou fazer melhorias nos existentes sem a necessidade de se preocupar muito com preço na hora da compra. Aqui vou falar de duas plataformas mais usadas: (1) o Programa de Loan da Cardhoarderlink outside website; e (2) o Programa de aluguel da ManaTraderslink outside website. Ambas funcionam parecido, você paga um valor mensal que vai te proporcionar uma quantidade X de TIXs para pegar a quantidade de cartas que couber no plano. Você pode devolver quando quiser e pegar mais cartas. Isso gera uma possibilidade gigantesca, até já falamos sobre isso neste artigolink outside website. O ponto mais interessante aqui para quem não quer gastar nada, ou gastar pouco, em ambas as plataformas tem um programa gratuito que após cadastro te permite alugar 5 TIX em cartas na Cardhoarder pelo Programa de Loanlink outside website, e no Plano FREElink outside website do ManaTraders você consegue 7 TIX de aluguel grátis também. Caso avance para um programa pago, não esqueça que o cupom cardsrealmpag te dará 15% de desconto nos primeiros 3 meses.

Ad

Ainda está comigo? Quanto temos então para montar nosso deck?

- 4 TIX de Pacote de boas vindas na Cardhoarder +

- 7 TIX de aluguel no PLANO FREE ManaTraders +

- 5 TIX de aluguel no Loan Program da Cardhoarder +

- Um set de todas as comuns das edições T2 +

- 2 cartas de cada incomun das edições T2 +

- 64 cartas grátis todo mês no CardhoarderFreeBot +

- 8 cartas diárias todo dia no GoatBotsFreeBot +

- 4 cartas comuns ou 1 incomum todo dia no ClanTeamFree +

- 8 cartas diárias todo dia no _DojoTradeFree...

Image content of the Website

São 16 TIX, sendo 12 destes em cartas que podem ser trocadas a vontade a qualquer momento e mais de 600 cartas grátis que conseguimos nos botsfree todo mês fora uma coleção inicial aproximada de 3 mil cartas.

Então, temos a conta, temos um deck montado, e agora? como eu jogo de graça e continuo gerando valor para continuar jogando sem precisar gastar dinheiro e também não ficar só com um ou dois decks?

Nossa colega Super Tabs gravou um vídeo semana passada explicando direitinho como funcionam os torneios FREE do MOL com direito a calendário e tudo neste artigolink outside website. Estes torneios FREE tem premiação, que podem chegar até 5 TIXs, então a lógica é, utilizar as cartas e créditos para montar um deck que consiga fazer resultado em algum torneio (aí vai da escolha do formato) que vai gerar premiação, para colocar em mais cartas, criar uma pool satisfatória e assim seguir com a diversão;

Image content of the Website

Nos aproximando do final do artigo, gostaria de deixar a última dica que seria o formato Penny Dreadfullink outside website que na minha opinião é excelente para quem quer aumentar a pool enquanto joga. Para quem não está querendo gastar nada e pretende seguir todos ou alguns passos comentados aqui o Penny é uma forma fácil de fazer o dinheiro render, porque: as cartas começam valendo 0,02 e depois algumas delas é quase certeza que irão valorizar, se não valorizarem você continua com a carta para usar na pool. Cartas que recomendo sempre buscar nas rotações Penny são Lands principalmente raras que jogam outros formatos e Planeswalkers. Sem contar que você consegue montar os decks com até 5 tix neste formato, ou seja, aqueles programas de loan grátis cobrem até 2 decks.

Na temporada passada peguei Lake of the dead e Crystal Vein, paguei 2 cents em cada e hoje se eu quisesse teria que pagar mais de 1 TIX... Abaixo mostro um exemplo que na época comentei com uns colegas que todas as filter lands válidas no penny valorizariam e hoje nenhuma está valendo menos que 20 centavos, ou seja, eu que peguei um set de cada a 2 centavos, se vender lucro mais de 5 TIXs.

Image content of the Website

Para ficar por dentro, próximo da rotação do Penny e durante o check do bot irei fazer algumas análises e shots de oportunidade, só ficar ligado aqui na Cards Realm.

Ad

E para finalizar, só posso agradecer pela sua leitura até aqui, espero que algum exemplo tenha feito sentido, se você tem alguma contribuição deixa aí nos coments e porque não utilizar todas as formas para nos divertir? Commander por vídeo, Standard e Brawl pelo Arena, Pauper, Pioneer e Penny pelo MOL. Se é grátis, vamos aproveitar com todos os cuidados necessários para mantermos nossa saúde mental e física! ?

NOTA FINAL: Alguns leitores podem estar sentindo falta da abordagem de algumas plataformas paralelas online como Cockatrice, Xmage ou até Forge. Sem querer estender o assunto, basicamente decidi não falar deles, mesmo os testando, por 3 motivos:

(1) Extraoficiais, nenhum deles é de responsabilidade da Wizards of the Coast ou de qualquer empresa parceira.

(2) Suas interfaces são piores que todos os já comentados.

(3) Como é algo paralelo, não há um controle ou supervisão do que acontece na plataforma. Você cria quantas contas quiser no momento que quiser entrar e joga a vontade, o que pode gerar um ambiente tóxico. No caso do Xmage, os servidores também não são confiáveis, houve dias que não pude jogar por estar fora do ar sem previsão de retorno.