Magic: the Gathering

News

Criação da Rivals League e MPL Gauntlet, o caminho para a Magic Pro League

, updated , Comment regular icon0 comments

Ser parte da MPL é o sonho de todo jogador profissional: há estabilidade financeira e muito Magic de alto nível.

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Você já ouviu falar da Magic Pro League ? A Magic Pro League ou MPL é uma competição em andamento do Magic Esports que foi lançada em 2019. A MPL é atualmente composta por 32 jogadores profissionais de todo o mundo que recebem contratos da Wizards of the Coast. Eles estão competindo em partidas semanais competitivas no Arena, e em torneios de alto nível tanto no digital quanto no Magic físico. Esses jogadores são automaticamente qualificados para cada Campeonato Mítico que ocorre.

Logo, ser parte da MPL é o sonho de todo jogador profissional: há estabilidade financeira e muito Magic de alto nível. O problema da liga encontrava-se na escolha arbitrária de seus membros. Isso gerou diversas críticas vindas de outros jogadores profissionais; inclusive Gerry Thompson ao sair da MPL comunicou que uma das razões da sua saída era a falta de comunicação entre os jogadores e a organização da ligalink outside website; além disso, não havia clareza sobre como os jogadores eram selecionados para representar Magic em seu nível mais alto.

Ad

Para 2020, a Wizards of the Coast parece ter ouvido as reclamações e resolveu aplicar algumas mudanças. Agora a MPL se tornará uma liga de 24 jogadores que poderão ganhar até US$ 50.000 (em torno de 200 mil reais) em taxas de aparições, além dos prêmios ganhos em torneios. Os jogadores do MPL também serão convidados para o Mythic Invitationals e todos os eventos do Pro Tour físicos.

Também anunciaram mudança de como os jogadores serão classificados para a MPLlink outside website. A classificação se dará pela Rivals League ou pela MPL Gauntlet.

A RIVALS LEAGUE

A Rivals League consistirá de 46 jogadores da seguinte forma:

- 1 a 12 jogadores classificados no ranking digital, Mythic Points (não anteriormente no MPL);

- 1º a 12º jogadores de Magic físico classificados, Players Points (não anteriormente no MPL);

- Últimos 12 jogadores da MPL Gauntlet;

- Os últimos 4 jogadores da temporada anterior do MPL;

- 6 jogadores convidados.

Image content of the Website

Durante toda a temporada, jogadores da Rivals League receberão convites para eventos, incluindo eventos de Player Tours e seu próprio Rivals Mythic Qualifier, e poderão ganhar até US$ 20.000 em taxas de aparições (em torno de 80 mil reais), além dos prêmios ganhos em torneios.

Image content of the Website

O MPL GAUNTLET

No final de cada temporada, será sediado um torneio que levará os melhores jogadores da Rivals League para o MPL - e desqualifica os jogadores MPL com desempenho mais fraco para a Rivals League. Sim, para novos entrarem, os antigos devem sair. Agora os jogadores do MPL poderão sair da liga se manterem desempenhos fracos.

- Os 16 melhores jogadores da MPL permanecem automaticamente no MPL para a próxima temporada.

- Os 4 jogadores de baixo da MPL sairão da MPL e irão para a Rivals League e não poderão participar no MPL Gauntlet.

- O Top 2 jogadores classificados da Rivals League tanto no Arena quanto no físico receberão automaticamente contratos de MPL e não participarão da MPL Gauntlet.

Image content of the Website

O torneio MPL Gauntlet incluirá 16 competidores da seguinte forma:

- Os jogadores do MPL que ficaram colocados entre 17º e 20º

- Os jogadores da Rivals League que classificaram de 3º a 8º no Arena

- Os jogadores da Rivals League que classificaram de 3º a 8º no físico

Os 4 melhores jogadores do torneio MPL Gauntlet farão parte do MPL

Os jogadores que terminarem entre o 5º e o 16º da MPL Gauntlet receberão os contratos da Rivals League.

Todos os pontos serão redefinidos após este torneio para o início da nova temporada.

CONCLUSÃO

Aparentemente a MPL se tornou algo similar à primeira divisão de um campeonato. Em cada nova temporada, entre os 24 jogadores da MPL, os 8 piores sairão para a entrada de novos. Dos 8 novos, 4 virão do MPL GAUNTLET e os outros 4 virão da melhor pontuação em Mythic Points ou Player Points.

Ad

A Rivals League lembra uma segunda divisão. Os jogadores terão auxílio da Wizards of the Coast, mas em menor quantidade em comparação com a MPL.

Isso clareia o caminho para se tornar parte da MPL, muito bom ter visto essa iniciativa da Wizards of the Coast!