Curiosidades do Magic - cores, CMC e raridades

Magic: the Gathering

News

Curiosidades do Magic - cores, CMC e raridades

Qual é a finalidade desse artigo? Trazer curiosidade do jogo para vocês!

By Pedro Henrique, 10/04/19

Fala pessoal, Hoje é o primeiro artigo que escrevo aqui para a Cards Realm. Meu nome é Pedro. A primeira vez que vi o jogo foi durante uma Bienal do livro, estavam vendendo booster de Era do Gelo na época, mas só fui aprender a jogar em 2002. Desde lá me apaixonei pelo jogo, suas ilustrações, sua complexidade e já ensinei Magic para diversos amigos. Qual é a finalidade desse artigo? Trazer curiosidade do jogo para vocês! O Magic tem um total de 19784 cartas impressas. É coisa para caramba! Você já imaginou quantas cartas existem de cada custo e por cor? Qual cor teve mais cartas impressas (será que foi o famigerado azul?)?

Ad

Importante

: Para todos os efeitos de contagem foram seguidas as regras de jogo. Cartas de custo X, o X é considerado 0. Cartas com custo alternativo, o custo alternativo não foi considerado. Cartas com desprovido são consideradas incolores. Para ficar mais fácil coloquei tudo em uma tabela (adoro uma tabela) conforme vemos abaixo:
Image content of the Website
Vamos para o rank de impressão. 1º lugar – Branco 2º lugar – Preto 3º lugar – Vermelho 4º lugar – Verde 5º lugar – Azul 6º lugar – Multicoloridos (Ravnica foi você?) 7º lugar – Incolor 8º lugar – terrenos Por essa vocês não esperavam? o azul não é a cor mais impressa né, mais ainda continua sendo a mais odiada por muitos. Podemos ver que existe uma curva no aumento do custo vs quantidade de cartas impressas.
Image content of the Website
Image content of the Website
Com isso conseguimos ver que maioria das cartas impressas tem Custo de Mana Convertido (CMC) igual a 3. Isso pode indicar que as cartas de turno 3 já começam a possuir um power level mais elevado. Mas é claro que isso não é padrão. As primeiras edições as cartas de custo mais baixo tinham um power level mais elevado e isso foi sendo corrigido durantes os anos do Magic.O custo das cartas está relacionado com seu power level (criaturas de custo mais alto tentem a ter um poder e resistência mais altos, enquanto as magicas tem efeitos que podem ser considerados win condition de vitória em uma partida). Agora na hora de montar seu deck pense e analise bastante sua curva de mana. Isso pode gerar sua vitória. O Magic por ser um jogo de turnos o custo de mana das magicas influenciam bastante nas partidas. Podemos ver que Wizards realmente acredita nisso tanto que ela segue um padrão na hora de criar as edições e manter os números. Qualquer mudança drástica nesse paradigma pode afetar o jogo diretamente. A Wizards tem uma fórmula que ela mantém a mesma a alguns anos. Para manter o jogo vivo e saudável, mas as vezes ela erra e erra feio.

Ad

Nesse artigo matamos a curiosidade de números e vimos que podemos usar isso para analisarmos nossos decks. Agora vamos dar uma olhada na quantidade de cartas por raridade.
Image content of the Website
Parece que o azul ganhou na quantidade de raras. Para felicidade de alguns e tristeza de outros. Comecei a fazer uma análise em relação a custo x raridade. Fiz apenas de duas cores, mas podemos ver que segue o mesmo padrão. Quanto maior o custo maior a raridade.
Image content of the Website
Image content of the Website
Image content of the Website
Image content of the Website
Com todos esses números vemos que Wizards tem uma receita do bolo para o desenvolvimento das cartas em relação ao seu custo x raridade e quantidade de impressão. Espero que vocês tenham gostado. Até o próximo pessoal.

Grade

0

opinião
Profile Main Image

Pedro Henrique

Um jogador apaixonado pela ilustrações e história do magic. Elfball neles!

Social

User profile image
More comment
Weekly Metagame: the impact of Modern Horizons II - week 2

Weekly Metagame: the impact of Modern Horizons II - week 2

Legacy Deck Tech: Izzet Delver

Legacy Deck Tech: Izzet Delver

Eleven Questions with Kai Budde, MTG's biggest winner

Eleven Questions with Kai Budde, MTG's biggest winner

More recent articles

Same Author

More from same author

Your privacy

We use cookies to ensure the functionality of our website, to personalize content and advertising, to provide social media features, and to analyze our traffic. Find out more about cookies reading our Privacy Policy