Magic: the Gathering

Review

Deck Tech Commander: Azami, Lady of Scrolls

, updated , Comment regular icon0 comments

Celebrando o retorno a Kamigawa, trazemos a proposta de deck Draw-Go clássico, com Azami, "Lady of Wizards", em um tribal de magos, extraindo vantagem da habilidade da comandante para comprar cartas.

Edit Article

Introdução

Azami, Lady of Scrolls, é uma comandante clássica lançada na primeira coleção do bloco Kamigawalink outside website, Champions of Kamigawa. Sua interação com outros magos promove a troca de conhecimento, ou seja, compra de cartas, o que fez com que ela ganhasse destaque como um dos principais comandantes da cor azul em mesas casuais e competitivas.

A proposta é um deck de controle do tipo draw-go, que visa estabelecer um mecanismo de compra de cartas para neutralizar a desvantagem característica que baralhos altamente interativos e reativos compartilham, que é a escassez de recursos a médio prazo. Azami procura alcançar 13 cartas e finalizar com Triskaidekaphile ou Elite Arcanist + Dramatic Reversal seguido do efeito de Laboratory Maniac para terminar o jogo.

Ad

O Comandante

A jovem Azami Ozu cresceu na província de Kawabe, filha de um militar e uma pesquisadora das tradições Soratami. Ela era fascinada pelos textos mágicos, embora sua mãe a tivesse proibido de lê-los, os pegava discretamente e lia perto do rio. Um dia durante sua leitura foi surpreendida por um kami com quem barganhou:

“tudo em troca do conhecimento”

- Azami, Lady of Scrolls

Assim acreditou ela. Azami tornou- se a bibliotecária chefe da maior biblioteca de Kamigawa na Escola Minamo, contudo, perdeu amigos e entes queridos. As tragédias e o sucesso a acompanharam por toda vida, no entanto, o tempo a fez sábia e a maturidade lhe fez perceber que nada havia feito o espírito do rio, tudo que houve em sua vida foi resultado de suas escolhas.

Loading icon

Azami, Lady of Scrolls é uma criatura poderosa, capaz de gerar uma grande vantagem em cartas rapidamente, mas sua fragilidade é seu corpo 0/2, sendo facilmente compensado pelo enorme valor gerado com as compras proporcionadas por ela.

A estratégia

Construímos uma lista baseada na vantagem gerada por Azami. Para controlar a partida, após interagir com os oponentes, utilizamos nossos magos para comprar cartas sempre recuperando o gás. Os magos selecionados para compor o baralho possuem em sua totalidade habilidades desencadeadas ou ainda habilidades ativadas buscando ampliar a vantagem gerada por Azami, seja recuperando ou gerando recursos adicionais. Ainda que o baralho não seja combo centrado, ele permite diversas interações poderosas e alguns combos que servem como forma de vitória alternativa, gerando loops de mana ou compras. Triskaidekaphile e Deekah, Fractal Theorist são as formas de vitória mais comuns, assim como Laboratory Maniac.

Loading icon

Fontes de mana

Baralhos mono coloridos utilizam em sua predominância terrenos básicos e nesse deck contamos com 23 ilhas e alguns terrenos utilitários. Svyelunite Temple, Coral Atoll e Saprazzan Skerry tem como característica gerar mais de uma mana. Halimar Depths auxilia uma seleção de cartas. Riptide Laboratory e Mystic Sanctuary atuam recuperando cartas. Jwari Disruption é uma anulação adicional.

Loading icon

Selecionamos os artefatos Mind Stone, Spell Satchel e Midnight Clock para incrementar nossas compras ao mesmo passo que desenvolvemos nossa curva de mana. Os tutores que compõem nossa base de mana são Moonsilver Key, Surveyor's Scope que permitem recuperar a vantagem imposta pelo ramp dos oponentes.

Loading icon

O uso de artefatos para aceleração da curva de mana é parte importante, por isso cartas como Springleaf Drum, Sol Ring, Prismatic Lens e Sky Diamond dão o ritmo nos turnos iniciais.

Ad

Loading icon

As nossas grandes pedras de mana: Astral Cornucopia e Everflowing Chalice são muito relevantes ao permitir que geremos imensas quantidades de mana, em especial combinadas com o ritual High Tide, ilhas ao serem viradas geram mana adicional, permite pagar grandes valores para “X” ou multi-reforçar. A mágica Dramatic Reversal e o Aphetto Alchemist também podem ser grandes geradores de mana em combinação com nossos artefatos.

Loading icon

Vantagem em cartas

Nossas compras têm como destaque Azami, Lady of Scrolls que compra cartas ao virar nossos magos, gerando assim, uma quantidade de elevada de novas cartas na mão. Algumas criaturas auxiliam nesta tarefa diretamente, como Triskaidekaphile que possui uma habilidade ativada que permite compras extras, Fallowsage que quando virado compra uma carta, Archmage Emeritus que tem a habilidade de magifício, compre uma carta toda vez que conjurar ou copiar uma mágica.

Loading icon

Algumas mágicas ampliam nossas opções de compras. São elas, Treasure Cruise que na maioria dos jogos garante a compra de três cartas por uma mana azul, Gush é semelhante, tendo a possibilidade de ser jogado sem pagar o custo de mana e compra duas cartas. Deep Analysis compra duas cartas e pode ser jogado do cemitério. Outra mágica interessante é Whispers of the Muse que permite loops poderosos de compras. O encantamento Verity Circle embora propicie uma interação forte com o oponente tem em sua função principal comprar cartas.

Loading icon

Seleção de cartas é uma das formas mais poderosas da cor azul interagir com o grimório. A mais emblemática carta deste tipo é Brainstorm, contudo, temos inúmeros outros truques para interagir com nosso baralho e selecionamos alguns como Sleight of Hand, Impulse, Frantic Search, Omen e a simpática criaturinha Faerie Seer.

Loading icon

Tutores são cartas importantes em qualquer baralho, e aqui utilizamos tutores de diferentes tipos e funções. Os tutores com habilidade de transmutar são Dizzy Spell, Muddle the Mixture e Drift of Phantasms que buscam mágicas de custo 1, 2 e 3 respectivamente. Os tutores de magos são as cartas Step Through e Vedalken Aethermage que possuem Reciclar Mago. Trinket Mage e Moonsilver Key buscam pedras de mana. Solve the Equation localiza mágicas instantâneas e feitiços no baralho.

Loading icon

A recursão fica por conta de nossos terrenos utilitários e dos magos Archaeomancer e Salvager of Secrets.

Ad

Loading icon

Anulações

Essa é uma das formas azuis de lidar com as ameaças, impedindo que elas aconteçam. Para tal, selecionamos um número expressivo de anulações. O primeiro grupo manipula a mana aumentando o custo das mágicas: Spell Pierce, Mana Leak, Lose Focus e Quench. Unsubstantiate é uma exceção, pois tem a capacidade de devolver a mágica alvo para mão do novo, pois melhor do que taxar é cobrar duas vezes.

Loading icon

Outras mágicas anulam em condições específica: Dispel, Spell Snare, Muddle the Mixture, Negate e Prohibit. Optamos por essas por terem um custo de mana baixo.

Loading icon

Claro que não poderiam faltar as Contra-mágicas, ou seja, anulações generalistas de custo dois, e cada uma com suas peculiaridades:

Loading icon

Remoções

A forma azul de lidar com permanentes problemáticas e que conseguiram passar pelas anulações é devolvendo estas permanentes para a mão do dono, mecânica conhecida como bounce. As mágicas Into the Roil, Blink of an Eye e Winds of Rebuke devolvem qualquer permanente não-terreno para as mãos do dono. Já Capsize e Boomerang devolvem qualquer permanente.

Loading icon

Além do bounce o azul tem uma forma peculiar de lidar com criaturas, transformando em outra coisa, Pongify transforma a criatura em macaco, Rapid Hybridization em sapo, Resculpt em elemental, Reality Shift em uma manifestação do desconhecido.

Loading icon

Multiple Choice é um coringa, porque gera compra de cartas e manipula o topo, ou devolve uma criatura, ou cria um elemental, ou todas as opções anteriores. Duas cartas bem diferentes representam bem as características da mana azul: Legacy's Allure, o controle mental e Suspend o controle temporal.

Loading icon

Linhas de vitória

Utilizando Azami como motor de compra, alcançar a condição de vitória de Triskaidekaphile é algo simples, basta comprar cartas no turno do oponente até ter 13 cartas na mão e vencer o jogo.

Loading icon

Quando não é possível vencer com 13 cartas, zerar o baralho é uma opção viável por meio de Elite Arcanist e Dramatic Reversal desvirando Azami e todos os magos e comprando cartas até alcançar o efeito de substituição de Laboratory Maniac e vencer o jogo.

Elite Arcanist exila Dramatic Reversal podendo jogar a mágica por custo de virar somado a duas manas. Ao resolver a cópia da mágica, ele e todas as permanentes não-terreno serão desviradas, permitindo compras com Azami, e utilizar novamente os artefatos para gerar mana, e repetir. Podemos substituir Elite Arcanist por Sigil Tracer obtendo os mesmos resultados, desde que tenhamos ao menos mais um mago no campo de batalha.

Ad

Deekah, Fractal Theorist é uma forte adição aos spellslingers e também ao Draw-Go, pois a cada mágica é criado um fractal, o que em pouco tempo é um exército de tokens a ser temido.

Combos de cópias de mágicas em velocidade instantânea utilizando Naru Meha, Master Wizard criando interações infinitas com Ghostly Flicker, permitem desencadear infinitas vezes a habilidade de Magifício de Deekah, Fractal Theorist. Ainda que não seja o objetivo primário, é possível, realizar interações semelhantes com Archaeomancer e Salvager of Secrets.

Upgrades

Dentre as possíveis adições estão os Glen Elendra Archmage e Malevolent Hermit. Para um controle mais forte, podemos também adicionar outros anulas mais rápidos ou eficientes. Jace, Vryn's Prodigy que em sua versão planeswalker (Jace, Telepath Unbound) é uma versão alternativa do famoso Snapcaster Mage, pode ser um reforço a se considerar. Isochron Scepter é uma condição de vitória rápida que pode ser adicionada. Venser, Shaper Savant é um dos meus magos favoritos. Outra possibilidade de finalizador é o combo de Thassa's Oracle com Paradigm Shift.

Conclusão

Neste ano todos aguardamos as novidades de Kamigawa, e relembramos o melhor deste bloco tão controverso, com inúmeros fãs e desafetos e marcou sem dúvida a história do Magic. Azami é uma das melhores comandantes azuis e figura sólida em mesas competitivas e casuais.

Sugiro a leitura dos artigos sobre Innistrad: Crimson Vow:

- Commander Deck Tech: Satoru Umezawa, Infinite Ninjutsulink outside website

- Kamigawa: Neon Dynasty's first spoilerslink outside website

Obrigado pela leitura e bons jogos! Qualquer dúvida, estou à disposição nos comentários!