Magic: the Gathering

Deck Guide

Decks campeões nos últimos torneios Legacy

, updated , Comment regular icon0 comments

Um review dos decks campeões nos principais torneios de Legacy que ocorreram por agora.

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Um review dos decks campeões nos principais torneios de Legacy que ocorreram por agora.

Nos últimos dias aconteceram alguns torneios Legacy de expressão, como o Leaving a Legacy Open IV, MTA Eternal Feast 2019, Emperor of Legacy, Star City Games Team Open Philadelphia e Star City Games Classic Philadelphia. Além do semanal MTGO Legacy Challenge. Todos estes torneios contaram com 75 ou mais players, o que nos da um maior grau de confiabilidade na aceitação de qualquer informação. Houveram outros torneios menores também, mas que pelo motivo citado acima não entraram em cena hoje.

Ad

Começamos passando pelo Leaving a Legacy Open IV, onde um Punishing Zoo com Wild Nacatl, Tarmogoyf e cia, apoiado por Bolts + Punishing Fire se sagrou campeão derrotando um 4C Delver nos playoffs.

Image content of the Website

Enquanto muitos players estão montando listas com base em Wrenn and Six, Meritt Elmasri voltou lá em 2012 e passou a carreta em todo mundo.

Por outro lado, o segundo torneio, MTA Eternal Feast 2019, foi ganho por um bando de aliens, digo Eldrazis.

Image content of the Website

A lista acima tem alguns cards que merecem atenção como 1x Blast Zone que serve como remoção genérica para todos os tipos de permanentes, salvo terrenos; 1x Wastes que combinada com Grim Monolith, pemite que os bichões sejam castados através de Blood Moon; além de Ugin, the Ineffable no sideboard que brilha muito contra decks de controle.

Já, no terceiro torneio, o Emperor of Legacy, quem levou foi um Grixis Control com alguns toques especiais em sua composição.

Image content of the Website

Em contrapartida aos jogadores que estão inserindo a quarta cor no deck, Ookawa Hiroshi preferiu fazer o simples. Para isso adicionou 1x Plague Engineer em seu MD, e outro no sideboard, o que melhora ainda mais os matchs contra decks baseados em criaturas X/1, e principalmente contra decks com TNN, já que além de Angrath's Rampage e Liliana's Triumph, o deck não tem outra forma de lidar com o merfolk, sendo que essas são facilmente contornáveis com outras criaturas em jogo. Além disso, no side há a presença de 1x Aether Gust, que permite lidar temporariamente com cards problemáticos para o Grixis nas cores vermelha ou verde.

Agora analisando o que talvez seja o mais importante de todos para alguns, temos o Star City Games Team Open Philadelphia, onde um 4C Delver foi campeão.

Image content of the Website

Diferente dos UR/RUG Delver, que geralmente usam 18 lands, este deck faz uso de 20 , já que é composto por 4 cores, e assim fica mais suscetível a ter problemas de mana. Porém, uma vez este problema corrigido com a ajuda do Wrenn and Six, o deck é capaz de responder a tudo. Delver e Goyf colocando pressão, Arcanist gerando card advantage, Leovold impedindo os oponentes de usarem cantrips de maneira efetiva, Decay para permanentes diversas. Enfim, o deck é uma verdadeira máquina. Contudo, vale ressaltar que este torneio foi de times, logo, o resultado não somente do campeão, mas de todos os outros decks do top 8 pode ter acontecido em influência do resultado geral, e não da performance individual.

Por outro lado, o Star City Games Classic Philadelphia, ocorreu no modo padrão. Neste, o campeão foi um RUG Delver ft Wrenn and Six.

Image content of the Website

Este já é um velho conhecido, que inclusive falamos no report do campeão do LEGACY UAI, Diego Ganevlink outside website. Lista clássica, com excessão do Wrenn, que embora seja novo, já provou que merece seu lugar nos 75 do rugão.

Ad

E Por fim, vamos ao MTGO Legacy Challenge, onde o nem tão amado, Red Prison, foi campeão. Sendo que a final foi uma mirror match.

Image content of the Website

A exemplo do que o Bombermam tenta fazer, o Red Prison vem incorporando no seu main deck o Karn, the Great Creator, deixando o deck mais versátil, e possibilitando que algumas respostas já sejam dadas no g1. Como por exemplo Tormod’s Crypt contra decks que abusam do grave. Ou então simplesmente já fechar o caixão com Mycosynth Lattice. Parece que o plano tem dado certo, pois os dois decks que fizeram a final, tinham a mesma build.

No mais, chamamos atenção para um outro deck que embora não tenha sido campeão de nenhum dos torneios acima, figurou no top 8 em mais de um deles, o Hogaak Depths. Como exemplo de lista, tomemos a do user do mol DNSolver, que foi um dos pioneiros de tal deck.

Loading icon

Como se já não bastasse ter que lidar com um 20/20 com voar e indestrutível, agora temos outro o problema. Hogaak, Arisen Necropolis, o bixão que está tocando o terror no modern, chegou para apavorar no legacy também. Um 8/8 com atropelar e que pode ser castado do grave. O deck tem diversas jogadas interessantes, como usar o Hogaak para recapitular o Cabal Therapy e depois voltá-lo do grave. O BG Depths, até então sofria bastante com o fato de ter apenas uma Kill Condition, agora com o monstrão, parte do problema parece ter sido resolvido. Pois, enquanto seu oponente se preocupa com determinada linha de jogo, abre-se espaço para outra ser construída. Contudo, o deck ainda continua um pouco frágil contra determinados decks de combo, e por isso faz uso de cards específicos no sideboard como Mindbreak Trap.

O Legacy é um formato incrível, em 6 torneios analisados, 6 decks diferentes foram campeões. Embora a escolha por decks com Wrenn and Six pareça ser a preferência de muitos jogadores no momento, ainda é possível jogar com listas antigas como o Punishing Zoo, e se dar bem. Ou então se você preferir inovar, seja com Hogaak Depths, ou com aquele deck rogue que não sai da sua cabeça, esse é o formato!

No próximo artigo, abordaremos de maneira estatística os principais resultados no Legacy.