Magic: the Gathering

Opinion

Diário de um jogador de Penny: decklists do começo da temporada

, updated , Comment regular icon1 comments

Iniciamos uma nova temporada no Penny Dreadful, como foi o primeiro fim de semana? que decks tomaram conta do meta? que bombas estão por vir nesta nova temporada?

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Entramos na temporada 18 após o lançamento de Zendikar Rising neste formato que cresce a cada dia. Sim, vamos falar neste artigo sobre Penny Dreadfullink outside website, um formato muito bacana criado no mol e que tem atraído cada vez mais Brasileiros. Abordaremos aqui uma breve análise de como o formato se iniciou nesta rotação, o meta que está se construindo e o que podemos esperar nesta temporada 18.

Porque começar citando Brasileiros? ora ora, nesta segunda tivemos uma final entre dois BRs no torneio PDM entre um Jeskai Ascendency vs Boros Cycling após 5 rodadas de suíço seguido por 4 rodadas de mata mata(32 players) na noite de segunda.

Ad

Loading icon

Loading icon

Nesta final o segundo deck levou a melhor sendo pilotado por um player conhecido entre os jogadores de pauper: Torres6.

Ainda falando sobre este evento tivemos um top8 diversificado contando também com um Esper control e um UW Affinity completando o top4, UB Storm, Izzet Drake, um segundo boros Cycling e um Goblins RDW foram os outros 4 do top8.

Esta temporada se iniciou na sexta-feira, 2 de outubro com o PD FNMlink outside website, seguido por mais 4 torneios: PD Saturdaylink outside website sábado a tarde, APAC Sundaylink outside website na madrugada de Domingo, PD Sundaylink outside website domingo a tarde e o PD Mondaylink outside website segunda anoite.

(obs: Caso se interesse em ver todas as listas os links de cada evento estão de vermelho acima, basta clicar, falarei sobre outras listas mais abaixo)

Ao todo, nos 5 eventos, dos 40 decks que fizeram top 8 tivemos 6 representantes do RDW no top 8, sendo 2 deles em primeiro e 2 em segundo, seguido pelo Boros Cycling com apenas 1 top1 mas 5 decks no top8, 4 Greenposts, 3 Izzet dragons e 3 UB Artifacts, 2 Jeskai Ascendency, 2 Mindcrank Control e 2 UB Storm, este último fazendo top1 no domingo, e outros decks que fizeram apenas uma aparição no top.

Image content of the Website

Um ponto que chamou a atenção além de grande parte dos decks conter azul (falarei mais sobre algumas cartas chaves que justificam isso) foi a ausência de decks verdes como um todo, No geral, quando olhamos a média da color pie utilizada nos 5 dias de torneio apenas 19% dos decks utilizaram o verde, enquanto as outras cores ficaram de certa forma equiparadas:

Image content of the Website

Image content of the Website

Sem deixarmos de lado os números, vamos vislumbrar o que temos de oportunidades agora. Ao todo 1582 cartas entraram na validade nesta temporada e quase metade disso, apenas 702 cartas que eram válidas na temporada passada deixaram de serem válidas. Desde os primeiros checks do bot na semana anterior a rotação, sentimos que o power level das cartas aumentariam nesta temporada, e isso se comprovou com a entrada de cartas fortes no formato também impulsionado pelo lançamento de Double Master a algumas semanas atrás (oferta e demanda, mais cartas reprintadas disponíveis entrando no mercado fazem o preço da single cair). Em cada cor tivemos alguns destaques, abaixo trago alguns e talvez em que arquétipos podem ter seu valor elevado:

Vermelho

O bom e velho tudo ou nada, uma cor que tinha seus RDWs e Ponzas sempre fazendo resultado na temporada anterior, foram reforçados com a entrada de Ash Zealot, Rakdos Cackler e Scab-Clan Berserker que não estavam no formato desde a temporada 14, a volta de Earthshaker Khenra que era peça chave em alguns decks e tinha ficado fora na temporada 17 e em alguns sides interessantes como Insult // Injury. Sem deixar de ser um red deck win, outro arquétipo que ganhou força na cor vermelha foi o Goblin com a volta de Goblin Chieftain, Quest for the Goblin Lord, Krenko's Command, e estrelas como Mogg War Marshal que foi válido apenas uma vez antes desta temporada e uma estreia conhecida no pauper: Goblin Cohort que nunca tinha sido válido no penny vem reforçando o arsenal goblin.

Ad

Azul

O número elevado de decks com esta cor teve seu motivo claro, várias cartas que não eram válidas anteriormente foram somadas a pool, entre elas está Treasure Cruise, de volta depois de 3 temporadas fora veio pra ajudar e muito na consistência do UB Storm que por vezes conseguiu combar no turno 3/4, Gitaxian probe que foi válida em apenas outras 2 temporadas é uma boa adição para espiar a mão do oponente e dar draw pela bagatela de apenas 2 pontos de vida em qualquer deck e uma carta que só jogou 1 outra temporada temos Vapor Snag. Entre as cartas desta cor que nunca tinham jogado o formato antes está uma famosa criatura do pauper que leva seu nome como arquétipo: Delver of Secrets, além dele Spell pierce, Brainstorm, Ponder, Deprive são algumas das novas "bombas" no formato que os jogadores terão que lidar nesta temporada (obs: Mystic Sanctuary já estava válido e continuou rsrsr). Para os amantes de affinty, não menos importante Ensoul Artifact volta ao formato com algumas lands artefato (spoiler do tópico de lands). Mas se você precisa de uma criatura inbloqueável, temos agora a mão Looter il-Kor, Blighted Agent e Invisible Stalker.

Preto

Minha cor favorita, trouxe força puxando para uma das techs bem odiada entre os jogadores: O descarte, Smallpox, Hymn to tourach causam raiva ainda mais aliadas a Liliana's Caress e Shrieking Affliction. Ritual of Soot que nunca foi válido trás uma ótima remoção global assim como Go for the Throat retorna como uma ótima opção de remoção no preto e variações por custar 1B. Reanimate volta ao formato além de Cabal Ritual que a muito estava fora do formato também retornou. Duas cartas novas também no formato criando possibilidades do arquétipo Dredge ganhar espaço: Darkblast, Stinkweed Imp além do retorno de Haunted Dead para este arquétipo (Side contra grave:✅).

Branco

Acredito que pouco explorada para novas cartas apesar de ter uma quantidade de participação significativa nos decks, por hora tem seu potencial focado em suporte a outra cor predominante (o que costuma acontecer em outros formatos) ou voltado ao arquétipo auras com Gryff's Boon, Ethereal Armor válido apenas em uma temporada antes desta e Hyena Umbra nunca antes válido. O que tivemos de retorno: Glory e Day of Judgment como a melhor remoção global no formato em termos de custo benefício.

Verde

A cor mais subestimada até agora, veio com algumas cartas também a princípio de suporte, Satyr Wayfinder, Sylvan Caryatid, Might of Old Krosa, Invigorate, retornam ao formato junto de Gladecover Scout, Gatherer of Graces e Spider Umbra que reforçam o auras. Golgari Grave-Troll entra no formato pela primeira vez para suportar o Dredge em algumas listas como a carta com maior valor de Dredge (Dredge 6).

Para o tribal de elfos temos Wolf-Skull Shaman, Elvish Visionary, Dwynen's Elite, End-Raze Forerunners e Bramblewood Paragon devolta ao formato,

Ad

Sem possuir apenas uma cor mas tem que ser mencionado nesta lista que entraram no formato nesta temporada, Dream Trawler tem seu valor a ser levantado nos decks UW Control.

Artefatos

Talvez a parte que recebeu mais interferência de Double master, alguns artefatos que nunca foram válidos entraram a partir desta rotação, abrindo um leque de possibilidades, entre eles Expedition Map, Cranial Plating, Chromatic Star, Springleaf Drum, Tormod Crypt, Nihil Spellbomb nunca legais estão disponiveis, somados a outras que retornaram nesta temporada como Shriekhorn, Mindcrank, Ornithopter, Lodestone Golem, God-Pharaoh's Gift, Necropede, Ichorclaw Myr, Cursed Scroll trazem uma força a ser considerada (Side contra artefatos:✅.... kkkkk)

Land

Assim como foi surpresa termos a opção de usar Lake of the dead na temporada passada (nesta ele não está mais válido), fomos surpreendidos com a possibilidade de usarmos as filter lands, pois com o lançamento de Double master as filter lands reduziram momentaneamente seu preço, possibilitando assim, que algumas (maioria) entrasse para validade: Mystic Gate, Sunken Ruins, Wooded Bastion, Graven Cairns, Fire-Lit Thicket, Fetid Heath e Rugged Prairie.

Dobradinha nunca antes válido para dar espaço aos affinitys que talvez não conseguiam fazer resultado por não ter lands que ajudavam na habilidade: Darksteel Citadel, Vault of Whispers e Mishra's Factory que não é land artefato mas vira um por apenas 1 mana incolor, a nossa "Mutavalt" do formato kkkkk. Para a felicidade de quem joga com control UB ou UW, temos River of Tears e Nimbus Maze válidos esta temporada.

Para finalizar o artigo, deixo algumas decklists dos top 1 da semana que ainda não postei antes e alguns decks que considero interessante e/ou que podem não ter mostrado todo seu potencial ainda:

Top 1 de Sexta, RDW, jogado por Duckoforegon:

Loading icon

Top 1 de Sábado, Azorius Delver, jogado por Armoredkappa:

Loading icon

TOP 1 de Domingo madrugada, RDW, jogado por -DiamondDust-:

Loading icon

Top 1 de Domingo a tarde, UB Storm, jogado por Crazybaloth:

Loading icon

Para quem gosta de tribais: Merfolks pode ser bem chatinho de pegar pela frente:

Loading icon

Mas se seu objetivo é jogar com o grave ao invés do deck, Dredge está com a corda toda e promete ser consistente:

Loading icon

Infect recebeu bastante reforço e já conseguiu fazer um top4, quem sabe?

Loading icon

Para os amantes de affinity:

Loading icon

E aí o que achou? Pronto pra entrar, voltar ou criar novos decks no Penny? Até a próxima e não esquece, se tiver algum ponto pra contribuir deixa nos comentários.

Ah já ia esquecendo, se quiser trocar ideia com a galera, cola la no Whatsapp da comunidade BR no Penny: Penny MTG Brasillink outside website