Magic: the Gathering

Opinion

Diversidade no Penny Dreadfull: o balanceamento natural do formato

, updated , Comment regular icon0 comments

Cansado de um formato que necessita de ban toda hora para nivelar? Vamos ver como anda o Penny Dreadful, formato sem nenhuma carta banida ou restrita que consegue se ajustar ao meta de forma natural.

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Diversidade, esta foi a palavra para descrever o 3º final de semana da temporada 18 naquele formato que vocês já sabem: Penny Dreadfullink outside website!

Após duas semanas enfrentando um meta muito rápido com RDWs dominando bastante as primeiras posições, assistimos um ajuste progressivo e de forma natural com a aparição de mais decks controls, além de novas ideias e novas opções para todos os gostos.

Um ponto que devemos deixar de agradecimento ao RDW foi o equilíbrio necessário do meta em relação aos decks combos nestas primeiras semanas. Temos exemplos de UB Storm conseguindo combar turno 2 ou 3 consistentemente, outro exemplo são os decks usando Jeskai Ascendency + Sylvan Caryatid ou Birds of Paradise conseguindo executar seus combos também turno 2 ou 3, se não fossem nossos tão odiados vermelinhos poderíamos ter partidas entediantes (para os jogadores que só ficam assistindo o coleguinha jogar kkkk).

Ad

----- A formação do meta que na teoria funciona, e no penny também: -----

Image content of the Website

Bom, depois desse breve resumo de como estamos chegando até aqui, vamos começar o final de semana falando da quinta feiralink outside website, 15/10, um dia onde quase fizemos um TOP8 apenas de BRs. Fomos 6 dos 8, sendo conquistado pelo nosso colega Shadowater0 levando o caneco sem derrotas! Foi um lindo 7-0 ao pilotar o tribal mono U de Merfolk (Comentamos que este deck seria forte no primeiro artigolink outside website da temporada).

Seguindo pelo Artifacts UB, Mono W Heroic e um Deck que vai aparecer mais vezes a frente, o Reanimate Turno 1 win fecharam o TOP4. Dois Cylcing, um Rakdos aristocratas e um MBC fecharam o top8 mostrando os RDW ficando para trás.

O Evento FNMlink outside website mostrou que mesmo decks rápidos podem ser ainda mais agressivos. O jogador Kalibak trouxe um Burn fazendo também 7-0 em primeiro, com mais mágica do que criaturas, o que o diferencia dos RDWs que estavam rodando. Pude enfrentá-lo na final com meu MBC e foi ver incrível como uma carta pode ser usada de várias formas: Collective Defiance.

Loading icon

Um Cycling e um Reanimate turno 1 win fecharam o top4 neste dia.

Os demais decks no top 8 foram um Artifacts, Azorius Enchantress, Azorius Control e um RDW.

Entrando no Sábadolink outside website de jogos, tivemos a constatação da diversidade de como o formato se encontra, um Izzet Drakes levou a melhor. Este deck que começou a temporada bem explosivo e como uma promessa de ser bem difícil de se combater com tantas cartas fortes na cor azul acabou não caindo no gosto da galera. Seguido pela lista do Burn do dia anterior, Artifacts e uma boa surpresa deste evento que foi a aparição de um Stompy mono G no TOP 4, isso mesmo, apesar de apenas 17% de verde presente neste dia. Um Heroic mono W, dois Storms e um reanimate fecharam o top8.

Não era nem 8 da manhã no Brasil enquanto terminava o APAC Pennylink outside website onde um Azorius Control pilotado pelo Spenny12 conquistou o primeiro lugar fazendo uma lista pra entrar no hall dos 7-0. Gpost, Mindcrank combo e um Dredge retornando ao top4. Neste dia tivemos a aparição de mais um deck mono G além do Gpost dentro do top: Mono G infect. Reanimate Turno 1 win, artifacts e um Selesnya enchantress foram os demais decks no top8. Neste evento o verde chegou a se igualar ao azul, com 33% de presença nos decks.

O eventolink outside website de domingo a tarde foi levado pelo UB Storm provando como o deck está rápido e consistente pois ganhou de dois Burns por 2-0. O top4 contou com um Burn, um Mono W Heroic e mostrou duas coisas engraçadas:

1. há espaço para novas propostas, pois o 4º deck do top4 foi um deck que mais parece um commander (ou Brawl?) usando Lutri de companion.

Ad

2. há tantas cartas para se usar em um RDW que o jogador Byvci usou a criatividade para montar este deck com apenas 1 cópia de cada, e não é que deu certo? kkkk

Um Orzhov, Mono G Stompy, Gpost e Weirding lock foram os demais no top 8.

Loading icon

Segundonalink outside website para fechar nosso período de jogos vimos talvez um deck que possa reaparecer com mais jogadores rodando esta lista. O jogador Honorbound84 voltou a fazer top1 com as cores Izzet porém não foi com Drakes e sim com um Affinity. 7-0 sendo 6 jogos 2-0 nos faz lembrar do Affinity que fez 9-0 e também quase imbatível no Penny kick offlink outside website.

Loading icon

Ou seja: Ao todo nos top8 contamos com uma incrível diversidade de decks, foram 5 decks focados em Artefatos, 4 reanimates turno 1 win, 3 Burn, 3 Cycling, 3 Mono W Heroic, 3 UB Storm, 2 Azorius Control, 2 Gpost, 2 MBC, 2 Mono G Stompy, 2 Rakdos aristocratas e 2 RDW. Isso mostra como o formato está bem diversificado agora, sem um único deck dominante:

Image content of the Website

Falando sobre as cores, temos visto um aumento gradual do verde e o azul perdendo um pouco de espaço com isso. O vermelho mantém como cor dominante.

Image content of the Website

Image content of the Website

HORA DAS DECKLISTS

1º lugar na quinta feira fazendo 7-0 na Quinta feira, Shadowater0 com seu Mono U tribal de Merfolks:

Loading icon

1º lugar no Sábado, Izzet Drakes pilotado pelo honorbound84:

Loading icon

1º lugar no domingo pela manhã Azorius Control sendo pilotado pelo spenny12:

Loading icon

1º lugar de Domingo a Tarde, Murpady pilotando este deck difícil de ser jogado, mas com experiência, consegue ganhar mais rápido que Burn:

Loading icon

2º lugar na Sexta, e top8 na quinta estou testando esta lista e deu bom depois que fiz alguns ajustes:

Loading icon

Para fechar as Decklists de hoje, dois stompys mono G:

Tribal de Ent que bate muito e promete dar trabalho:

Loading icon

Mono G Stompy que fez top4 no Sábado:

Loading icon

Finalizamos mais um artigo, se quiser dar uma ideia de pauta para os próximos, deixa nos coments ;)

E se quiser trocar ideia com a galera já sabe, cola la no Whatsapp da comunidade BR no Penny: Penny MTG Brasillink outside website