Magic: the Gathering

Review

Entrevistamos o Brad da The Pauper Guild: o formato Pauper Singleton

, updated , Comment regular icon1 comments

Chamamos o Brad, um dos criadores da The Pauper Guild, para falar sobre o projeto e nos contar mais sobre o novo formato Pauper Singleton.

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Olá! A The Pauper Guild tem realizado vários torneios no formato Pauper Singleton e nós ficamos curiosos: por que esse formato? Eles que inventaram? Então decidi entrevistar o Brad, um dos fundadores do projeto, para que ele nos contasse mais sobre o formato e principalmente, se é divertido.

Image content of the Website

Olá, Brad. Poderia falar um pouco mais sobre o projeto?

Bem, essa é fácil de responder: para Jon (@pauperspherelink outside website) e eu, o Pauper não é tanto sobre as cartas que valem nele quanto é sobre a comunidade. Às vezes nosso formato é rotulado de tóxico, mas só parece assim até você olhar de perto. O Pauper tem algumas das pessoas mais inteligentes, gentis e criativas que eu há conheci.

Ad

Tudo começou no início deste ano, quando Jon e eu estávamos conversando sobre assuntos aleatórios do Pauper no Twitter. Nós meio que percebemos que a comunidade Pauper no Magic Online estava crescendo exponencialmente depois que o mundo entrou em quarentena. O formato estava ganhando novos jogadores e os jogadores mais antigos, como eu, estavam indo do papel para o digital só para poder continuar jogando. Desde o início, sabíamos que usar o cliente digital não deveria ser o mais importante — as pessoas sentem falta do gathering que acompanha o Magic. Decidimos tentar criar uma comunidade online que abrigasse a todos e fosse construída com todos os jogadores e jogadoras em mente. De certa forma, queríamos trazer aquele "clima de lojinha" para essa comunidade. É muito raro fazermos algo sem pensar neles antes. Foi uma surpresa maravilhosa como todo mundo respondeu rápida e positivamente a essa ideia. A The Pauper Guild não é sobre decks meta ou análises técnicas de Ligas e Challenges, é totalmente sobre as pessoas.

Quando começamos, Jon já tinha boas relações com muitos jogadores de Pauper de língua portuguesa, já que ele é praticamente fluente em português, e não demorou até eu perceber o quão dedicados e bem sucedidos são esses jogadores. Isso nos deu outra ideia: trazer esse clima da loja para toda a comunidade internacional do Pauper.

Certo, mas por que o Pauper? Há algo de especial no formato?

Eu acho que cada um tem seus motivos para amar este formato, mas para mim, são alguns. Primeiramente, eu amo cartas de Magic — a textura, o flavor, a nostalgia — então naturalmente eu me senti atraído pela grande pool de que o Pauper dispõe. O Pauper às vezes é chamado de "Legacy Lite" e, embora isso não seja inteiramente correto, assim como no Legacy, a legalidade do Pauper vai até os primórdios do jogo. Há muita história nesse jogo e para mim, o Pauper abrange a totalidade dessa história. Para muitos, nosso formato é o "Magic como deveria ser jogado" e eu não tenho como discutir porque isso é um grande bônus para quem está começando agora, quem está voltando para o jogo e quem já joga há muito tempo. Claro, o meu lado economicamente consciente ama o fato de o formato ser barato, mas isso é porque eu sempre quero criar novos decks, e não há outro formato onde eu possa criar tantos com um investimento mínimo. É realmente a única forma de jogar Magic que é acessível a todos.

E vocês tiverem a ideia louca de realizar torneios Pauper Singleton. De onde vem esse formato? Foram vocês que criaram?

Através dos grupos brasileiros de Pauper no WhatsApp, Jon me colocou em contato com a CardsRealm e isso nos deu a ideia de realizar torneios regulares e gratuitos com ideias criativas para a comunidade Pauper. Tivemos algumas ideias, como torneios onde efeitos de flicker são banidos, torneios de block constructed, torneios monocoloridos, mas a ideia que ficou mesmo foi o Singleton. Se eu me lembro bem, estávamos numa thread do Twitter sobre Pauper EDH onde alguém mencionou como seria divertido jogar. A ideia partiu daí. Eu estava ficando familiarizado com os eventos realizados por jogadores no MTGO, então pensei: "Por que não?". Foi preciso um pouco de planejamento e de se acostumar com o site, além de estar criando do zero um torneio de um formato que não existia até então. Mas deu certo. Nosso primeiro evento — Battle of the Brews: Ash Barrenslink outside website — deu tão certo como conceito que o prêmio principal foi doado por um de nossos seguidores e tivemos mais 10 tix doados para a pool de premiação por outro player. Foi muito gratificante ver tanta gente se unir por algo assim, sem ter nenhum ponto de referência ou dados históricos, e mesmo assim criar um evento incrível.

Ad

O Pauper Singleton compete com o Commander?

Resposta curta: não, e acho que nunca competirá.

O que é bom, as únicas semelhanças entre os dois formatos são algumas de suas regras de construção de deck. O Commander tem uma das maiores comunidades no mundo do Magic, e mesmo o Pauper também tendo uma comunidade gigante, não temos como competir com um formato que pode escolher praticamente qualquer carta da história do jogo. Os fãs do EDH são extremamente apaixonados e os decks que criam são tão criativos que me resta apenas admirar o formato. Se há uma coisa que ambos certamente têm em comum é a possibilidade de se aprofundar em novos decks e descobrir novas interações entre cartas.

Embora o conceito do PDH (Pauper Commander) já exista há um tempo, as discussões sobre ele têm crescido ultimamente e não acho que vai demorar a vermos o formato deslanchar assim que o mundo puder voltar a jogar o Magic físico. Por agora, no entanto, é um formato apenas físico, porque a Wizards não o reconhece e não dá suporte. Não sei se é possível jogá-lo online, pelo menos não com suas regras tradicionais. Daria bastante trabalho construir um deck de PDH para jogá-lo no Magic Online.

Sinceramente, não vejo a Wizards sancionando o PDH ou qualquer versão do Pauper Singleton. Já tivemos uma grande espera para ver oficialmente reconhecido o formato que tanto amamos e conhecemos. Mas não me importo. Quase todo formato tem alguma variante para os players que desejam variar um pouco e tirar uma pausa do grind. Gosto de pensar que é isso que estamos proporcionando com esses eventos Singleton.

Image content of the Website

Como é o atual meta do Pauper Singleton

Bem, ainda estamos na 3ª edição do torneio Singleton Battle of the Brews, então o meta ainda não é fácil de determinar. No entanto, os decks Dimir apareceram em bom número nos dois primeiros eventos, e acho que isso não surpreende ninguém! O preto e o azul têm tantas boas ameaças e respostas que faz sentido ser uma combinação tão forte no Singleton como é no Pauper normal. Bojuka Bog e Chainer's Edict, por exemplo, ficaram entre as 3 cartas mais jogadas em cada um dos dois primeiros torneios. Crypt Rats apareceu também, o que eu acho que mostra o quão valiosas as remoções eram para os jogadores. Acho que a expectativa era de um field bastante aggro e isso fica evidente em algumas das cartas mais jogadas.

Ad

Abaixo, um exemplo, a lista de HeWhoIsInTheWater, o vencedor do primeiro torneio:

Loading icon

Dito isso, cerca de 20% do field, no primeiro torneio, chegou com listas monocoloridas. Todas as cores foram representadas e tenho certeza de que isso se deve ao formato ser desconhecido para a maioria dos jogadores que entraram. Creio que os decks ficarão mais criativos, complexos e consequentemente mais fortes ao longo desses eventos.

Vocês têm recebido algum feedback?

No geral, o feedback dos nossos torneios Singleton foram extremamente positivos. Originalmente, nossa intenção era fazer um evento desses a cada lançamento de coleção, só para ver o que a nossa comunidade faria com as novas cartas, mas toda semana recebo mensagens perguntando sobre o próximo torneio. Todos estão genuinamente animados para jogar. Como eu disse, quem joga Pauper ama criar novos decks e esses eventos Singleton são uma grande plataforma para mostrar suas ideias. Enquanto crescerem em popularidade, podem esperar mais torneios assim.

Obrigado, Brad! Vocês podem acessar o Discord da The Pauper Guildlink outside website, seguir o Instagram do projetolink outside website e seguir o @pauper_b (Bradlink outside website) e o @paupersphere (Jonlink outside website) no Twitter