Magic: the Gathering

News

Entrevistando Izadora Lima, vencedora do Concurso de Cosplay no Centralfest 2019

, updated , Comment regular icon0 comments

Trazemos para vocês uma entrevista bem legal com Izadora Lima, vencedora por decisão dos jurados do Concurso de Cosplay realizado no Central Fest 2019.

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Hoje voltamos ao mundos dos cosplayers, que está cada vez mais presente nos eventos de magic. E trazemos para vocês uma entrevista bem legal com Izadora Lima, vencedora por decisão dos jurados do Concurso de Cosplay realizado no Central Fest 2019.

Ad

Olá Izadora. Primeiro gostaríamos de saber o que te despertou o interesse por Cosplays. A quanto tempo tem trabalhado com isso?

Olá! É um prazer falar com vocês! Bom, eu comecei a ser cosplayer (tanto fazendo as peças como usando-as) entre 2016 e 2017, quando encontrei cosplayers de um dos meus jogos favoritos, Dragon Age, num evento Geek. Eu achei fantástica a ideia de se vestir como um personagem que você se identifica e, com isso, contribuir com a comunidade de fãs de uma forma diferente. Esses cosplayers acabaram virando grandes amigos meus até hoje e me ajudaram a fazer meu primeiro cosplay de Dragon Age, que foi quando entrei de cabeça nesse mundo.

E quando você começou a se interessar por Magic? Qual seu formato favorito?

Por incrível que pareça, eu entrei pro Magic vai fazer pouco mais de um ano! Hahah! Comecei nutrindo um interesse imenso pela lore do jogo e quando meu namorado me ensinou a jogar, me apaixonei pelo universo. No momento que conheci a história de Ravnica sabia que daí iria sair um cosplay. Meu formato favorito é Commander que é o que meus amigos mais jogam e o formato que mais amo montar decks, pela quantidade de cartas envolvidas e o flavor de poder contar uma história em volta de uma criatura lendária.

Como tem sido a experiência de fazer Cosplay de personagens de Magic? Você nota muitas diferenças na recepção das pessoas se comparado com outros eventos de jogos ou de Animes?

Tem sido lindo principalmente pelo envolvimento da comunidade. Pelo que tenho percebido, a única coisa de diferente de outras mídias/jogos é que cosplayers de Magic são uma coisa meio nova aqui na comunidade brasileira. Aparentemente não era tão comum assim (tanto que em eventos como a Brasil Game Show, várias pessoas ficaram muito entusiasmadas de ver cosplay de Magic!) e o apoio da comunidade e dos eventos tem só colaborado para que a gente se multiplique! O Central Fest 2019 reuniu um número incrível de cosplayers de Magic aqui no Brasil e por causa disso já ouvi várias pessoas falando que se sentiram motivadas a fazer cosplay também.

Você conquistou a vitória personificando a líder selesnya Emmara. Por que a escolha desta personagem? Como foi o processo de montagem da fantasia?

Eu geralmente faço cosplays de personagens que mais me identifico num jogo. A Emmara sempre se conecta comigo de alguma forma, toda vez que leio sobre ela e em todas as cartas que ela aparece, em imagem ou flavor. Depois do lançamento de Guildas de Ravnica, com aquela carta promo maravilhosa, foi muito fácil decidir qual seria meu primeiro cosplay de Magic.

A roupa teve várias etapas! E primeira coisa que fiz foi sair correndo atrás de uma Corsetmaker (o que é bem difícil de achar) que conseguiria me entregar algo tão único e intrincado como o corset que a Emmara usa, com uma árvore de adorno. Encontrei a Rowenna e ela foi perfeita do início ao fim, fazendo meu corset lá do Rio de Janeiro e me enviando aqui pra São Paulo a tempo da Brasil Game Show (BGS), que era onde eu queria estrear o figurino. Foi tão difícil de encontrar alguém que fizesse algo assim que precisou ser de outro estado! Hahah!

Ad

As mangas, as saias, cajado e armadura foram frutos do trabalho em conjunto meu e de amigos cosplayers que também estavam preparando seus cosplays de Magic e usaram no Central Fest 2019 (O Ral Zarek, o Jace, o Kenrith e a Rowan que estavam no evento, todos eles me ajudaram no cosplay!). Foram infinitos finais de semana na casa deles, com ferramentas dignas de metalurgia, sprays de tinta, paciência e muita risada. A Bárbara, que estava de Rowan, é formada e moda e arrasou na costura de todo o resto do cosplay - se não fosse ela, eu estaria perdida. A melhor parte de se fazer cosplay é se reunir com o amigos e por a mão na massa, acompanhar o processo e compartilhar a alegria do resultado depois. Gosto de dizer que todo cosplayer tem outro cosplayer por trás, seja aconselhando, indicando lojas, dando motivação ou até fazendo sua maquiagem. É um hobby de empatia e união.

Image content of the Website

Durante o concurso, houve uma votação pelo público e outra pelos jurados. Isso é normal em concursos de cosplay? Em que pontos vc acha que o público avalia diferente dos jurados.

Sim! Já participei de concursos em eventos de Anime e também na BGS e alguns deles também contam com a escolha do público. Eu acho que avaliação do público é sempre imprevisível! Haha! Tenho pra mim, ao menos, que o público avalia simplesmente por gosto pessoal ou pelo impacto da apresentação (tanto da roupa quanto interpretativamente falando) sem ficar pensando em coisas mais técnicas como detalhes minúsculos ou o método usado para a confecção do cosplay, que é uma coisa mais de cunho dos jurados. Acho muito legal ter escolha do público para premiar ainda mais gente, pois todo cosplay tem um trabalho imenso por trás, cheio de amor e dedicação, e todo reconhecimento por esse trabalho é sempre bem vindo. Quanto mais espaço e carinho os eventos dedicam aos cosplayers, mais cosplayers se criam nessa comunidade, justamente por ter todo esse nosso trabalho reconhecido. Voto do público é uma forma legal de fazer isso!

Vimos que, diferente de outros eventos de Magic, o Central Fest abriu bastante espaço para Cosplayers, organizando um concurso de cosplay e dedicando um tempo para vocês se apresentarem no palco. Vc acha que combinou legal com o evento? O que vc espera de iniciativas como essa para daqui pra frente?

Achei que o Central Fest 2019 foi um exemplo de evento que apoia cosplayers. Como eu já meio que disse na resposta anterior, todo esse carinho faz com que a gente continue nosso trabalho. Fazemos cosplays por puro amor ao jogo/personagem e ter tido um evento que se dispôs a providenciar um camarim, um palco e premiações tão legais pelo nosso esforço é algo que deveria acontecer sempre, pra que todos os eventos sejam recheados de cosplayers de Magic - que, vamos combinar, deixa qualquer evento muito mais lindo! Eu espero muito que outros eventos grandes de Magic tenham iniciativas como essa, que já ocorrem fora do país, pra trazermos ainda mais gente pro mundo do cosplay, mostrando a força da comunidade de Magic no Brasil!

Ad

Muito obrigado pela entrevista Iza! Alguma mensagem final que gostaria de deixar? Aonde podemos encontrar mais do seu trabalho?

Se você sempre quis fazer um cosplay e não sabe por onde começar, procure alguém que já fez, puxa conversa, que a pessoa vai te ajudar com certeza! Foi assim que eu comecei os meus cosplays e assim que ajudo quem quer que seja a começar também. Quero ver os próximos eventos de Magic com ainda mais cosplayers e todos nós que participamos do desfile do Central Fest 2019 falamos sobre como estamos dispostos a ajudar quem tiver interesse em embarcar nessa com a gente!

Queria agradecer a equipe do Central Fest 2019 por todo apoio e carinho com a iniciativa do concurso, aos amigos/cosplayers que participaram comigo lá e a vocês pela oportunidade da entrevista e igual carinho que tiveram de divulgar sobre cosplays de Magic <3

Quem quiser me encontrar, é @dora.iza no Instagram e @desmyeolada no Twitter. Muito obrigada e que a voz de Mat’Selesnya vos guie!

Ver essa foto no Instagram

Eu ainda estou em choque! Consegui o primeiro lugar no concurso de cosplay do #CentralFest19 ???? Os prêmios foram só um bônus (muito bom!) A experiência linda de estar ao lado de tantos cosplayers incríveis num palco. A comunidade de Magic tem estado cada vez mais presente na minha vida, e como é bonito vê-la tão unida. Cada cosplayer nesse palco ajudou mais alguém a estar ali e cada staff do evento pensou com carinho na gente, que ia desfilar - essa é a verdadeira mágica do Gathering. Queria agradecer cada um de vocês e a organização por serem pessoas tão queridas e inspirarem toda a comunidade a serem a melhor versão de si mesmos. É essa a nossa missão! Thank you all for bringing joy to this community! Me, as Emmara Soul of The Accord. #mtg #mtgcosplay #CentralFest19 #winner #contest #selesnya

Uma publicação compartilhada por Izadora Lima ????????‍♀️ (@dora.iza) em

Ad