Entrevistando Luiz Guilherme, criador dos campeonatos nacionais

Magic: the Gathering

News

Entrevistando Luiz Guilherme, criador dos campeonatos nacionais

Hoje vamos entrevistar Luiz Guilherme, o criador dos campeonatos Nacionais (Nacional Pioneer, Nacional Modern e Nacional Duel Commander)

By Leon, 01/25/20

Hoje vamos entrevistar Luiz Guilherme, o criador dos campeonatos Nacionais (Nacional Pioneer, Nacional Modern e Nacional Duel Commander) e à frente do Nacional Pauper desde a 2ª edição em 2015. Esses eventos de Magic têm o intuito de reunir jogadores de um formato de todo o Brasil! Os nacionais são torneios com classificatório. Você busca uma vaga em lojas locais e caso consiga, jogará um torneio a nível Nacional.
Image content of the Website

Olá Luiz! A quanto tempo joga Magic e qual seu formato favorito?

Ad

R: Jogo desde 1994 e sempre gostei do Legacy e mais recentemente do Pauper.

você é lojista ou já foi?

R: Sim, tenho loja online desde 2003. E tive loja física por 5 anos, de 2010 - 2015.

Quando os nacionais surgiram e por qual motivo?

R: O 1º foi o Nacional Pauper, criado pelo Murilo Lixandrão em 2014, que por falta de tempo, passou para mim em 2015, e após uma reformulação do evento, tenho tocado desde então. O 2º foi o Nacional Duel Commander, que estava indo muito bem até o formato francês ser reformulado e o formato ser praticamente extinto por falta de jogadores. Deixei o evento parado por 1 anos e retomei com o Nacional Commander 1V1, mas este formato criado pela Wizards não fez sucesso, então atualmente ele está suspenso. Este evento foi criado, pois alguns jogadores, sentindo a falta de torneios grandes no formato, aproveitaram o crescente sucesso do Nacional Pauper e sugeriram algo similar. O 3º foi o Interlojas Pauper, que foi um teste à pedido dos jogadores, mas o formato de equipes não agradou e o evento está suspenso. O 4º foi o Nacional Modern, que foi criado à pedidos de lojistas e jogadores. E o 5º foi o Nacional Pioneer, que também foi criado à pedidos de lojistas e jogadores.
Image content of the Website

Como os lojistas ganham participando e como o torneio se mantém?

R: Os lojistas ganham por atraírem participantes para os classificatórios e por aumentar a venda de singles de todos estes formatos. Lojistas não participantes e dealers também ganham com a venda de singles.

Ad

Os eventos se mantém excluisivamente dos repasses e inscrições das finais.

Por que a necessidade de classificatório para o torneio? Algo similar ao MagicFest não teria mais adeptos?

R: Os classificatórios são necessários para manter os jogadores interessados nos formatos ao longo do ano, e desta forma, movimentar toda uma comunidade em torno disso. Creio que se fossem eventos no formato pagou-jogou, não estimulariam tanto cada um dos formatos e as lojas não participariam, pois bastaria o jogador chegar no dia, pagar e jogar. Para quem não quer disputar os classificatórios durante o ano, existe a opção de jogar os Last Chances na véspera de cada final.

Só você cuida de todo o evento? Imagino o cuidado de divulgar e coordenar esse evento. Além de divulgar, o que mais ocupa seu tempo?

R.: Sim, normalmente faço tudo sozinho, com exceção é claro, da arbitragem no dia de cada final. Apenas em 2019 que foi necessário ter uma pessoa que me ajudasse com o pauper, mas ela fez apenas tarefas burocráticas. O que mais ocupa meu tempo é precisar cobrar resultados e repasses de algumas lojas que esperam para informar tudo no último minuto.

Se tivesse apoio da Wizards of the Coast, como você gostaria que esse apoio viesse: divulgando o campeonato, com cartas promocionais ou de outra forma?

R.: Creio que o simples reconhecimento de que esses eventos ajudam a comunidade já seria o suficiente. Claro que se algum tipo de material fosse dado para o evento, os jogadores com certeza adorariam. O único "apoio" que recebo neste eventos são as HQs doadas pelo círculo do livro do prédio onde resido, que sempre deixo à disposição em cada um dos torneios para qualquer pessoa, participante ou não, pegar quantas quiser.
Image content of the Website

O que esperar do Nacional desse ano?

R: Creio que o Modern atingirá cerca de 100 pessoas nesta edição e a premiação passará dos R$ 8.800,00 dados na edição anterior. Creio que o Pioneer tenha uma quantidade de jogadores expressiva, mesmo sendo a 1ª edição de um formato recém lançado. Estimo cerca de 80 jogadores, com premiação em torno de R$ 7.000,00. Quanto ao Pauper, estou procurando um local que tenha um bom custo-benefício e atenda todas as necessidades dos jogadores. Farei o possível para pelo menos manter o mesmo valor de premiação, mesmo com todos os custos adicionais que terei este ano. Provavelmente a quantidade de jogadores aumentará, pois além do evento principal, serão realizados Super Classificatórios paralelos para nos formatos pauper, modern e pioneer, dando vagas e com premiação em dinheiro.

Obrigado! Gostaram desses campeonatos? Segue os links abaixo para mais informações

Nacional Modern Nacional Pioneer Nacional Pauper

Grade

0

Entrevista
Profile Main Image

Leon

Programador do site da Cards Realm. O Magic vai muito além das cartas. Somos pessoas, uma comunidade enorme.

Social Facebook brands iconYoutube Brands iconInstagram Brands iconTwitch Brands icon

User profile image
More comment
Pauper Masters's Last Chance Qualifier takes place this Saturday!

Pauper Masters's Last Chance Qualifier takes place this Saturday!

WIzards announces Secret Lair drop with Dungeons & Dragons illustrations

WIzards announces Secret Lair drop with Dungeons & Dragons illustrations

Weekly Metagame: the impact of Modern Horizons II - week 2

Weekly Metagame: the impact of Modern Horizons II - week 2

More recent articles

Same Author

The Cards Realm MH2 spoiler and artifact hate

The Cards Realm MH2 spoiler and artifact hate

Hasbro CEO wants the NFT market for Magic

Hasbro CEO wants the NFT market for Magic

The Japanese Alternative Arts of StrixHaven's Mystical Archive cards

The Japanese Alternative Arts of StrixHaven's Mystical Archive cards

More from same author

Your privacy

We use cookies to ensure the functionality of our website, to personalize content and advertising, to provide social media features, and to analyze our traffic. Find out more about cookies reading our Privacy Policy