Magic: the Gathering

News

Extra, Extra! Rotação do formato Penny Dreadful sexta-feira!

, Comment regular icon1 comments

Ad Nauseam, Goblin Piledrive, Goblin Bushwhacker, Goblin Granade além de Power Sink, Counterspell e Barrin já estão confirmados na nova rotação de PD que está prevista para começar na sexta dia 12/02!

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

É isso mesmo, amigo leitor! Depois de muita espera, começaram as checagens do bot para a próxima rotação no Penny Dreadful. Estamos na metade da checagem, o que significa que já temos um vislumbre do que será válido e do que já caiu pelos preços altos, mas calma que ainda teremos chance de mais surpresas!

Hoje vou explicar como funciona o processo de checagem do bot e como você pode ficar por dentro das cartas que entram e saem, além de dar alguns spoilers do que já temos até o momento! Assim que terminarmos e tivermos a nova listagem completa, teremos aquele artigo maroto com as decklists, bombas e possibilidades do formato. Fiquem ligados!

Ad

Entendendo a rotação

Se você não conhece o formato ainda, dá uma conferida nesse artigolink outside website que nosso colega André fez explicando tudinho. Mas se já conhece, sabe que a cada lançamento de uma nova coleção standard há rotação, o que torna um formato incrivelmente divertido e desafiador para amantes de deck building, pois todas as cartas são checadas, e o que estava válido pode não estar mais e vice-versa.

Resumidamente falamos que para uma carta ser válida no Penny ela precisa valer no máximo 2 centavos (em moeda do MTGO é 0.02 TIX). Mas o que muitos desconhecem é como é feita esta verificação, já que uma carta pode ficar neste preço por alguns segundos apenas. Outro ponto é: quem faz? Seria insano um ser humano ficar checando as mais de 20 mil cartas do jogo uma a uma!

Image content of the Website

Começando pela pergunta mais fácil, hoje o formato tem um bot dedicado chamado PD bot, que além de trabalhar muito durante esta rotação, também faz um papel de FAQ e auxilia durante os eventos. Ele roda 24 horas por dia e pode ser chamado lá no hyperlink0(discord oficial) do Penny para dúvidas como: preço de uma carta (mínimo, média e máximo), se ela está válida ou não, pesquisar no scryfall utilizando os termos padrões. Durante os eventos ele assiste as partidas e retorna os resultados no chat evitando desentendimentos e durante a rotação ele faz esse papel duro de verificar 168 vezes cada carta no site da cardhoarder.

Isso mesmo, cada carta tem seu valor checado 168 vezes no site da cardhoarder, e essa checagem acontece a cada 1 hora, por isso são 7 dias de checagem: 7 dias de 24 horas = 168 checks. Para uma carta ser considerada válida no formato, ela precisa ter 84 hits, ou seja, estar 84 vezes 2 centavos ou abaixo. Como a lógica se aplica, se uma carta tiver 85 hits acima de 2 centavos, automaticamente é definida como não legal.

Todo este processo é transparente e pode ser acompanhado em tempo praticamente real neste link: Penny Rotationlink outside website.

A cada hora basta dar um refresh e ver a listagem de todas as cartas que já estão consideradas válidas ou não. Por uma questão de segurança, apenas cartas com 84 hits positivos ou 85 hits negativos são mostrados no site, por isso até a última checagem ainda temos chance de uma carta aparecer como válida (caso ela já não tenha sido desconsiderada como não válida).

O que temos de interessante até agora?

Bom, a partir do final da tarde desta segunda começamos a ter os primeiros checks positivos com 84 hits, e com eles nossa surpresa e alegria que normalmente acontece nas rotações do Penny: cartas muito fortes começaram a aparecer, algumas pela primeira vez no formato. Abaixo, deixo listado algumas das cartas que já constam para serem válidas na S19 e algumas que ainda não aparecem como inválidas, deixando uma esperança para o futuro breve:

Ad

LANDS!

Como ponto chave de qualquer rotação, a base de mana quase que define o power level do formato, já que sem opções de lands com mais de uma cor que entrem em pé força muito o splash de outras cores. Entre as principais lands, temos mirrodin core e as check e show lands.

Loading icon

Loading icon

Loading icon

Loading icon

COMPANHEIROS!

Eu gostaria de falar que todos os companheiros estarão válidos na próxima rotação, porém ainda temos o Lurrus como sonho já que ele está por volta de 8 tix além de Yorion também estar bem acima dos 2 centavos, mas temos Obosh agora, além de Zirda e Kaheera que também nunca foram válidos antes.

Loading icon

GOBLINS!

Os homenzinhos verdes parecem prometer um mono red para ninguém colocar defeito, há duas temporadas o goblins vem tentando funcionar com splash pro preto, saindo da curva aggro, mas sem muito sucesso. Ao que tudo indica o mono red continuará mantendo pressão e quem sabe até com uma versão tribal de goblins.

Loading icon

MONO U!

Enquanto temos um mono red com goblins se moldando para ser uma figura presente, a cor azul também apresenta cartas para um confronto a altura, Treasure Cruise que entrou no formato nesta temporada S18, já está confirmado para a S19, enquanto temos Mystic Sanctuary lutando para se manter, ainda não foi confirmado, mas também não foi descartado. No que está entrando pra aumentar o power level do mono U temos Counterspell, Power Sink, Barrin e Cerulean Drake.

Loading icon

SNOW DECK?

Com a chegada de Kaldheim tivemos a entrada de uma frente fria que pode não ter afetado tanto assim Pioneer e Standard, mas agregou um poder possível para ser utilizado, nada fora da curva mas interessante. E no Penny que engloba uma pool eterna temos as cartas antigas de interação com permanentes da neve. Já sei que você já pensou nele, e sim, o primeiro card pesquisado quando falamos em snow: Arcum's Astrolabe está VÁLIDO!

Ad

Loading icon

Porém ainda é cedo pra comemorar, as snow lands básicas estão sendo checadas, e posso dizer que por experiência própria, jogar com um deck snow sem lands básicas é perder muita força, a única que temos uma posição até agora é o Pântano Nevado, que já está inválido. Chances fortes para Planície e Montanha entrarem pois estão 2 centavos em duas versões na Cardhoarder.

INTERAÇÕES COM LANDS!

Alguns arquétipos que podem acabar aparecendo nesta nova temporada, podem ter uma interação maior com lands, seja tribal ou control, ou até mesmo LD, cartas que interagem com lands podem fazer uma diferença enorme. Dentre elas as que já foram confirmadas:

Loading icon

Com Dark Ritual ainda em check, caso seja confirmado, poderemos ter um mono black LD com Choking Sands e Rain of Tears que já se confirmaram, além de Ghost Quarter.

Loading icon

Fora estes pontos ainda temos possibilidades pontuais como Platinum Angel para o Post, Ad Nauseam para combos, Gruul Spellbreaker para um possível RG Aggro, Aethersphere Harvester, Obstinate baloth, Chandra, Fire Artisan e Chandra, Fire of Kaladesh.

Animado também com a rotação? Vamos acompanhar as últimas checagens pra verificar se aparece mais coisa boa!