Magic: the Gathering

Opinion

Gaea, A Deusa de Dominaria

, updated , Comment regular icon1 comments

Você já deve ter visto um monte de carta com Gaea, Géia ou Gaia, mas afinal quem é esse ser? Nesse artigo vamos conhecer a deusa de Dominaria.

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Os elfos e os humanos druidas de Dominaria contam suas histórias por todo mundo, Gaia é adorada como uma deusa por eles, aliás seus fiéis acreditam que Gaia seja a protetora e criadora do plano. Embora nunca tenha aparecido fisicamente, sua existência parece ter sido confirmada por muitos seres. Ela se manifesta e ajuda diretamente na proteção de Dominaria enviando poder para aqueles chamados de Maro-Feiticeiros, pra quem não sabe um Maro-Feiticeiro, também conhecido como Força da Natureza, é a manifestação elemental da terra, seja pela sua magia poderosa ou por escolha da própria natureza, geralmente eles são do tipo Espírito ou Avatar e têm a missão de manter as florestas e bosques seguros.

Ad

Para se ter uma ideia do poder de influência de Gaia, as principais áreas verdes de Dominaria eram protegidas pelos seus Maro-Feiticeiros, A Floresta dos Sussurros em Aerona era protegida por Gaea's Liege, Argoth era protegida porTitania, Protector of Argoth, Yavimaya por Multani, Maro-Sorcerer e Llanowar inicialmente por ord Magnus e depois Molimo, Feiticeiro-Maro.

Image content of the Website

Durante a guerra dos irmãos, na batalha final na ilha em Argoth, a floresta foi devastada e isso enfraqueceu a maro-feiticeira Titania, ela tentou fazer com que Urza e Mishra deixassem sua terra em paz, porém a protetora foi ignorada pelos irmãos gananciosos e sedentos pelos recursos da ilha, sem escolha, ela liderou todas as forças de Argoth que incluía, Elfos, Centauros, Entes e Bestas para defender seu lar, mas com a devastação da floresta por causa do grande conflito, eles perderam força e acabaram sendo derrotados pelas máquinas dos irmãos, Titania acabou morrendo durante essa batalha e isso provocou a fúria de Gaia, Argoth era o berço da deusa e estava sendo destruído, ela fez os avatares da floresta se levantarem e esmagarem os invasores, porém o destino da ilha foi condenado quando Urza ativou o Golgothian Sylex.

Image content of the Website

Milhares de anos depois, os fiéis continuavam rezando para deusa Gaia, mas a cada dia que passava parecia que suas preces não eram ouvidas, mesmo assim, Multani dizia que sentia a sua resposta e quando fosse necessário ela se manifestaria. Durante a invasão phyrexiana que resultou na maior guerra do plano, tudo estava sendo consumido pelo exército de phyrexia e por um momento, os Maro-Feiticeiros pensaram que Gaia havia lhes abandonado, tanto Llanowar, como Yavimaya estavam sendo dizimadas, até mesmo Multani começou a duvidar achando que a deusa havia lhe abandonado porque ele se esqueceu do Rancor da natureza pelo planeswalker Urza que destruiu Argorth e como se não bastasse ele havia se aliado ao planeswalker, ao invés de confiar em Gaia.

No entanto a deusa manifestou sua presença, que segundo o Maro-Feiticeiro, como se ela dissesse que nunca abandonaria suas crianças mostrando o caminho para que Multani despertasse as criaturas escondidas nas profundezas de dominaria, os répteis mutantes chamados de Kavu. As criaturas furiosas saíram atacando todos os phyrexianos pela frente, atacaram os soldados Metathran de Urza, até mesmo os humanos e planeswalkers sofreram com sua presença, porém os Kavu ignoravam totalmente os seres da floresta, isso era Gaia mostrando que ela não abandonou seus filhos, por mais tolo que eles fossem. Os Kavu eram tão poderosos que expulsaram as primeiras tropas phyrexianas de Yavimaya e durante a invasão, foram de grande importância na proteção de Dominaria, nem mesmo Crovax, o Ascendant Evincar ousou desafia-los.

Ad

Durante a invasão Gaia mostrou seus poderes por muitas vezes, enviando seus Elementais para batalha e unindo duas raças diferentes dando origem aos Povo Voador de Gaia, criaturas meio-elfo, meio-tritão, e elas foram mais umas das forças que nasceram para proteger Dominaria.

Image content of the Website

Apesar de nunca ter aparecido para ninguém, os planeswalkers Urza e Freyalise confirmam sua existência por várias vezes, até mesmo o pai das máquinas Yawgmoth acreditava que Gaia na verdade era Rebbec, a heroína que selou phyrexia lá na época dos Thran, ele pensou que Rebbec havia passado por uma transformação semelhante a dele e se transformado em uma deusa, para muito isso foi um delírio da mente do senhor das trevas e ainda não temos nenhuma confirmação oficial sobre isso, outra coisa que Yawgmoth chegou a dizer que Gaia era a única verdadeira deusa em Dominaria e isso sim, é algo que muitos concordam.

A carta Protetor de Gaia que apareceu na coleção Dominaria também conta mais sobre o que Gaia fez pelo mundo depois da batalha contra phyrexia e prova que ela ainda está presente no plano.

“Os phyrexianos que tombaram há muito foram transformados em elementais por Gaia, mas os demais habitantes de Yavimaya ainda os olham com apreensão.”

Image content of the Website