Magic: the Gathering

Deck Guide

Guia de Deck Modern: Agonas Dredge 2021

, updated , Comment regular icon0 comments

Vamos começar uma série de deck techs modern para inspirar você, jogador, a voltar a jogar esse formato que já foi tão popular.

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Olá caros amigos, hoje iremos nos aventurar por um outro formato, diferente daqueles que já escrevemos até agora, mas que vem voltando a cena, e tende a atrair novamente muitos jogadores, assim que as lojas de todo o Brasil começarem a abrir.

Hoje faremos um deck tech Modern, esperando que ele retorne ao meta em breve.

O deck é o Dredge.

Loading icon

O Dredge é um deck que baseia seu plano de jogo totalmente em seu cemitério. Por isso vem sofrendo ultimamente com os muitos hates de cemitério.

O deck figurou entre os melhores em 2016, depois que Golgari Grave-Troll foi desbanido. Infelizmente, muito rapidamente ele foi banido novamente, principalmente depois da Magic World Cup de 2016, onde o membro da Grécia, Bill Chronopolos foi campeão com o deck de forma brilhante.

Ad

Ele ainda sofreu algumas alterações desde aquela época até mesmo com o banimento de Faithless Looting. Mas não vamos enrolar muito, e ir direto ao que interessa.

Começando é claro, pela base de mana, são oito Fetch lands, duas Arid Mesa, três Wooded Foothills e três Bloodstained Mire. Irão buscar as shock lands ou as montanhas. As fetchs tem sinergia muito elevada com esse tipo de deck, enchendo o cemitério rapidamente, além de dar utilidade ao Life From the Loam.

Duas Stomping Ground e duas Blood Crypt, as shock lands, que podem entrar em pé, dependendo da necessidade. Duas Montanhas também, pois é importante para o deck ter essa montanha facilmente no turno um ou dois.

Duas Forgotten Cave e esse draw é muito importante em qualquer momento do jogo, pois pode gerar um desencadeamento da habilidade principal do deck.

Usamos duas Copperline Gorge, que pode entrar desvirada e apenas uma, mas muito importante Gemstone Mine, pode ser um dos melhores terrenos no jogo dois, permitindo lidar com as ameaças, gerando mana de qualquer cor logo no começo.

Loading icon

Seguindo, chegamos as criaturas. Neste deck usamos 23. Poderiam ser menos, mas não é um grande problema. Em relação às listas mais antigas, essa de 2021 é bem mais atual, referindo as duas novas criaturas que falaremos a seguir.

Dois Golgari-Thug e quatro Stinkweed Imp. Interagem totalmente com o deck, principalmente pelo fato de que, elas são as engrenagens que fazem toda a máquina que é o baralho, girar. Sua habilidade, Dredge, faz, no momento de comprar uma carta, fazer uma escavação com essa carta. O Imp não é comum entrar em jogo, mas se precisar, tem uma espécie de toque mortífero. Seguindo, quatro Bloodghast, tem aterragem, por isso a importância do cemitério não é fácil, vai entrar no campo de graça e bater muito nos adversários. Quatro cópias de Narcomoeba, entra direto na mesa. Três Prized Amalgam, que entra em campo sem custos também, depende muito da interação com vizinho. Muito forte, vai bater 3 cada um. Podendo ser dois ou três em campo.

Loading icon

Três Merchant of the Vale // Haggle, vai fazer o baralho funcionar também, descartar antes de comprar é essencial para o deck, ainda mais depois do banimento de Faithless Looting. Ainda tem a instantânea, que faz o mesmo, pela Aventura, habilidade específica da carta, mas pelo custo de uma vermelha apenas, se tornando um bom drop um.

Ainda temos três cópias de Ox of Agonas, vai entrar e esvaziar a mão e comprar três. É uma ótima chance de desencadear o Dredge três vezes aqui, uma para cada compra de carta. O melhor custo a ser pago para entrar, é o custo de Escape, duas vermelhas e exilando oito do cemitério. É um número relativamente alto, ainda mais se tratando de um deck totalmente dependente do cemitério, então será necessário que tenha muita atenção e cuidado ao utilizar este custo alternativo.

Ad

Quatro artefatos, Shriekhorn sendo ótimo drop um, vai tombar duas do cemitério do jogador, e obviamente é do controlador, e o melhor momento de se ativar essa habilidade, é antes de comprar, para aumentar as chances de um dredge.

Loading icon

O deck ainda conta com quatorze feitiços, quatro Cathartic Reunion, é o pilar do deck, a carta chave, o drop dois perfeito. Vai descartar como custo adicional, e comprar três. Poderá descartar duas cartas com Dredge, e a cada Draw, usar um Dredge, e se alguma carta com Dredge saiu durante a execução da habilidade, ela poderá ser alvo para desencadear um novo Dredge, consequente de um draw.

Quatro Life From the Loam, tem sinergia com as Fetch lands, podendo reutiliza-las. Funciona como Dredge, é claro, e ainda combina muito bem com Conflagrate, que usa duas cópias apenas, e é um dos finalizadores do deck, enchendo a mão de terreno, e depois pagando seu reciclar, principalmente.

Finalizando, quatro Creeping Chill seu custo até que é alto, mas seu principal uso, é dar três de dano oponente, e ganhar três de vida. É importante ressaltar que, ao ser conjurado do exílio, que é pra onde vai depois de ser tombado, foge de algumas cartas que estão a postos para acabar com um cemitério que seja ameaçador.

Bom pessoal, esse é o deck. No começo, pode parecer ser uma tarefa um pouco complicada, ser o piloto desta máquina, que já foi tier do formato. É preciso muito esforço e dedicação para entender suas interações, meios de otimizar suas compras de carta, precisa também saber quando escolher ou não o Dregde, pois poderá perder muitos recursos irrecuperáveis, sendo então necessário observar muito bem, e analisar cada cenário. O deck é muito divertido e muito forte, competitivo também, principalmente IRL.

Agradeço a todos pela leitura e até o próximo.