Magic: the Gathering

Deck Guide

Guia de deck Sultai Ultimatum Standard - Atualizado

, Comment regular icon0 comments

O artigo atualiza o guia de deck e guia de side do Sultai Ultimatum, o deck mais utilizado do formato Standard.

Edit Article

Olá! Hoje vamos falar um pouco sobre o deck considerado o melhor do formato Standard (ao lado do Mono Red), o Sultai Ultimatum, que acabou de ser campeão do $5K Strixhaven Championshp Qualifier da Star City Games (08/05), sendo este o principal campeonato não profissional do circuito atualmente.

Essa é uma atualização de meu outro artigolink outside website falando sobre o deck, pois com a chegada de Strixhaven, vieram algumas techs alternativas que têm servido bem ao propósito do deck, como Solve the Equation, Professor Onyx e Quandrix Cultivator. Como o outro artigo explica minuciosamente carta por carta, aqui vou explanar somente as cartas novas que fazem sentido ser adicionadas ao deck e um guia de side para as principais matches.

Ad

Vamos apresentar a lista campeã da SCG que, a meu ver, está bastante otimizada, tanto que ganhou o torneio fazendo um recorde de 11-0 e depois falaremos sobre as cartas de Strix que são passíveis de ver jogo no deck. Essa lista não usa todas as cartas listadas, mas elas são realisticamente utilizáveis no deck, dependendo da build.

Loading icon

Agora vejamos as cartas playable de Strixhaven para o deck:

Cartas novas jogáveis

Loading icon

A planeswalker encaixa muito bem no deck por ser uma carta tutorável com Emergent Ultimatum e comba com Vorinclex, Monstrous Raider que, ao entrar em campo antes, faz com que Liliana entre com 10 marcadores de lealdade, conseguindo ativar a ult que basicamente ganha o jogo automaticamente. Mesmo quando não conseguimos combinar Onyx com Vorinclex, a vantagem de cartas gerada por ela costuma ser suficiente para valer a adição de uma cópia no deck (não mais que uma porque não queremos ficar com uma cópia parada na mão enquanto a outra fica na mesa, assim como Tibalt).

Loading icon

Essa carta vem sendo bastante utilizada, apesar de não estar contida nessa lista. A criatura rampa um terreno, habilitando um turno antes as jogadas pesadas do deck e tem um bom corpo para bloquear contra decks agressivos e para atacar em matches ramp/control como a própria mirror de Ultimato. Esse não é o tipo de criatura que normalmente queremos anular, mas, ao deixar entrar em campo, precisa ser removida em alguns turnos ou impedida de atacar por outra criatura com pelo menos 4 de resistência. As builds sem Esika’s Chariot e Eureka Moment costumam usar Quandrix Culivator e isso para não sobrecarregar a curva 4 do baralho que já tem 4 Binding the Old Gods, Polukranos, Unchained e Extinction Event.

Loading icon

A cantrip é muito boa em matches longas por comprar 2 cartas e poder rampar um terreno, sendo assim uma carta boa para em qualquer momento do jogo. Não é uma carta para matches contra decks aggro, mas é útil num field cheio de mirrors de Sultai, Temur Aventuras, alguns Dimir Control perdidos e o meme revivido Sultai Nest. Duas cópias da carta é um bom número, pois não queremos floodar a mão com várias cópias da carta, mas queremos comprá-la na curva ou no late game para obter card advantage.

Loading icon

Eu era reticente a esta carta antes de utilizá-la, mas gostei bastante do tutor de ultimatos. A carta é excelente quando podemos conjurar Ultimato no turno seguinte ou no late game para tutorar nossa bomba de 7 manas, além de ser tutorável no próprio Ultimato, sendo uma opção interessante para uma pilha com outras cartas, por exemplo, Alrund’s Epiphany e Kiora Bests the Sea God. Já aconteceu de eu escolher justamente essa pilha, me darem Solve the Equation + turno extra e conjurei outro Ultimato no turno seguinte graças ao tutor de 3 manas.

Na versão um pouco mais ramp com Quandrix Cultivator, a carta encaixa bem no deck por ter mais probabilidade de gerar mais manas 1 ou 2 turnos antes da versão sem a criatura. Também temos que nos atentar ao quão carregada está a curva 3 do deck com cartas como Mystical Dispute, Elspeth’s Nightmare e Cultivate, cartas essenciais no deck (a saga pode ser utilizada no side, mas é excelente contra Dimir Rogues e Cycling). Uma cópia no main deck basta já que a carta se torna inútil se não tivermos uma sorcery boa para tutorar no late game.

Ad

Loading icon

O counter de Strixhaven é absurdo e basicamente todas as listas com azul usam ao menos 1 cópia nem que seja no sideboard. Algumas listas já utilizam a carta no main deck como hate ao Sultai Ultimatum e, em menor proporção, ao Cycling. Gosto da carta em praticamente todas as matches contra decks azuis por exilar todas as cópias de alguma anulação ou mágica relevante como Alrund’s Epiphany e Zenith Flare. Pós-side contra Cycling e Sultai é uma carta necessária, mas gosto contra Dimir Rogues e Izzet Dragons também pela possibilidade de exilar todos Into The Story ou Drown In the Loch no caso do Rogues ou todas Mystical Dispute, Negate ou Saw It Coming no caso do Izzet. No pós-side contra o Cycling, há muitos cenários nos quais a partida chega no late game e o deck fica dependendo exclusivamente do Zênite. Quando Test of Talents anula a carta, o concede sempre vem em seguida porque o deck não aguenta jogar contra Kaervek, the Spiteful e Elder Gargaroth. Gosto de duas cópias no sideboard para esses objetivos.

Loading icon

A última carta de Strixhaven passível de usar no deck é um descarte que exila o cemitério da jogadora alvo, habilidade muito relevante contra Rogues, Cycling e os decks de sacrifício com Kroxa, Titan of Death’s Hunger. Na própria mirror de Sultai o descarte de 2 cartas é relevante e ainda podemos levar junto um Polukranos do cemitério, completando o hate de cemitério com Elspeth’s Nightmare e descartes com Duress. Uma cópia no sideboard é suficiente porque a carta geralmente é inútil no late game quando a partida vai para o topdeck.

Hora do que importa, o guia de side:

Sultai Ultimatum

IN:

Loading icon

OUT:

Loading icon

Dimir Rogues

IN:

Loading icon

OUT:

Loading icon

Cycling

IN:

Loading icon

OUT:

Loading icon

Gruul / Mono Red / Boros Winota

IN:

Loading icon

OUT:

Loading icon

Mono White

IN:

Loading icon

Ad

OUT:

Loading icon

Izzet Dragons

IN:

Loading icon

OUT:

Loading icon

Naya Toski

IN:

Loading icon

OUT:

Loading icon

Temur Aventuras

IN:

Loading icon

OUT:

Loading icon

Mardu/Rakdos Sacrifice

IN:

Loading icon

OUT:

Loading icon

Por hoje é isso. Espero que tenham gostado da atualização do guia de side. Quaisquer dúvidas, feedback e comentários, fico à disposição aqui ou no meu canal na twitchlink outside website diariamente a partir das 22h. Abraços e até a próxima!