Magic: the Gathering

News

Imunidade dos TCGs podem acabar com nova Reforma Tributária

, updated , Comment regular icon0 comments

A nova reforma tributária prevê a substituição do PIS/Cofins por um novo imposto. O que isto afeta o Magic?

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Poucas pessoas sabem, mas em 2016 foi decidolink outside website no STF que colectible card games (TCG) são extensões de livros e, devido a isso, são sujeitos à imunidade tributária que livros possuem. O vocábulo "livro" contido no artigo 150, inciso VI, alínea "d", da Constituição Federal não se restringe à convencional coleção de folhas de papel, cortadas, dobradas e unidas em cadernos, mas sim em qualquer suporte (disco, disquete, cartões, vídeos e outros), nos quais seja possível antever a divulgação de material literário - de acordo com o TRF-3.

Ad

O ministro Dias Toffoli julgou o mérito e destacou que os bens importados em questão possuiam garantia da imunidade e logo não precisam pagar PIS/Cofins entre outros impostos de importação. "Não é relevante o fato de que, além de se prestar a transmitir conhecimento, mesmo que lúdico, o material se preste a outra finalidade, como a de jogo de competição, pois isso não lhe retira a característica de assemelhado a obra literária" - Completa Toffoli.

Mas a imunidade tributária de TCGs, apesar de julgada no STF, ainda não foi clara. O juiz Tiago Bitencourt em agosto de 2019 julgou contralink outside website a imunidade tributária de uma importação da empresa Coqui Distribuidora. Apesar do Dias Toffoli citar o Yu-Gi-OH como exemplo no processo, o Juiz Tiago relata que a decisão do STF era com respeito a figurinhas: "Nessa, afirma que o produto da impetrante constituiu um jogo de cartas e não um álbum de figurinhas, pelo que o precedente do STF não seria aplicável.". O julgamento ainda se encontra em andamento processual no TRFlink outside website.

Image content of the Website

Independente de cada importação ser julgada, a imunidade tributária dos TCGs pode de fato ter seu fim agora. A nova reforma tributária do Ministro da Economia, Paulo Guedes, prevê o fim dos impostos PIS/Cofins, estes seriam substituídos pela Contribuição de Bens e Serviços (CBS), com alíquota de 12%. Paulo Guedes disselink outside website que a ampliação de programas sociais pode substituir o fim da isenção de impostos sobre livros, previsto na reforma tributária apresentada pelo governo ao Congresso. O fim da isenção de impostos para livros é consequentemente o fim da imunidade tributária para TCGs.

Segundo Kenneth Wong, contador da Ernst & Young, a soma dos tributos PIS/Cofins atualmente gira em torno de 9% sobre as despesas, dependendo da forma de tributação. O fim da imunidade junto com a criação de uma alíquota nova, podem fazer os preços dos TCGs subirem acima de 10%.

Adendo

A Cards Realm não se posiciona nem contra nem a favor da Reforma Tributária. A unificação dos tributos podem significar diminuição dos impostos em outros sentidos para a economia. A proposta do artigo é apenas comentar sobre a imunidade dos TCGs.