Magic: the Gathering

Opinion

Meta análise - Semana 3 de Penny Dreadful

, Comment regular icon0 comments

Após 4 temporadas, o deck Cycling ainda mostra que é competitivo e que vem ganhando espaço com bons resultados. Sabe aquele ditado: lista velha é que faz comida boa? (ou seria panela?)

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Ele estava em nosso artigo anteriorlink outside website entre os decks que poderiam aparecer nesta temporada mais uma vez e isso se concretizou. Como deck que mais apareceu em pódios, com 16 aparições sendo metade deles em top1 ou top2 - chegando a final dos eventos - o deck Cycling boros não perdeu nenhuma peça fundamental desde sua criação na temporada 16 (em Ikoria), e mostra que ainda pode ser uma presença frequente e que deve ser levada em consideração ao se pensar em side.

Ad

Image content of the Website

RESUMO

Temporada: 19

Semana atual: 3

Semanas até a rotação: 13

Qnt de eventos: 20

Qnt de players: 185

Tipos de decks usados: 127

Image content of the Website

Como podemos ver, houve um aumento à partir da segunda semana na quantidade de decks mas que se manteve na terceira semana, porém o que aconteceu com a participação em pódios foi ainda mais acentuado, mostrando que a mesma quantidade conseguiu mais resultados. Com uma porcentagem acima de 70% de vitórias - atrás apenas do Neoform Hermit com 74% - o deck vem se beneficiando do meta que tem dificuldades de parar uma lista tão resiliente e mutável e que conta nesta temporada com Jegantha, the Wellspring como companheiro para poder escapar de possíveis locks dos oponentes caso a ciclagem de cartas não possa mais acontecer.

Image content of the Website

Olhando ainda estes dois gráficos notamos uma queda grande de participação dos Goblins dekcs assim como os resultados deles e talvez o começo dos decks RDW dando lugar em quantidade mas ainda sem tantos resultados expressivos.

Os decks midrange como Rakdos e Abzan, assim como Dimir tempo e Burn, mostram uma curva muito próximas de representantes, com uma alta e logo após queda, porém diferente do Rakdos e do Dimir que estão mantendo posições e aumentando suas participações em pódios, Burn e Abzan vêm perdendo seu lugar ao sol, este segundo tendo pouquíssimas aparições (apenas 3 tops no total).

Já os decks Oops all Spells (incluindo Neoform Hermit) que não aparecem na lista de mais usados, se mostram presentes entre os mais vitoriosos.

Metalworks que apareceu com um deck combo difícil de se utilizar, é atualmente o segundo mais utilizado, ainda aparece em pódios, mas mostra sinais de que pode acabar perdendo espaço já que as cores o deixam vulnerável além de depender muito de peças fundamentais que sem elas a vitória e até mesmo sem o combo é impossível: Metalwork Colossus e Scrap Trawler.

Image content of the Website

Nosso campeão do Penny Kickoff - evento que abriu a temporada - JAC (Jeskai ascendency) aparece em 3º lugar depois do Cycling e do Neoform hermit até agora em porcentagem de vitórias mas bem longe da quantidade que está sendo jogada dos demais representantes.

Image content of the Website

Os dados do gráfico acima consideram apenas decks com resultados com mais de 2 decks utilizados, eliminando outliers.

Um deck que pode ser uma boa pedida quando se quer baixo custo e bons resultados e que conseguiu um top1 pilotado pelo nosso colega Humberto da Cards Realm: o Hushnough, deck que se assemelha a um WW mas com a vantagem de no próprio main deck possuir cartas que evitam o efeito de ETB como Hushwing Gryff e Tocatli Honor Guard. Ambos focam em evitar a desvantagem do Phyrexian Dreadnought para potencializar um ataque agressivo, mas além disso, estes dois cards comentados também evitam que os efeitos do adversário sejam ativados e com Balustrade Spy e Siege rhino rodando bastante no formato eles são uma mão na roda para parar a estratégia do adversário.

Ad

Image content of the Website

Calma aí! Antes de falarmos sobre listas, vou deixar o que está sendo utilizado ou que pode ser utilizado para combater o cycling:

Bônus - Side Help

Como comentei lá no começo o deck de cycling tem muita resiliência, mas possui duas armas principais: Zenith Flare e Lightning rift.

O primeiro é até fácil de se lidar, basta remover o cemitério, sem cemitério o Zenith vai ser igual a 0. Para realizar isso, temos:

Loading icon

Outro jeito de se lidar com o Zenith é exilando ele antes de ser castado, cartas que normalmente já estarão no side contra decks combos como:

Loading icon

O segundo card pode ser parado com remoção de permanentes ou quebra de encantamentos, mas lembre-se que você pode usar um Lightning Rift no seu deck também para que sempre que o oponente cicle um card você possa ter a opção de causar 2 de dano.

As demais condições de vitória são baseadas em criaturas e remoções de criatura irão pará-las:

Loading icon

Por último deixo a carta que mais gosto de utilizar contra decks de ciclagem e que servem até mesmo contra decks que possuem bastante counters, com a ausências de Stabilizer no formato nesta temporada, ele faz o mesmo papel com a desvantagem de ser 2 manas a mais, porém vantagem de saber o draw do adversário:

Loading icon

DECKLISTS

Com resultado perfect de 8-0, o deck mais principal comentado hoje Cycling pilotado pelo jogador swiftwarkite2:

Loading icon

Apesar de estar sendo utilizada em larga escala com praticamente todos os últimos resultados sendo conseguidos pelo jogador citado na frase anterior, este deck nesta temporada foi originalmente criado pelo jogador brasileiro adryannthehero04. Talvez as modificações fizeram com que ficasse mais resiliente. Aqui segue a lista inicial e que também conseguiu bons resultados:

Loading icon

Mais um resultado invicto com 8-0 feito pelo jogador darkpantsu com o Neohermit:

Loading icon

Chegando ao pódio no TOP1 nosso colega daHUmberto da Cards Realm pilotou este deck que põe um 12/12 com trample turno 3 na mesa, quer mais aggro que isso?

Loading icon

RDW sempre é perigoso e como temos visto o aumento trouxe o deck que conseguiu um TOP1 deste arquétipo:

Loading icon

E para finalizarmos as listas trago um deck com o temido quebrador de formatos Astrolábio que tem ajudado no filtro de cores mas nada tão perigoso a ponto de sofrer algum banimento, este deck também conseguiu um TOP1 na semana passada:

Loading icon

Por enquanto, é isto. Espero que tenham gostado dessa análise do metagame!

Quaisquer perguntar ou sugestões, podem deixar nos comentários.

Obrigado pela leitura e boa jogatina!