Magic: the Gathering

Opinion

Meta análise Penny Dreadfull - S18 2.0 - Até semana 06

, updated , Comment regular icon0 comments

Vamos explorar o formato Penny Dreadfull vendo os decks com maiores percentagens de vitória entre outros detalhes da semana 06

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Depois de 2 semanas melhorando a coleta e transformação dos dados, peguei boas referências com outros produtores que analisam o meta de outros formatos, e pretendo agora reformular a análise do Penny Dreadful pra melhor. A partir desta semana teremos informações mais detalhadas para que você possa ter uma noção maior do que está acontecendo no formato. Não falaremos apenas do último final de semana e nem apenas dos top 8. Seguiremos a semana oficial do Penny: teremos um resumo acumulado de como o formato se molda ao longo do tempo; iremos informar a percentagem de vitórias de cada deck; e falaremos da média de preço de cada deck. Quer saber qual deck mais em conta está fazendo resultado? Chega junto!

Ad

Resumo geral até o momento

Temporada: 18

Semana atual: 7

Semanas até a rotação: 7

Qnt de eventos: 36

Qnt de partidas: +1600

Tipos de decks usados: 118

Image content of the Website

Chegamos a metade da temporada com quase uma equidade nas cores. A cor verde sendo bem menos usada enquanto a cor azul está mais presente nos decks. Como vimos nos últimos artigos, um balanceamento no formato está acontecendo de forma natural: os combos estão mais consistentes, os decks Midrange control estão dando conta dos Aggros. Este último arquétipo está tendo mais aparições no top 4 talvez até pela quantidade presente no formato. Vimos o mono red desaparecendo semana após semana e o affinity mantendo a média de 4 decks entre os top 4 da semana. Mesmo com o deck de elfos conseguindo emplacar a partir da semana 5, a cor verde parece que não caiu no gosto da galera nesta temporada.

Image content of the Website

Entre os decks com mais percentagem de vitória temos a consistência dos dimir que talvez seja o deck mais caro da temporada, com uma média de 7 tixs devido a base de mana estar salgada por duas cartas que estão quase 1 tix cada:

Loading icon

Já os decks abaixo de 3 tix que mantém uma boa reputação são Melfolks, AggroSlide (Cycling), Affinity e o Red Deck Win (RDW); todos abaixo de 4 TIX em média com percentagem de vitórias acima de 60%.

Como podemos ver, não temos nenhum deck que se destaque com uma percentagem de vitórias muito alta, quase todos estão na faixa entre 60 e 70 % (com excessão do Dimir Midrange com apenas 2 decks e 83%). Já por quantidade, temos o Affinity e o RDW bem a frente.

Image content of the Website

As quantidades altas de decks com artefatos e que abusam de cemitério acabam definindo o sideboard dos decks no formato. Temos em sua maior parte hate de cemitério para combater o Reanimate, Dredge e Cycling. Também temos bastante quebra de artefatos para combater o Affinty. Há pouco hate focado para segurar RDWs ultimamente, o foco está mais disperso em segurar Aggros no geral com remoções e globais já que muitos tipos diferentes de aggros estão em alta.

Quando olhamos para os maiores colocados no top 4, temos o Affinity aparecendo a frente, com 8 TOP 1 seguido pelo RDW, Aggroslide (Cycling) e Dimir Tendrils e Mono White Heroic.

Image content of the Website

Image content of the Website

Na evolução ao longo das semanas vemos o RDW saindo de cena e o Affinity se mantendo nas cabeças. O Aggroslide deu uma queda na semana 4, porém está retornando. Uba Mask pode ser uma boa opção para segurar o Cycling além da utilização de hate de cemitério tradicionais para lidar com o Zenith Flare:

Loading icon

Ela impossibilita as cartas compradas de serem cycladas, retirando e muito a interação do deck, sendo incolor pode ser usado em vários decks porém seu custo 4 pode ser um pouco pesado para decks com baixo custo de mana.

Ad

Última semana - Semana 6

Com decks Aggros mantendo a consistência, vimos a cor verde aparecendo muito pouco com alguns tribais de elfos nesta última semana.

Image content of the Website

Entre duas versões de elfos que estão sendo jogadas e que fizeram resultado nesta semana, temos a primeira que tira valor da entrada de criaturas em campo e como motor o Cloudstone Curio para retornar a mão e usá-las novamente:

Deck criado pelo jogador thyshuffler que conseguiu top 2 na quinta s18-w6:

Loading icon

Já a segunda versão gera valor como o tradicional elfos de encher a mesa e inflar para um ataque massivo. Este ataque pode contar com End-Raze Forerunners ou o Tribal Forcemage além dos lords.

Deck criado pelo jogador blasteddd que conseguiu top 1 na sexta s18-w6:

Loading icon

A cor azul manteve sua percentagem. Merfolks tiveram ótimos resultados na semana, ele conseguiu duas aparições no top 4 sendo uma o campeão. O segundo troféu do jogador BR Shadowater0 com este deck nesta temporada.

Enquanto o RDW tem sumido, tivemos 1 aparição de Dredge esta semana. Desde a semana 4 que não víamos representantes do deck Dredge.

Image content of the Website

Affinity continuou sendo o primeiro deck em números de aparição em top 4 e também o deck com maior quantidade nos torneios, seguido por elfos que foi o segundo em quantidade e segundo em aparições no top 4.

Image content of the Website

Dos decks de 1 tix que fizeram resultado temos o mono black reanimate, Mono White Heroic e o Aggroslide(Cycling).

Image content of the Website

Hora das Decklists

Para os amantes do tron, o jogador nef_x criou um deck que tira valor da carta Astral Slide para blinkar suas criaturas e impedir que o jogador adversário desenvolva suas estratégias, inclusive removendo a fase de combate com o Stonehorn Dignitary. Em um meta com muitos decks de criatura pode ser uma boa escolha:

Loading icon

Apesar de conseguir fazer um 3-1, este deck ficou apenas no top 8. Criado pelo jogador wizzerinus, um WW de respeito:

Loading icon

A terceira lista de hoje será um deck muito forte e que promete dar trabalho, um Mardu Midrange criado pelo jogador Acarecan:

Loading icon

E aí o que achou da nova estrutura e das novas informações? faltou algo ou gostaria de algum assunto? Manda ai nos comentários.

Agradecimentos:

Agradeço ao Álvaro França do Mindgearslink outside website que faz o Metanalysis do pauper pela troca de ideias que me ajudaram a dar uma melhorada na análise.

Fontes:

https://gatherling.com/link outside website

https://pennydreadfulmagic.com/link outside website

https://mtggoldfish.com/link outside website