Magic: the Gathering

News

Metagame da Semana: Um Mundo Pós-Banimentos

, Comment regular icon0 comments

Na Análise do Metagame desta semana, vemos os resultados da primeira semana pós-banimentos nos formatos competitivos, com boas novidades na grande maioria deles.

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Jogadores e Jogadoras!

Sejam bem-vindos a mais um Metagame da Semana, desta vez faremos uma análise do impacto dos banimentos da última Segunda-Feira, que causou uma enorme mudança em muitos dos formatos competitivos.

Standard

O Standard Challenge de Sábado, dia 20 de Fevereiro, foi composto pelo seguinte Top 8:

3 Naya Adventures

1 Mono-Red Aggro

1 Mono-White Aggro

1 Dimir Rogues

1 Sultai Yorion

1 Jund Sacrifice

O Naya Adventures é um deck que tem feito resultados desde o lançamento de Kaldheim, inicialmente como uma versão do Gruul Adventures com um splash branco para Showdown of the Skalds, mas as atuais versões estão seguindo um rumo um pouco diferente:

Ad

Loading icon

Essa versão do Naya Adventures se aproveita da curva baixa das suas criaturas junto ao fato de usar diversas criaturas com poder alto para fazer bom uso de mágicas como Unleash Fury e Kazuul's Fury // Kazuul's Cliffs para ter uma opção de acelerar o clock e até mesmo ter um botão de “free-win”.

O deck também aproveita a interação de Goldspan Dragon com mágicas que dão alvo para acelerar a mana e até mesmo poder fazer uma combinação entre as duas mágicas, causando o dano de combate com Unleash Fury para, em seguida, usar Kazuul's Fury // Kazuul's Cliffs para fechar o jogo.

É uma lista bem interessante, e definitivamente vale o teste nos torneios e ranqueadas do Magic Arena.

No Domingo, o Standard Challenge foi composto pelo seguinte Top 8:

2 Mono-Red Aggro

2 Mono-White Aggro

1 Dimir Rogues

1 Naya Adventures

1 Temur Adventures

1 Rakdos Sacrifice

Decks Temur no Standard tem apresentado cada vez mais mudanças com o lançamento de Kaldheim, agora não apenas se limitando as variantes de Ramp com Genesis Ultimatum.

Apesar da versão Adventures com Obosh, the Preypiercer já existir, essa versão joga fora toda a temática de ramp e tenta jogar como o fair midrange, tirando proveito do late-game supremo que Alrun’s Epiphany cria para o jogo, já que um turno extra com 2 corpos na mesa é uma quantidade absurda de valor para um deck com tantas cartas de qualidade.

Loading icon

Pioneer

O Pioneer Challenge de Sábado teve o seguinte Top 8:

2 Rakdos Pyromancer

1 Jund Sacrifice

1 Boros Burn

1 Naya Winota

1 Mono-Red Aggro

1 Mono-Black Aggro

1 Mono-Green Walkers

É importante mencionar que os decks que mais fizeram resultados no Top 32 desse evento foram o Niv to Light e o Rakdos Pyuromancer, compondo juntos um total de 46% dos decks presentes, mas há uma enorme variedade de decks nos one e two-ofs.

O Rakdos Pyromancer é um deck que faz ocasionais resultados no Historic, mas que não parecia conseguir acompanhar o Pioneer por conta das mágicas do formato serem mais eficientes e os decks de Uro serem melhores. A ideia de conseguir fazer Kroxa, Titan of Death’s Hunger tão cedo quanto o turno 3 e ainda possuir outros meios de interação e sinergia com cemitérios e entre as cartas em si com Stitcher’s Supplier, Village Rites, Young Pyromancer e Dreadhorde Arcanist criam uma base sólida para um deck que pode se tornar um dos melhores do formato em algum momento.

Loading icon

Já no Domingo, tivemos o seguinte Top 8:

2 Niv to Light

2 Rakdos Pyromancer

1 Mono-Black Aggro

1 Grixis Valki

1 Jund Sacrifice

1 Dimir Control

Novamente, um Top 8 onde podemos ver o reflexo de um metagame onde Rakdos Pyromancer e Niv to Light se destacam, com o Niv to Light agora optando por utilizar Klothys, God of Destiny como um card que serve tanto para servir como um bom meio de acelerar o jogo quanto um clock e um meio de hatear o cemitério alheio.

Mas o deck que se destaca neste Top 8 com certeza é o Grixis Valki, que utiliza da combinação de Valki, God of Lies com Release the Wind para trazer a versão Planeswalker, Tibalt, Cosmic Impostor para a mesa por um custo baixo tão cedo quanto o turno 3.

Ad

O resto da shell do deck funciona como o clássico Dimir/Grixis Control com diversos efeitos de 1 por 1 e card advantage com Dig Through Time, Jace, Vryn's Prodigy // Jace, Telepath Unbound e Kolaghan’s Command, além de Lurrus of the Dream-Den como seu companion.

Loading icon

Modern

O Modern Challenge de Sábado foi composto pelo seguinte Top 8:

2 Boros Burn

1 Azorius Control

1 Heliod Company

1 Mono-Red Aggro

1 Izzet Blitz

1 Living End

1 Dimir Mill

Com o deck mais presente possuindo apenas 9,38% do Top 32, o Modern parece ter voltado ao seu estado natural de formato diversificado e quase imprevisível, com uma gama de decks de todos os tipos possíveis dentro do metagame.

O Azorius Control é um deck que, apesar de ter sido afetado pelo banimento de Mystic Sanctuary não perdeu muita coisa e deixou de ser ofuscado pelos Goodstuff decks utilizando Uro, e o fato de servir como um bom predador dos decks Aggro presentes no formato hoje tornou dele a escolha certa para a primeira semana pós-banimentos no Modern.

Loading icon

No Domingo, o Modern Challenge possuiu o seguinte Top 8:

2 Heliod Company

1 Juns Shadow

1 Izzet Blitz

1 TitanShift

1 Azorius Spirits

Heliod Company parece um deck com potencial para ascender no formato dentro das próximas semanas: A combinação de cards de qualidade que habilitam um fair-game somado á possibilidade de combar a qualquer momento com Heliod, Sun-Crowned e Spike Feeder, além de poder causar dano infinito com Walking Ballista parece a solução perfeita para um deck que se provou ser bom o suficiente para ser banido do Pioneer.

A Shell do deck ainda possui muito espaço para customização e podemos futuramente ver inclusive outras variantes dele de acordo com como o formato for se modificando, já que Collected Company é um card extremamente eficiente e o principal motivo para muitos decks Modern e Pioneer sucederem ou até mesmo existirem hoje.

Loading icon

Pauper

O Pauper Challenge de Sábado teve o seguinte Top 8:

2 Boros Bully

2 Izzet Faeries

2 Elves

1 Tron

1 Bogles

É notório que houve uma significativa diminuição dos decks Ux no Pauper desde o banimento de Fall from Favor.

Talvez, um dos maiores fatores contribuintes para a redução dos Ux no formato é que as demais cores do formato começaram a ganhar novas ferramentas mais eficientes ao longo dos anos, que junto de intervenções diretas como aconteceu na época do Blue Monday (onde Gush, Daze e Gitaxian Probe foram banidos), fizeram com que o Azul estivesse á par das demais cores do formato em termos de Power Level.

Ainda acredito que os Blue-Based Decks são de fato os melhores decks do formato por conta do Card Selection e do valor agregado de suas criaturas, mas a inclusão de efeitos de 2-por-1 mais vantajosos para as demais cores e respostas eficientes colocaram esses decks como mais um competidor no Pauper, e não como a absoluta melhor escolha no Metagame.

Loading icon

Já no Domingo, o Pauper Challenge foi composto pelo seguinte Top 8:

4 Boros Bully

Ad

1 Izzet Faeries

1 Gruul Ponza

1 Cycling Storm

1 Burn

Boros Bully é um deck que, apesar de ter sido pouco acreditado após o lançamento de Commander Legends, continua a fazer grandes resultados no cenário competitivo do Pauper e pode ser considerado o melhor Monarch deck do formato hoje.

Isso deve-se ao fato de que o Boros Bully consegue ter a maioria das qualidades dos demais Monarch Decks, mas numa curva mais agressiva graças á combinação de cards como Squadron Hawk, Battle Screech e Rally the Peasants. A mecânica de Monarch habilita ao deck conseguir jogar o late-game quando necessário, mas sem deixar de lado a agressividade que uma abertura com esses cards consegue criar.

Além disso, o Boros Bully é um dos decks mais sinérgicos do formato e o que melhor usa Faithless Looting graças á quantidade de valor que os cards com Flashback podem gerar dentro de um jogo, tornando do Looting essencialmente um compre 2 cards por 1 mana.

Por fim, Cleansing Wildfire ajuda muito mais esse deck contra Tron do que os demais Monarch decks, já que o Boros Bully consegue manter a curva mais agressiva mesmo com mágicas disruptivas, diferente dos demais Monarch Decks que são constantemente apresados pelo principal Control do formato.

Loading icon

Legacy

O Legacy Challenge de Sábado apresentou uma mudança significativa no Top 8 do formato por conta dos banimentos.

1 Esper Mentor

1 Dimir Shadow

1 Izzet Delver

1 Ad Nauseam Tendrils

1 Hogaak

1 Grixis Control

1 Miracles

1 Doomsday

Num Top 8 praticamente ausente de Delver decks e com a agora inexistência dos decks de Snow por conta do banimento de Arcum’s Astrolabe, o Legacy está procurando sua nova identidade e seus Top tiers do formato.

Particularmente, apesar de ser um deck que sofre com o que acredito ser uma temporária diminuição dos Delver decks no formato, Hogaak me parece um deck bem posicionado para o metagame hoje já que possui um dos clocks mais rápidos e mais consistentes do formato enquanto consegue ter boas respostas no sideboard para a maioria dos hates.

Porém, vou dar ênfase ao Grixis Control do jogador MomsBasementStreams, que utiliza de grandes cards do formato que haviam sumido como Jace, the Mind Sculptor, Hymn to Tourach e Baleful Strix.

Loading icon

No Domingo, o Legacy Challenge teve o seguinte Top 8:

2 Sneak and Show

2 Death & Taxes

1 Sultai Delver

1 Doomsday

1 Elves

1 Ad Nauseam Tendrils

Podemos ver mais um Top 8 com decks que se consagravam com alguma frequência nos últimos anos anteriores ao surgimento de Arcum’s Astrolabe e Oko, Thief of Crowns ao formato, como Sneak and Show e Death & Taxes.

Aqui destaco a lista de Sultai Delver, que utiliza quatro cópias de Uro, Titan of Nature’s Wrath junto a uma engine de Card Advantage com Dark Confidant e a shell clássica de respostas + ameaças de custo baixo com Delver of Secrets e Tarmogoyf.

Apesar da utilização de Uro nessa lista, me questiono quantas vezes o Titã foi realmente útil fora de servir de pitch para Force of Will e Force of Negation num deck cujo manabase parece extremamente gananciosa e suscetível á Wasteland, além de utilizar suas próprias cópias. É de se esperar certo ceticismo sobre Uro nessa lista já que não o imagino sendo jogado pelo seu custo de Escape com frequência nesta manabase.

Ad

Loading icon

Conclusão

Esta foi a análise desta semana do Top 8 dos Challenges dos formatos competitivos. Os ventos estão mudando, os jogadores estão tentando encontrar os novos melhores decks dos formatos e outros decks estão tentando se reinventar e se redescobrir após sofrer o efeito dos banimentos.

Continuaremos observando o impacto dos banimentos e a criatividade dos jogadores nas próximas semanas!