Magic: the Gathering

News

Metagame da semana: ventos da mudança

, updated , Comment regular icon0 comments

Estamos aqui com mais uma análise do Metagame dos Challenges, desta vez dos dias 17 e 18 de Janeiro de 2021 !

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Jogadores e Jogadoras !

Estamos aqui, mais uma semana, para outra análise dos Challenges deste fim de semana e o impacto esperado no futuro do Metagame.

Standard

O Top 8 Standard Challenge de Sábado, dia 16 de Janeiro, foi composto de:

2 Mono-Green Food

1 Gruul Adventures

1 Esper Doom

1 Dimir Rogues

1 Dimir Control

1 Boros Cycling

1 Rakdos Midrange

Com um Top 8 mais diversificado do que o das últimas semanas (apesar de ter um total de 13 cópias de Gruul Adventures no Top 32), o deck que mais se destaca é o Boros Cycling, do UrsaMajor.

Ad

Loading icon

O deck é muitas vezes visto como um deck incomum no Metagame por possuir pouco espaço no formato apesar de possuir uma boa base de construção, redundância e, de quebra, é uma ótima opção de deck budget.

O que se destaca nesta lista é a enorme quantidade de 1-ofs no Sideboard do deck que possivelmente acabaram ajudando o jogador a ter uma enorme gama de respostas diferentes para as mais variadas ocasiões durante o evento !

Já no Domingo, tivemos um Top 8 mais próximo do tradicional:

3 Gruul Adventures

2 Dimir Rogues

2 Mono-Green Food

1 Rakdos Midrange

Aqui, destaco a lista ganhadora, o Rakdos Midrange do jogador Edel utilizando cards como Embereth Shieldbreaker e Skyclave Shade em seu Maindeck !

Loading icon

Pioneer

O Pioneer Challenge de Sábado foi composto pelo seguinte Top 8:

2 Burn

1 Four-Color Omnath

1 Mono-Black Aggro

1 Dimir Rogues

1 Sultai Reclamation

1 Mono-Green Walkers

1 Orzhov Auras

Mais um Top 8 diversificado onde o Burn demonstra servir como o "fun police" do formato, mas o deck que realmente se destaca aqui é o Dimir Rogues do jogador TheSandwichKing

Loading icon

A lista joga com alguns dos cards mais fascinantes do arquétipo do Standard como Thieves' Guild Enforcer e o acopla á staples do Pioneer como Thoughtseize e colabora com uma manabase mais eficiente.

Diferente do Standard, a lista Pioneer parece ser mais focada num jogo de Midrange ao invés de agir como um Tempo Deck, e ênfase especial para Notion Thief que pode servir para roupas os draws que o oponente normalmente faria com habilidades como a de Uro, Titan of Nature's Wrath e spells como Expansion // Explosion.

Já no Domingo, tivemos o seguinte Top 8:

2 Four-Color Omnath

1 All Spells

1 Gruul Aggro

1 Mono-Green Walkers

1 Esper Control

1 Burn

1 Azorius Spirits

Neste evento, destaco a lista de Gruul Aggro do jogador Mogged, que procura utilizar cards que rampam no primeiro turno do jogo para acelerar ameaças como Gruul Spellbreaker, Lovestruck Beast, e elevar a curva ainda mais com cards como Elder Gargaroth e Glorybringer

Loading icon

Modern

O Modern Challenge de Sábado teve mais um Top 8 diversificado:

1 Dredge

1 Azorius Spirits

1 Hammer Time

1 All Spells

1 Ad Nauseam

1 Dimir Mill

1 Amulet Titan

1 Jund

Faz algum tempo que não vemos um Jund Midrange no Top 8 de um Challenge, então é a lista do jogador ColdPier que dou destaque hoje já que comprova que a combinação de Bloodbraid Elf, Tarmogoyf, descarte eficiente e bons removal ainda é motivo o suficiente para jogar com o midrange mais clássico do Modern.

Loading icon

No Domingo, o Top 8 do Modern Challenge foi composto dos seguintes decks:

2 Jund Death's Shadow

1 Storm

1 Hammer Time

1 Ad Nauseam

1 Four-Color Omnath

1 GW Titan

1 Temur Uro

Aqui, destaco a lista de Jund Death's Shadow, que ganhou uma ótima carta com Scourge of the Skyclaves, adicionando a redundância que o deck precisava para manter um clock consistente com uma curva baixa e numa shell agressiva

Loading icon

Pauper

Após o banimento de Fall from Favor na última quinta-feira, o Pauper sofreu um impacto significativo com a perda da mais nova engine de card advantage dos decks azuis.

Ad

Este foi o Top 8 do Pauper Challenge de Sábado:

2 Orzhov Pestilece

2 Jeskai Affinity

1 Mono Blue Faeries

1 Flicker Tron

1 Dimir Faeries

1 Mono-Green Aggro

Se comparado á semana passada onde o arquétipo Faeries teve 11 decks no Top 32, esta semana o arquétipo teve apenas 6 cópias no Top 32, mas ainda assim conseguiu fazer o Top 1 com Mono Blue Faeries, que muitos jogadores acreditam ser a versão que mais foi prejudicada com o banimento

Loading icon

Force Spike é uma das cartas mais punitivas que o Pauper tem á oferecer e que poucos jogadores realmente utilizam. Num formato onde estamos tentando utilizar a mana de maneira eficiente todo turno e curvar as ameaças nos turnos certos, a inclusão de algo tão ínfimo como Force Spike pode fazer toda a diferença numa partida.

Já no Domingo, dia 18 de Janeiro, tivemos o seguinte Top 8:

2 Flicker Tron

2 Mono-White Heroic

1 Mono Blue Faeries

1 Cascade Ponza

1 Dimir Faeries

1 Boros Bully

Aqui destaco o deck Mono White Heroic, cujo além de ser extremamente acessível (custando em média 5 tix), é um deck extremamente intuitivo de se jogar e que, como podemos ver, consegue realizar bons resultados.

Loading icon

O Pauper passou por uma mudança significativa após o banimento de Fall from Favor e será bem interessante ver como o formato se comporta dentro das próximas semanas.

Legacy

O Top 8 do Legacy Challenge de Sábado foi composto por:

2 Hogaak

1 Snow Miracles

1 Izzet Delver

1 Death and Taxes

1 Sneak ans Show

1 Temur Delver

1 Doomsday

Muitos provavelmente não sabem, mas os decks de Hogaak, Arisen Necropolis são relativamente bem baratos de se montar ou alugar no Magic Online, especialmente a versão Rakdos pilotada pelo jogador Udon1590 para levar o troféu do evento.

Loading icon

A versão lembra muito as versões Rakdos que eram utilizadas no Modern antes do fatídico banimento do card que dá nome ao deck e de Faithless Looting e opera em velocidade parecida ou até mais rápida do que o deck costumava jogar no Modern. A inclusão de Anger para agilizar o clock em que o deck consegue vencer o jogo em um turno é apenas a cereja do bolo !

Já no Domingo, tivemos um Top 8 cheio de decks Temur:

4 Temur Delver

1 Temur Uro

1 Death and Taxes

1 Four-Color Snow

1 All Spells

Aqui preciso destacar o Death and Taxes, um deck considerado por muitos jogadores como uma ótima opção acessível para adentrar ao formato.

Loading icon

Conclusão

Esta foi a terceira edição do Metagame da Semana de Janeiro de 2021.

Com Kaldheim se aproximando do lançamento, poderemos ver mudanças ocorrendo na grande maioria dos formatos competitivos de alguma maneira, especialmente em formatos como o Standard que parecem estar precisando de uma boa movimentação !