Magic: the Gathering

Review

Miracles no Commander - Aminatou, a Forjadora de Destinos

, updated , Comment regular icon0 comments

hoje falaremos de uma mecânica que se enquadra entre as inusitadas: hoje é dia de falar sobre Milagre com Aminatou, a Forjadora de Destinos

Edit Article

Olá, meus queridos! Tudo bem com vocês? Meu nome é Fogaça e estou aqui novamente para falar sobre Commander.

Quando falamos de um formato tão amplo quando nosso EDH, não se tem uma fórmula específica para criar decks, desta forma, há sempre a discussão da build que usa as mecânicas que mais agradam os jogadores contra as que possuem maior eficiência. Já abordamos os conceitos em si nos artigos anteriores, mas, um fato que não ficou claro é que algumas estratégias podem ser aproveitadas no cEDH, mesmo não sendo convencionais para o formato; jogadores que gostam de exilar as próprias permanentes, millar os oponentes, reciclar seus cards ou preferem outras estratégias também podem utilizá-las aqui, e, por isso, hoje falaremos de uma mecânica que se enquadra entre as inusitadas: hoje é dia de falar sobre Milagre com Aminatou, a Forjadora de Destinos.

Ad

Image content of the Website

CONCEPÇÕES INICIAIS

Lançada na coleção de Commander 2018, Aminatou se enquadra em dois arquétipos presentes nos mesões – o próprio Miracles e o Blink (ato de exilar e retornar para o campo as próprias permanentes); sua curva também favorece uma estratégia Midrange, caracterizando aquele tipo de jogo que responde à mesa enquanto se estabelece e busca seus recursos. A lista de hoje é uma adaptação da construção do jogador Vinícius Silva, o conhecido Jitte, autor de um deck que consegue rodar seu jogo e tirar vantagens enquanto atrapalha o gameplan alheio.

CONSTRUÇÃO DO DECK

Inicialmente, a lista tinha sua base em algumas mecânicas que não temos acesso, sendo estas pautadas no acesso a cartas de valores exorbitantes – ao exemplo da combinação de The Tabernacle at Pendrell Vale e Reitor da Academia; sem o Tabernáculo, por exemplo, os reitores (tanto da academia quanto da arena) são nerfados, não sendo válidos para. Pensando nisso, aumentamos o valor das outras cartas para reforçar nossa estratégia.

Primeiramente considerando nossa wincon, a própria comandante pode ser combinada tanto com Guardião Felidar, quanto com Juramento de Teferi para criar um loop de ETB, o qual será aproveitado por Altar da Linhagem para millar nossos oponentes. Além do modo anterior, garantiremos que nenhum truque de cemitério será utilizado para tirar vantagem de nosso Altar com a carta Descanse em Paz, a qual poderá ser combinada com Elmo da Obediência para eliminar um oponente por vez.

Pensando na mecânica de Blink, um tipo de carta que possui afinidade por esta é Planeswalker; nossos Planinautas podem ser exilados após a primeira ativação de suas habilidades para serem considerados novos objetos no campo e ter seus efeitos usados novamente. Este fato é combinado com a presença de Juramento de Teferi como peça de combo, o qual também maximizará nossos walkers. Cada uma de nossas escolhas tem como seu objetivo aumentar a sinergia do deck e funcionar como meios de controle durante a partida.

Falando agora sobre os milagres em si, a retirada de Imperial Seal não implica em uma perda total de nossa sinergia, uma vez que teremos tutores que serão responsáveis por reorganizar o topo de nossa biblioteca, não só favorecendo os Miracles, mas também ajudando cartas como Contrabalançar (Tampo de Adivinhação do Sensei é a exemplificação perfeita da manipulação que teremos).

Por fim, haverá um pacote completo que aproveitará efeitos de entrada no campo e de manipulação do topo de nosso deck para desenvolver um controle na mesa, agregando valor em cada jogada que poderemos fazer e sendo somados com staples que permitirão que a vida dos oponentes se torne um pouco mais miserável.

Loading icon

SUBSTITUIÇÃO DE CARTAS DE ALTO VALOR

O deck combina staples com cartas de alto valor de jogo para agregar em sua sinergia, porém, estas primeiras podem ser substituídas por opções mais baratas, desde que com mesma função.

Ad

POR ONDE COMEÇAR?

Como novamente temos uma construção que se beneficia de cada carta em prol do conjunto, há maior dificuldade de dar um pontapé inicial partindo de algum lugar. Sugiro, contudo, que o próprio combo de Altar com as cartas de ETB seja uma de suas primeiras escolhas, junto com opções que permitam card advantage (ao exemplo de Desbravadora das Nuvens).

CONCLUSÃO

Com posse de todas essas informações, podemos concluir não necessariamente precisamos estar presos a mecânicas que não nos agradem; a lista de tiers também é baseada em popularidade. Não digo que não há méritos para os considerados mais poderosos, mas afirmo que há para os deixados de lado por opiniões que muitas vezes não são justificadas.

Por hoje ficamos por aqui. Agradeço a todos que tem acompanhado essa série de artigos e peço que sempre deixem seu feedback para continuarmos melhorando. Até a próxima, meus queridos!