Magic: the Gathering

Opinion

MTGO Budget: Dicas para manter o orçamento em dia

, updated , Comment regular icon0 comments

Pandemia fazendo aniversário e nós também completando 1 ano jogando MTGO, se liga nessas ideias pra você gerenciar e não perder nenhuma oportunidade de aumentar sua coleção no Magic Online.

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Você talvez já tenha visto por aí artigos ou até pesquisado "Budget decks", não é mesmo?

Aqui mesmo na Cards Realm volta e meia temos artigos que abordam algum deck com ideias de como substituir aquela carta mais cara ou até mesmo uma lista de diferentes tipos que além de fortes cabem no bolso.

Neste artigo não vou tratar de um certo deck ou algum formato específico; pretendo trazer ferramentas, dicas, ideias e sugestões que você pode usar no Magic Online para gerar mais valor com sua coleção. Ganha o jogo quem conseguir tirar mais valor das cartas durante a partida, então porque não também estendermos esta ideia para tentar fazer com que suas cartas ou suas futuras cartas não sejam aquela ficha de bode 0/1 no Turno 6 totalmente fora do ritmo?

Ad

Image content of the Website

Por isso decidi escrever este artigo, contando o que aprendi depois de 1 ano de Magic Online. Como sempre joguei apenas físico, parti da ideia de que iria utilizar o MTGO para passar a vontade de jogar até as coisas voltarem ao normal, por isso decidi não comprar cartas e jogar apenas os torneios free, além de trocas e vendas de cartas com decks budgets para minha diversão. Com o tempo muitas vezes fiquei tentado em comprar cartas, mas sempre desistia e hoje já consegui formar uma coleção que me permite jogar vários formatos, que me garante uma diversão e posso dizer que estou bem satisfeito. Não participo de cenários tão competitivos e ao todo minha coleção deve valer uns 150 tix (o tix equivale a +/- 1 dólar, seria em torno de 500 reais), nada mal para quem colocou apenas 5 dólares de ativação de conta, não é mesmo?

Palavras iniciais

Acho importante começar falando o que este artigo é e o que ele não é para alinharmos expectativas: Este artigo se destina aos jogadores casuais que assim como eu puderam encontrar no MTGO um local para jogar seu game na segurança de casa, mas com a mesma ou até menos possibilidade de destinar muita grana para este hobby. Se você começou a jogar no MTGO com os torneios free, se você usa os loan 0800 para montar decks e se divertir com a galera, ou se você até compra tix e quer utilizá-los da melhor maneira possível, acredito ter bastante coisa para te mostrar!

Atenção: Este artigo não é um passo a passo de como ficar rico, este artigo não é propaganda de alguma loja e ele também pode não ser tão interessante para alguém que quer investir no cenário competitivo ou que já use um aluguel de 500 tix para montar seu deck.

Dito estas palavras necessárias, vamos logo ao item número 1, gerenciando sua coleção de forma eficaz sem perder o aumento de uma carta, já que o primeiro passo é sabermos onde estamos para depois querermos definir para onde vamos. Quais suas cartas mais caras? Ou será que você tem algum "lixo" caro parado aí?

FERRAMENTA online: Card keeper

Se você já precisou, ou se você teve a brilhante ideia de catalogar sua coleção física, deve ter passado por algo beirando a loucura, não é mesmo? Separar cada carta, de cada edição, digitar em algum site ou planilha; sem contar que isso leva um tempo enorme e sempre que há uma mudança você tem que ir lá e tirar manualmente a carta da lista. No final até pode ficar bom caso você queira pesquisar se tem aquela carta que triplicou de preço ou caso você queira vender/trocar.

Bem, como o MTGO é um meio eletrônico as coisas são bem mais simples, você só precisa exportar a lista da coleção ou no próprio programa temos a aba coleção onde você pode filtrar e navegar, porém ele vai necessitar do MTGO aberto, que pode ser um pouco lento, você não vai poder carregar pra qualquer lugar no bolso além dele não dar informações como por exemplo: que carta é a mais cara?

Há diversas formas desde ler o arquivo exportado do programa por um excel caso você tenha familiaridade, ou utilizando programas e sites na internet que oferecem este serviço, aqui mesmo no site da Cards Realm temos uma seção onde você pode criar sua coleção, gerenciar e até fazer trocas. Mas eu queria mais, queria o preço das cartas online também, "money honey! Money!"

Ad

Image content of the Website

Foi então que depois de perder um pouco de tempo tentando usar o bom e velho excel e entre outras opções como um programa chamado magic workstation (confesso ser mais trabalhoso que o excel), descobri esta ferramenta da cardhoarder totalmente gratuita e simples de usar, voltada para o gerenciamento da coleção específica do MTGO e que muitos desconhecem, o Card-keeperlink outside website.

A cardhoarder, caso você não saiba, é um dos maiores patrocinadores de diversos torneios free no MTGO que conheço, apoiando diversos formatos. Abaixo você encontrará um breve passo a passo de como o card-keeper funciona e como você pode usar para gerenciar e enxergar o valor da sua coleção:

Antes de usar a ferramenta você precisa de duas coisas, a primeira é o arquivo da coleção e a segunda é ter uma conta no site da cardhoarder, caso você não tenha é só se inscrever, o que é indolor e bem rápido.

Como exportar sua coleção do MTGO

Talvez para muitos isso seja algo fácil, mas conheço algumas pessoas que desconhecem, por isso veja que na guia "Trade Binders" haverá uma lista chamada "Full Trade List", esta é a lista de todas as cartas que você possui no MTGO. Você conseguirá clicar com o botão direito e exportar o arquivo .dek. Este arquivo pode ser editado em excel ou editores de texto, mas isso da um pequeno trabalhinho, daí entra esta ferramenta que vamos utilizar.

Image content of the Website

Card-keeper, importando a coleção e utilizando a ferramenta

Após você exportar o arquivo com sua coleção atualizada, você poderá importá-la no card-keeper que é bem fácil. Ao entrar na seção do sitelink outside website(após seu cadastro) você verá uma tela com várias cartas, clique no canto superior em "Import Collection", irá aparecer uma janela onde você deve escolher um arquivo do seu computador, você irá direcionar para o arquivo que acabou de gerar (o Full Trade List.dek). Logo após você deve clicar em "Process File" e sua coleção irá aparecer na tela.

Image content of the Website

Card-keeper, navegando e pontos interessantes

Vamos aos pontos mais interessantes desta ferramenta que se distingue das demais: VALORES. O primeiro e talvez mais expressivo, é o valor total da sua coleção, no canto direito superior haverá uma caixinha como esta:

Image content of the Website

Nela o valor do meio "Est. Buylist Value:" define quanto o bot deste site pagaria por sua coleção caso ele a comprasse por inteira. Ela é uma aproximação de como você está, como comentei no início comecei com a coleção que vem na conta, e após um ano jogando minha coleção está avaliada em 130 tix.

Isso é bom? Para mim, me agrada e é um ótimo ponto de partida, ou de checagem, se pensar que no início ela deveria valer uns 10 tix e a algumas semanas atrás ela custava 100, consegui ganhar ou valorizar a coleção em mais de 130 tix desde o começo. Aí está embutido trocas e vendas bem sucedidas, mas também todas as premiações que ganhei até agora.

Ad

Outro ponto é que esta conta não é tão exata e como falei é uma estimativa, mas já te ajuda a saber como está o geral, você está aumentando ou diminuindo a quantidade de valor na coleção. (Nem sempre um preço muito alto identifica uma coleção melhor ou pior, mais a frente vou falar de versões mais baratas das cartas, o que pode mostrar isso e um segundo ponto de atenção é que este valor não se atualiza de forma automática, ao entrar sempre é recomendável que você clique em "Update Estimate" para que os valores sejam atualizados, as vezes entre minutos o valor aumenta ou diminui e é claro que sempre que houver mudança na sua coleção você precisará exportar o arquivo e refazer o passo importando a coleção.)

Após este valor interessante, vamos continuar com nosso tour pela ferramenta, no canto esquerdo temos vários filtros. Na parte superior central há a barra de filtro geral principal onde você pode escrever o nome de uma carta, partes do nome ou até keywords como "haste" que irá mostrar todas as cartas com a palavra haste que você tem na coleção.

A coleção por padrão será mostrada da mais cara para a mais barata, e há também um filtro que primeiro dará apenas as cartas "compráveis" mas é só você removê-lo para que possa ver todas as cartas da coleção ou fazer a classificação por alguma outra categoria como por cor, ordem alfabética ou relevância.

Abaixo das classificações e filtros o cartão de informações de cada carta irá mostrar três coisas:

1- A quantidade que você tem da mesma carta, ignorando a edição, logo se você tem dois sets de edições diferentes você irá ver 8 cartas contabilizadas.

2- O valor de venda caso você queira comprar a carta no site deles.

3- Se eles compram e por qual preço pagam. Caso não comprem não haverá valor nesta parte.

Image content of the Website

Aqui começam nossas análises, você pode ver que cartas estão com valor alto; entre elas, quais você tem usado? Fariam falta? E aí deve começar a surgir mais perguntas como: Qual seria o valor dela? O valor médio de venda/compra, será que ela "spikou"?

Eu costumo entrar quase todos os dias nesta ferramenta e dar uma olhada mesmo que rapidamente para poder ficar de olho se aparece uma carta entre as mais caras que não estava lá ontem. Vale lembrar que esta ferramenta é online, a sua coleção fica na conta do site podendo ser acessada de qualquer lugar, pelo celular por exemplo, o que facilita no dia a dia, eu não abro o jogo todo dia, mas posso abrir várias vezes esta coleção para fazer alguma pesquisa.

DICA BÔNUS

No site da cardhoarder há um editor de decks que você pode utilizar para criar uma lista e com a ferramenta de coleção ele fica até mais fácil pois há um botão de "remover da lista cartas que já possuo" ou seja, você pode criar uma lista ou importar a lista de um site e checar quais cartas você já tem na coleção, não é interessante? Com isso você pode evitar de gastar com cartas que já possui. Outro ponto é que se você for comprar neste site, quando pesquisar cartas neste bot ele já irá informar se você tem e quantas tem na coleção.

Ad

Acompanhando histórico de preços

Eu amo gráficos e amo fazer análises (apesar de ser 100 vezes jogador de mono-red a jogar de mono-blue) e entendo que muitas pessoas ou não se interessam ou simplesmente não curtem, por isso não vou me aprofundar tanto, mas falarei o básico para que qualquer um possa entender e usar as dicas deste tópico e para quem já conhece, a analise pode ser mais aprofundada também pois os sites tem mais opções.

Saindo do site da cardhoarder, vamos para dois outros sites que costumo utilizar para fazer análises mais focadas em determinados cards: Goatbotslink outside website e MTGOwikipricelink outside website. Este segundo eu uso menos que o primeiro, mas ambos tem suas funcionalidades únicas.

Começando pelo segundo, o site Wikiprice foi uma sugestão de um colega da equipe que descobriu para fazer busca de cartas para comprar e vender. Ele possui uma ferramenta que checa o valor em milhares de BOTS de compra e venda. Lá você pode pesquisar uma determinada carta, e qual o valor está sendo vendido para poder decidir onde comprar, parecido com a liga.

Image content of the Website

Exemplo da pesquisa por Gut Shot, a esquerda valores de venda e a direita valores de compra.

Infelizmente nem todos os bots estão listados nesta plataforma, porém temos vários e podemos ter uma ideia de preço. Outro ponto interessante é a segunda parte desta página onde temos o gráfico contendo a informação de compra e venda ao longo do tempo, o que nos permite saber se ele está em um preço normal ou se está acima ou abaixo da média. Também podemos ver a margem entre compra e venda caso seu objetivo seja comprar algo que mais a frente pode vender sem ter tanto prejuízo.

Image content of the Website

O site da Goat é mais simples e vai te mostrar na guia "Trending"link outside website um resumo das 13 cartas que mais subiram de preço e quais as que mais se desvalorizaram em cada formato no momento atual, dentro da semana, no mês, nos últimos 6 meses e também as mais caras no total. Os valores são deste bot (vale lembrar que este é um dos bots mais baratos mas você consegue ter uma noção da variação e do valor da carta já que, quando sobe, ela sobe em todas as lojas por igual.), mas você consegue enxergar se uma carta está muito acima ou muito abaixo.

Outra opção boa nesta guia de Trending, é que ao pesquisar uma carta no campo de filtro, você poderá ver o histórico de preços da carta com os valores máximo e mínimo, da semana, mês, últimos 6 meses ou no todo deste bot :

Image content of the Website

Exemplo de visualização do card Gut shot

Você pode observar que este card do exemplo tem aumentado seu preço ultimamente de 50 centavos para 1 tix, ou seja dobrou de preço, você pode verificar também como a linha se comporta nos últimos 7 dias, no último mês e até mesmo em todo seu ciclo de vida. Perceba que apesar deste bot ser mais barato, o comportamento dos preços é o mesmo do site Wikiprice.

Ad

Atenção: Não é porque a 6 meses atrás uma carta era vendida a 1 centavo que um dia ela voltará para este valor, mas dentro destes 6 meses se uma carta valia 10 centavos e ela fica variando com picos que sobem e descem constantemente, talvez se você precise dela a boa seja esperar este "ciclo" de aumentos e comprar quando atingir próximo a 10 centavos ao invés de comprar a qualquer momento, quando esteja 50 centavos por exemplo (caso muito comum de acontecer onde você poderia comprar um set em vez de apenas uma).

Voltando para o caso do Gut Shot, podemos ver nos dois gráficos (Goat e Wiki) que a última vez que ele chegou a custar 50 centavos foi em Janeiro, 3 meses atrás, logo quando ele se aproximou deste valor mas depois a média ficou acima de 1 tix. Logo após se aproximar de 50 centavos esta semana começou a subir, era de se esperar que ele voltasse para próximo de 1 tix.

ATENÇÃO: FUJA DE CILADAS

Duas coisas que eu vejo muito acontecendo com colegas é comprar cartas porque "vai que um dia entra em um deck...". O que eu acho disso é que se você tem crédito sobrando ou se você está fazendo isso pensando que aquela carta pode subir e caso não utilize lucre na venda (pautado nos gráficos e tendência + especulação) boa sorte, dá pra fazer, mas não é 100% das vezes que irá acontecer, por isso quando faço penso se a carta será jogável em algum deck meu, eu não compro uma carta que pode subir e que não vou utilizar, porque se não subir fico com carta parada. Mas se você vai comprar sem estas condições que falei acima, evite, não pegue cartas porque parecem boas apenas, ainda mais no MTGO que os preços são tão pequenos, "olha só... 0,005 essa carta, que mal tem pegar um set?", e quando você olhar tem um carrinho com 200 cartas que custam apenas 0,005 e isso já custa 1 tix... Outro ponto é não pegar na emoção, já que agora você tem ciência destes dois sites para verificar o histórico de preços, sei que parece chato, mas tente olhar se as cartas que quer estão com valor inflado, as vezes um ou dois dias pode causar uma diferença interessante.

Abaixo deixo dois exemplos que aconteceram comigo, em ambos eu tinha as cartas e consegui lucrar, utilizando o método de check da coleção, ambas custavam centavos e da noite para o dia cresceram absurdamente, mas o que eu quero chamar atenção é para o outro lado da moeda, do mesmo jeito que eu vendo, muitos devem ter comprado pensando em usar o combo "quebrado" e que depois de um tempo ou tomaram ban, ou viram que não era bem assim.

Image content of the Website

Maralen of the Mornsong, alta em Commander Legends depois do anuncio de Opposition Agent, os dois juntos fariam um lock que ganharia o jogo, e sim, eles fazem, mas não viu jogo além de Commander.

Image content of the Website

Violent Outburst, talvez a carta com Cascade que mais aumentou, independe de alvo e nas cores de Tibalt's Trickery, após revisão da mecânica de Cascade teve seu preço despencando e hoje já está normal.

Ad

Atualmente eu tenho novamente estas duas cartas em minha coleção, peguei antes para utilizar em decks (Penny e Pauper), na alta absurda eu vendi e hoje já retornaram ao normal e por isso as comprei para utilizar.

DICA: Se não gosta de análise cole com quem gosta de gráficos.

Na equipe temos um amigo que chamamos de agregado carinhosamente, que está disposto a aumentar sua coleção e joga muito bem, mas que não tem tempo e não quer ficar vendo gráficos, acompanhar lista e tudo mais, já eu e mais outros colegas temos o costume de utilizar estas ferramentas que estou comentando neste artigo, alguns com foco em certos formatos mais do que outros, e como somos um time de amigos, nos alertamos sempre que encontramos uma oportunidade.

Se você não conhece alguém em específico, fique de olho nos grupos de Whatsapp, no de Penny sempre rola listas durante a rotação que a galera disponibiliza além de toques que fazemos quando tem uma ou outra oportunidade.

Vale ressaltar que meu objetivo aqui é te mostrar como enxergar uma oportunidade de melhor compra ou de venda de carta parada sem uso na coleção e não apenas trending. Quando falamos de deck budget ou seja quando falamos de orçamento, normalmente temos um valor máximo que poderemos gastar em um deck, por isso aproveitar da melhor forma seus tix poderá fazer você conseguir mais cartas de que precisa. Eu utilizo estas análises para poder comprar as cartas que preciso ou que almejo para montar decks futuros ou vender cartas da minha coleção que não estão sendo usadas que tiveram um aumento significativo recentemente, mas como todo movimento terá seu risco, a carta pode subir demais, ou pode nunca mais abaixar, antes de vender ou comprar tenha em mente se você realmente precisa ou não da carta e caso queira utilizar estas ideias para lucrar fique à vontade de se arriscar.

Minerando oportunidades

OK, então já temos como saber como vai nossa coleção, gerenciá-la, se temos cartas caras, e como podemos ter noção se uma carta está cara ou barata. Mas é loucura acompanhar mesmo que uma lista de 20 cartas uma a uma certo? Aí entra uma ideia que talvez mais pessoas já utilizem e que desenvolvi com meus colegas de equipe para nos ajudar a acompanhar preços de uma lista de cartas que estejamos de olho, seja para vender ou para comprar.

O processo é bem simples, hoje temos alguns sites que disponibilizam editor de decks como o da cardhoarder como comentei, ou podemos usar até o carrinho de um site como o da goatbot. Basta você adicionar as cartas ao carrinho, clicar em fazer download, ou exportar o arquivo .deck e utilizá-lo em outro momento ou outros sites. Parece algo simples, mas ajuda muito no dia a dia pois as cartas saem no formato perfeito para os sistemas que o reconhecem. Por exemplo, tenho uma lista de terrenos que acompanho com shocklands, dual lands, e outras que pretendo comprar. Possuo uma lista de aproximadamente 20 cartas para fechar listas de decks, então de vez em quando eu entro nos sites (Goatbot e Cardhoarder) e mando importar a lista para o carrinho, lá eu consigo enxergar o valor de todas ao mesmo tempo, e dependendo do site como o Goatbot posso até entrar e ver uma carta em detalhe se ela está tendendo a aumentar ou cair.

Ad

Exemplo do site goatbot:

Entre na área do carrinho e clique em importar lista:

Image content of the Website

Após isso selecione o arquivo em seu computador, neste exemplo temos a opção de ignorar a edição da lista e pegar as cartas das edições que estiverem mais baratas até mesmo foils e promocionais:

Image content of the Website

A lista das cartas será apresentada com o valor de cada single, clicando na carta você verá o gráfico de histórico de preços como comentei, com o tempo e entrada mais frequente você vai perceber se uma carta está mais barata que ontem (fui no mercado e o leite era 2.99 semana passada, se hoje está 3.99 aumentou, certo?).

Image content of the Website

Verifique se há a carta de graça nos Bots Free

Outra opção muito boa que eu já cheguei a comentar em outros artigos é visitar os bots free antes de comprar cartas comuns e incomuns. Atualmente temos 3 bots ativos em que podemos pegar cartas de graça. (Sim, infelizmente tivemos uma redução de bots free, há um ano tínhamos até 6 bots com cartas free e o da cardhoarder tinha até cartas raras nele...).

Para otimizar seu tempo, esta lista que você vai fazer ou aquela lista do deck que você pretende montar, você pode utilizar para pesquisa nestes bots dentro do MTGO, abaixo vou deixar a lista dos bots e o passo a passo para pesquisar neles utilizando uma lista:

CardhoarderFreeBot, CardhoarderFreeBot2, CardhoarderFreeBot3: Do mesmo site que falamos a pouco, da ferramenta de coleção, CardHoarderlink outside website. Este bot é o que mais tem cartas grátis poderosas, como comentei, já cheguei a achar cartas raras, mas recentemente ele tem tido apenas cartas comuns e incomuns, mas cartas que você não encontra em outros bots free, porém fica ligado, ele sempre reseta a lista de cartas disponíveis por volta do dia 15 de cada mês, se demorar muito, as melhores cartas serão pegas. Nele, você consegue pegar até 64 cartas a cada 30 dias (praticamente um deck). O segredo dele é focar na cartas que não estão disponíveis nos outros bots e sempre ficar de olho quando rotacionar.

GoatBotsFreeBot, GoatBotsFreeBot2, GoatBotsFreeBot3: esses bots são do site Goatbotslink outside website, que além de muito confiável é um dos mais baratos para se comprar cartas. Nestes bots free você conseguirá 8 cartas diárias. Basta acessá-los na guia TRADE e escolher as 8 cartas. OBS: Todo dia a lista reseta, ou seja entram cartas a mais, porém as 8 cartas conta para os 3, se você entrar em 1 e pegar 4, e mais 4 no segundo, sua cota de 8 do dia se esgotam.

_DojoTradeFree: por último este bot vai te deixar pegar 8 cartas FREE por dia. Pode ir além, pois a quantidade que você doar pra ele, ele vai te dar em crédito. A doação não é obrigatória, mas se você tiver cartas a mais na coleção (mais que 4) você pode doar para ele e pegar mais cartas free. Para quem curte land full arte, quase diariamente eu vejo 2 lands de cada básica full de zendikar nele!

Ad

Passo a passo para usar uma lista nos bots de trade:

PASSO 1:

Ao acessar uma trade, vá no canto superior esquerdo e clique no botão ferramentas de pesquisa:

Image content of the Website

PASSO 2:

Selecione o botão importar lista:

Image content of the Website

Após selecionar o arqivo .txt ou .dek o bot vai retornar o que não tem, pode fechar a pequena janela que será mostrada e logo verá quais cartas ele possui que você selecionou, daí basta você colocar a quantidade que desejar para a janela a esquerda abaixo e continuar com a trade. Atenção: muita das vezes o bot pode não colocar a carta na aba de recebimento, pois pode ser de edição diferente, mas ele te mostra que tem. Basta arrastar para o canto esquerdo inferior ou dar dois cliques na carta.

Troque 6 por meia dúzia

Como no físico, no MTGO temos diversas edições da mesma carta, mas diferente do meio físico a lógica é diferente. Cartas foil e cartas promocionais não tem um valor tão absurdo, pelo contrário, é comum você encontrar cartas assim até mais baratas que sua versão normal. Talvez pelo fato de não termos tantas pessoas colecionando no MTGO já que é bem fácil de se conseguir as cartas, basta você ter todo o dinheiro necessário, entrar em um bot que haverá opções de comprar todas as cartas de uma edição de uma só vez, por exemplo.

E é aí que moram as oportunidades, se você quer uma carta cheque nos diversos bots o valor não só delas mas das promocionais. Em vários bots estas promocionais nem são vendidas, em outros como os de alugueis nem permite o aluguel das foils... Por isso uma das verificações que a galera da minha equipe faz de vez em quando é verificar o valor da carta comum (que aumentou de preço recentemente) e verificar a versão foil dela. Várias vezes compensa vender esta carta normal e o valor de compra é maior que o de venda da foil, ou seja, trocar a versão da carta mantendo ela na coleção, e ainda descolando uns trocados.

Exemplo: Palace Sentinels outro dia estava sendo vendido a 0,55 centavos na versão comum, o foil estava sendo vendido a 0,44. O valor de compra do Palace versão comum era de 0,50 centavos. Logo vendendo o set do comum e comprando o set do foil mantive a carta na coleção e lucrei 0,12 centavos. "Nossa ,quanto lucro!", como comentei, a ideia não é ficar rico, mas sim aumentar a coleção e ter as cartas que preciso sem gastar.

Um ponto que deve ser notado é que as cartas foil tem uma volatilidade menor que as comuns, elas não vão variar tanto de preço para mais ou para menos e tendem a ter um valor de venda inferior, ou seja, esta minha foil que foi comprada a 0,44 centavos, se eu for vender valerá 0,25 enquanto uma comum de 0,44 seria vendido a 0,30 ou 0,35, mais próximo do valor de venda. Como é uma carta que eu não pretendo vender pois uso em meus decks, não vejo problema, mas isso deve ser levado em consideração.

Às vezes esta diferença que comentei pode acontecer também entre bots, esta semana percebi que minha carta mais cara Lurrus of the Dream-Den estava sendo comprada em um bot a 11 tix a versão normal, e a versão foil sendo vendida a 9 em outro bot. Vendi em um e comprei no outro, mantive a carta e lucrei 2 tix, e como esta é a carta mais cara, eu lembro que peguei por 7 tix inicialmente, como já lucrei 2, ela me custou apenas 5... nada mal, não é mesmo?

Ad

PONTO IMPORTANTE: Estes exemplos foram sobre foil, mas temos diversas edições que podem ter variação de preço, cartas promocionais tem um valor muito pequeno pela alta quantidade de exemplares disponíveis e cartas de edições lacradas como Commander Decks ou Brawl Decks tem uma tiragem limitada, por isso valores mais altos. Ao mesmo tempo, cartas de Secret Lair tem um valor mais abaixo que as normais mesmo sendo "de produtos lacrados", por isso é bom pesquisar sempre todas as opções da carta que você procura. (OBS: no MTGO existe praticamente uma edição PRM promocional com símbolo do MTGO).

Dê tempo ao tempo

Quando falamos de budget e muito do que falei até agora, vai demandar um pouco de tempo e paciência, se você quer jogar com o deck pra ontem, você vai conseguir utilizar algumas dicas, mas pode não aproveitar todas. Um dos pontos mais importantes acho que é ter calma na hora da compra, escolher um deck e focar nele pra fechá-lo e depois partir para outro, são pontos cruciais.

Um outro ponto relacionado a tempo é o melhor dia de compra. Claro que não é uma matemática exata, mas em todo este tempo de MTGO e conversando com colegas que também jogam a mais tempo percebemos que há um padrão que acaba se repetindo toda semana e que você pode ficar de olho: Normalmente a galera competitiva joga os torneios maiores no final de semana, certo?

Neles são observadas muitas coisas, como que deck teve mais participação, o que teve mais vitórias consistentes... É perceptível que cartas que comporem estes decks no início da semana tendem a subir, assim como cartas fora do "meta" começam a descer, entre terça e quinta eu vejo que muitas cartas reduzem de preço, ainda mais se não fizeram tanto resultados no final de semana anterior, mas quando vai chegando sexta e sábado, os preços de outras começam a aumentar, porque normalmente os jogadores competitivos estão alugando os decks para jogar no final de semana (a galera competitiva não costuma comprar, eles alugam), porém isso retira cartas de circulação, o que tende a aumentar os preços. Eu não costumo gravar lista e acompanhar formatos muito de perto, mas de vez em quando sim dou uma olhada nos Top4 do Pauper ou Pioneer por exemplo, isso me ajuda a ficar por dentro do que joga e do que não joga, logo o que pode subir ou do que pode descer.

Palavras finais

Chegando ao final do artigo espero que algo tenha agregado para você leitor, mas acho que ainda preciso falar uma última coisa muito importante: quando falamos de budget, ele não quer dizer o mais barato, budget é uma palavra em inglês que significa orçamento e cada um vai ter um orçamento diferente para gastar. Caro e barato são palavras subjetivas para ser 0 e 1, o que pode ser muito caro para mim, pode ser um valor razoável para outra pessoa, e quando falamos de um jogo onde o objetivo é a diversão, o que você quer também é importante, além do que você pode pagar. Esse é mais um ponto para aproveitarmos ao máximo o valor gasto em uma carta para quem busca tirar mais proveito dos preciosos tixs para poder conseguir mais cartinhas para jogar.

Ad

Lembre-se que há sempre uma possibilidade de se jogar com o que você quer com o que você tem disponível, você só precisa achar o ponto de equilíbrio. Quando comecei no MTGO tinha os 4 tix que vem de presente para novas contas e as cartas na conta. Vendi duas cartas que vinham na conta que na época valia 1.5 tix (Véu do verão), daí entrei no Pauper, com apenas dois decks que estavam montados quase 100%, um MBC e um Heroic. Não conseguia ficar em 1º nos torneios, mas arranhava alguns top4 que rendiam premiações. Com as premiações fui começando a jogar o Penny Dreadful que me ajudou muito com a premiação deles além dos decks serem MUITO baratos (com em média 3 tix você tem um deck tier do formato), daí fui aumentando a pool, focando em cartas que jogassem em mais de um formato como lands, decks tribais (minha paixão) e cartas singles que percebia não perder valor como Mutagenic Growth no Pauper ou Standard Bearer.

Por fim gostaria de deixar 3 dicas primordiais que aprendi neste tempo todo:

- Não tente criar ou montar centenas de decks, você só joga com um por vez.

- Temos campeonatos gratuitos de Pauper, Pioneer, Modern e Penny, temos até de Legacy; então há espaço para você conseguir jogar sem custo já que também temos os Loan gratuitos onde conseguimos decks de até 12 tix de graça.

- Se divirta! Isto é um hobby, já nos basta ter que trabalhar, não leve estresse para a mesa.

Chegamos ao final deste artigo, e gostaria de ouvir você leitor, tem alguma dica de como aproveitar melhor os tixs? Deixa nos comentários para enriquecer e para que todos possamos desfrutar de jogos cada vez melhores!