Magic: the Gathering

News

Niko Aris - Planeswalker de gênero não-binário chega em Kaldheim

, updated , Comment regular icon1 comments

Dois novos planeswalkers foram revelados como parte da lore de Kaldheim, a próxima coleção de Magic. Niko Aris, planeswalker de gênero não-binário, vem de Theros chegando no novo plano!

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

A Wizards começou a revelar informações sobre a lore e as cartas que estão por chegar em Kaldheim. Esta será a primeira coleção de Magic de 2021, com pré-lançamento planejado para os dias de 29 de Janeiro até 4 de fevereiro e disponibilidade global em 5 de fevereirolink outside website.

Image content of the Website

Ao revelar planeswalkers que estão chegando em Kaldheim, a Wizards apresentou Niko Aris, personagem de gênero não-binário. Tendo como Theros seu plano Natal, Niko recebeu de um oráculo a profecia de que seu destino seria se tornar uma pessoa heróica e atlética, que nunca erraria um tiro com sua lança. Entretanto, Niko decidiu desafiar o destino e perdeu uma competição de propósito. Percebendo que poderia controlar seu próprio futuro, Niko busca se tornar-se uma figura heróica, como sempre sonhou.

Ad

Klothys, a deusa do destino de Theros, não apreciou o desafio. Assim como ela havia enviado Calix para confrontar Elspeth, que havia escapado da morte, os agentes de Klothys também perseguiram Niko. Durante o confronto com um dos servos da deusa, a sua centalha acendeu-se, levando Niko para longe do plano de Theros.

Image content of the Website

O principal poder de Niko é sua habilidade de conjurar fragmentos de energia mágica, semelhantes a espelhos, que podem ser transformadas em armas de longo alcance de diferentes tamanhos, como adagas ou lanças. Além disso, cada fragmento pode absorver o primeiro ser vivo que o toca, contendo-o em um espaço extradimensional por tempo limitado.

Segundo Katie Allison, uma das game designers responsáveis por Niko, os desenvolvedores queriam um poder que demonstrasse ao mesmo tempo a esperteza e a habilidade atlética de Niko, e não um "canhão de poder puro".

Chris Money, também designer da lore de Niko, afirma que o time queria representar a experiência compartilhada de pessoas não-binárias sem focar apenas na identidade de gênero, de modo que pessoas de diversos tipos podem se conectar com Niko. Assim, sua identidade é parte de sua história e composição, e não o todo.

Allison Steele, digital product manager, conta que, no fim das contas, Niko representa todos e todas que ouviram que deveriam ser uma coisa, mas que no fundo sabem que são algo diferente. Steele diz que está "[...]realmente feliz com a forma como caímos em algo tão universal. Eu acho que muitas pessoas (ouço dizer que a maioria?) sabe o que é desafiar expectativas não desejadas, então a maioria das pessoas poderá se sentir relacionada a Niko neste quesito".

Image content of the Website

Finalmente, Lake Hurwitz, artista conceitual principal, diz que entende que Niko representa "[...] o poder de fazer uma escolha para se expressar, ao invés de expressas as expectativas colocadas em você por outras pessoas. Há muita pressão para seguir as gastas e velhas estradas que leval para a exata mesma vida que outros estão levando. Niko é de muitas formas um símbolo do que Magic é sobre - encontrar o poder interno".

Você pode ler mais sobre Niko Aris no artigo da Wizards em seu site oficial, em inglêslink outside website.

Pessoalmente, creio que a Wizards acerta em cheio com a criação de Niko, e parabenizo a empresa por esta nova criação. Infelizmente, ainda vivemos em um mundo cheio de preconceitos e julgamentos e, sendo a comunidade de Magic tão diversa como é, acredito ser essencial não apenas a representatividade de grupos não favorecidos (que nem sempre são minorias númericas, a propósito) através de personagens na lore, mas também o levantamento de reflexões e discussões construtivas acerca do assunto.

É claro, já existem expressões de preconceito em relação a Niko e ao tema que está representado aqui. Entretanto, devo dizer que não apenas estou surpreso com a receptividade com que a comunidade abraça a mais nova centelha planeswalker (que com certeza ressoa muito mais que os comentários maldosos), mas também estou confiante que esta pode ser uma oportunidade de aprendizado para muitos e muitas.

Ad

Afinal, sejamos sinceros, nós até gostamos do estereótipo comumente encontrado em histórias sobre vikings. Mas não precisamos cair sempre na mesmice e nos clichês de vikings peludos, musculosos e mal-cheirosos. Há espaço para inovação e para novas histórias criativas. Há espaço para diversidade.

Image content of the Website

O que vocês acharam de Niko Aris? Quero saber a opinião de vocês! :)