Magic: the Gathering

Review

NO CHANGES? Thassa's Oracle e a solução do cEDH

, updated , Comment regular icon0 comments

Thassa's Oracle veio para ficar, vamos analizar rapidamente seu impacto no formato e apresentar seu novo deck

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Após a decisão de não banir Flash no EDH liberada na segunda-feira (20/01/2020), teremos um novo deck no formato: Fish Hulk. O spoiler de Thassa's Oracle causou reações imediatas na comunidade cEDH e novos pedidos para o banimento de Flash, que já ultrapassou sua estadia no formato. Apesar do aparente consenso de que uma ação deve ser tomada a fim de impedir a homegeneização do meta cEDH, a RC escolheu não tomar providências.

A decisão não foi surpreendente visto que os banimentos no formato são feitos a fim de acomodar o lado casual e, historicamente, o cEDH não é levado em conta nessas decisões.

Ad

Bem, já que Thassa's Oracle veio para ficar, vamos analizar rapidamente seu impacto no formato e apresentar um novo deck que deve, infelizmente, substituir diversas estratégias.

Image content of the Website

Decks que utilizam Laboratory Maniac + Demonic Consultation ganharam uma nova arma. Lembram quando Jace, Wielder of Mysteries foi lançado e a capacidade de vencer o jogo sempre precisar de outro efeito para comprar uma carta foi tão boa, tão boa, que o custo adicional não foi suficiente para torná-lo inviável? O inverso aconteceu. Temos um LabMan agora que não precisa de um draw e ele custa menos que o Laboratory Maniac original. Kess Consultation, Curious Control, Tasigur, Najeela... Todos os decks que utilizam Demonic Consultation como estratégia principal ou secundária ficaram mais fortes.

O problema reside no fato de que estratégia baseadas em Flash Hulk ficaram desproporcionalmente melhores com a nova carta. A capacidade de ganhar em instant speed por apenas 1U é uma vantagem muito grande para ser deixada de lado. Decks similares se tornaram obsoletos para dar lugar ao novo deck: Sushi Hulk.

Porém não temos apenas uma nova estratégia poderosa e um novo deck. Com pilhas super eficientes, a maioria dos decks é incentivada a utlizar a mesma estratégia, que tem como consequência homegeneizar o formato. Por que um jogador irá carregar hate para uma estratégia e diluir a qualidade do seu deck com cartas menos efetivas contra outros decks quando ele pode simplesmente adotar a nova estratégia? Temos um caso em que a melhor maneira de combater um deck é utilizar o próprio deck (ou princípios dele).

Com o agravante de Flash forçar os jogadores a representar respostas a partir do turno 2, causando jogadas tempo negativas para os oponentes. Esta provável homogeneização e disparidade entre o melhor deck do formato e os decks abaixo dele causam a sensação de uma formato "solucionado".

Sushi Hulk:

Image content of the Website

Image content of the Website

Wincon principal: Flash + Protean Hulk

Wincon secundárias: Thassa's Oracle / Jace, Wielder of Mysteries + Demonic Consultation / Tainted Pact

Bem... O nome do deck não foi completamente adotado, chamaremos aqui de Fish Hulk (também pode ser conhecido como Oracle Hulk, Sushi Hulk ou Unified Hulk).

O spoiler de Thassa's Oracle permite o uso da pilha Hulk mais eficiente e efetiva até hoje. É interessante mencionar as vantagens que Thassa's Oracle tem em relação ao Laboratory Maniac:

- Thassa's Oracle tem um CMC igual a 2, isso libera espaço na pilha Hulk caso necessário.

- Thassa's Oracle não precisa de um draw spell para vencer o jogo.

Ad

- Thassa's Oracle não precisa estar no campo de batalha durante a resolução de sua habilidade. Remoções em instant speed não servem para impedir o combo, visto que, mesmo que o jogador tenha todas suas permanentes removidas em instant speed (com um Force of Despair, por exemplo), a cláusula de vencer o jogo de Thassa's Oracle funciona com um deck vazio e devoção igual a 0.

A nova pilha consiste em: Thassa's Oracle + Nomads en-Kor + Cephalid Illusionist (Breakfast). Com o trigger de Thassa's Oracle na pilha o jogador utiliza o combo Breakfast para tombar o deck inteiro.

O deck também tem pilhas alternativas como: Thassa's Oracle + Spellseeker. Onde Spellseeker busca Demonic Consultation (ou Tainted Pact, caso o jogador se preocupe com a ameaça de um Mental Misstep) e o deck é exilado antes da resolução da habilidade de Thassa's Oracle.

Também temos as win conditions alternativas de Jace-Consult e Oracle-Consult (que agora só custa UUB).

O novo deck é capaz de ganhar em instant speed apenas com a resolução do Flash (1U) e tem pilhas alternativas para combater peças de stax como Cursed Totem. O deck também precisa rodar muito menos cartas "mortas" (apenas Nomads en-Kor e Cephalid Illusionist) em comparação com outros decks baseados em Flash-Hulk. A restrição de não poder utilizar cartas brancas também desapareceu, dando acesso a cartas como Aven Mindcensor, Silence, Dovin's Veto...

Como reconhecer: Não há motivos (suficientes) para utilizar outras versões deste deck. A partir de agora, é plausível assumir que todos os decks Flash-Hulk utilizarão esta estratégia.

Como combater: Agora é necessário respeitar o Flash enquanto o piloto de Fish estiver com 1U disponível (EM INSTANT SPEED). Peças de stax tradicionais como Graffdiger's Cage, Rest in Peace e Aven Mindcensor atrapalham bastante a rota Flash-Hulk, mas não param as rotas alternativas. O deck é montado para combater bem peças de stax, então você não deve se sentir seguro por causa de uma peça de stax na mesa. O deck também é capaz de grindar muito bem até o late game, especialmente agora que o número de peças para a pilha Hulk diminuiu e o acesso a cartas brancas foi liberado, então é preciso combater de alguma forma os Card Advantage Engines. Cursed Totem impede ativações do Thrasios e bloqueadores atrapalham a habilidade da Tymna.

Visto que não é mais possível contar com múltiplas remoções para impedir o combo (o Sacred já tinha essa proteção mas com um custo maior), é necessário combater diretamente o trigger do Protean Hulk com cartas como Tale's End e Trickbind. Outras peças de stax como Hushbringer e Torpor Orb também podem ser utilizadas para impedir o trigger de Thassa's Oracle, porém algumas listas podem utilizar Laboratory Maniac para combater Torpor Orb.

Ad

A análise deste deck estará também no terceiro artigo da série Manual do cEDH, porém este post teve caráter emergencial...