Magic: the Gathering

Deck Guide

O Incansável Tireless Tribe Combo no Pauper

, updated , Comment regular icon0 comments

Confesso que eu faço parte da parcela que acreditava que o Tribe morreria após o ban de Gush, e olha que essa minha opinião era baseada na hipótese de banirem apenas o Gush, agora imaginem esse ban acompanhado de Gitaxian Probe e Daze? Felizmente eu estava muito errado e sim, existe vida após o ban.

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Fala galera o/

Aqui é o Ari e no artigo de hoje analisaremos um dos principais combos do formato: O incansável Tireless Tribe Combo.

Confesso que eu faço parte da parcela que acreditava que o Tribe morreria após o ban de Gush, e olha que essa minha opinião era baseada na hipótese de banirem apenas o Gush, agora imaginem esse ban acompanhado de Gitaxian Probe e Daze? Felizmente eu estava muito errado e sim, existe vida após o ban.

Quem acompanhou o Pauper mais de perto nos últimos meses conseguiu observar as mudanças que o deck sofreu até chegar nas versões atuais. Logo após o ban, o primeiro movimento foi a adição das cartas Accumulated Knowledge, Peek, Compulsive Research e Tethmos High Priest.

Ad

No final de maio, o jogador do mol, Entropy263 conquistou um 5-0 com a seguinte lista:

Loading icon

O segundo movimento importante ocorreu após o lançamento de Modern Horizons, foi quando o inverno chegou ao Pauper trazendo tantas modificações para o Tribe que ele praticamente se tornou outro deck, deixou de ser Full Combo e se tornou um Midrange + Combo. O Kit Astro foi adicionado ao deck e o azul deu lugar ao verde, o deck até passou a ser conhecido como "Tribe Bate com a Bunda" por utilizar Treefolk Umbra, uma das principais carta do deck.

Em Julho, o jogador FARADAN conquistou o 7º lugar em um Pauper Challenge com a lista abaixo:

Loading icon

O movimento mais recente foi o surgimento da versão pós-ban mais consistente do deck até o momento. A adição da carta Whiteout fez o Tribe ressurgir na cena competitiva do Pauper. O deck já fez diversos resultados nas ligas e Challenges do MOL.

Loading icon

O Gush sempre foi importante no combo por realizar duas funções:

1ª Cavar o deck;

2ª Encher a mão de cartas que seriam descartadas para ativar a habilidade do Tireless Tribe várias vezes.

O Whiteout não cava o deck, mas consegue ser ainda mais eficiente que o Gush para ativar o Tireless Tribe porque além de lidar melhor com os anulas, todos os seus terrenos em jogo podem ser utilizados para voltar o Whiteout para a mão diversas vezes para descartá-lo novamente.

Muitas vezes o Tribe pré-ban tinha dificuldades para vencer jogos em que os oponentes ganhavam pontos de vida. O Tribe atual consegue lidar melhor com essas situações, já ouvi relatos de partidas que foram vencidas mesmo após o oponente ter feito um Weather the Storm para muitos pontos de vida.

Recentemente o jogador PauloCabral_BR conquistou dois Top 8's nos Challenges: 4º lugar no dia 25/08 e 7º lugar no dia 01/09.

Loading icon

Mais uma vez temos o exemplo de uma carta que sempre esteve presente no Pauper, porém ainda não tinha sido explorada pelos seus jogadores. Casos semelhantes aconteceram com Skred e com o próprio Tireless Tribe no passado.

Vivemos um momento de extrema popularidade do Jeskai, será que a resposta para o deck não se encontra adormecida nesse momento? Bom, isso é assunto para um outro momento. Para o artigo de hoje eu convidei o Paulo Cabral para uma entrevista, ninguém melhor do que ele para falar com propriedade sobre o deck.

Primeiramente gostaria de agradecer ao Paulo por aceitar responder nossas perguntas e compartilhar a visão dele sobre o deck com a comunidade. Espero que os leitores gostem dessa ideia.

Entrevista

Muitas pessoas acreditavam que o Tribe perderia sua relevância no formato após o ban de Gush, Gitaxian e Daze. Como foi sua relação com o deck desde o momento do ban até a lista atual?

R: Eu nunca tive uma relação muito próxima com o Tribe antes do ban, joguei com o deck, mas ele não tinha uma partida boa contra o Mono U e por esse motivo eu preferia jogar com outros decks naquela época.

Logo após o ban eu cheguei a testar uma versão do deck que utilizava Squadron Hawk para encher a mão, mas essa interação não era suficiente para fazer o deck rodar, só comecei a jogar frequentemente com o deck após a "descoberta" de Whiteout.

Ad

Na sua opinião, quais são as principais diferenças entre a versão pré-ban, que chegou a ser um dos principais decks do Pauper no passado, e a versão atual com Whiteout?

R: As diferenças estão principalmente nas funcionalidades que o deck perdeu com a ausência das cartas banidas. O Gitaxian Probe possibilitava conhecer a mão do oponente e combar com mais segurança, hoje jogamos "no escuro". Daze permitia surpreender o oponente e o Gush cavava muito mais cartas do deck, muitas vezes em situações extremas em que eu perderia o jogo na volta por não ter o Inside Out na mão, eu partia para o ataque ainda na esperança de encontrar a carta com o Gush durante o combate, algumas vezes isso funcionava.

Eu gosto da versão atual porque apesar de ela ser mais lenta, ela joga relativamente melhor contra os Aggros. A combinação de Seeker of the Way e Prismatic Strands melhorou o deck nesse quesito.

Você tem conseguido bons resultados com o deck no MTGO, tanto nas ligas quanto nos Challenges. Você acha que o deck está bem posicionado? Quais têm sido suas maiores disficuldades no meta atual?

R: Sim, considero o deck bem posicionado atualmente.

Ele tem uma match muito boa contra o Tron (considero 70% Tribe) e contra os aggros do formato.

As dificuldades são Jeskai (60% Jeskai) e Mono W Heroic, que considero a pior match para o Tribe.

Você chegou a jogar com o Treefolk Tribe, também conhecido como “Tribe Bate com a Bunda”? O que achou da lista?

R: Não, eu não joguei com o deck, mas certamente sentiria falta das cantrips. Apenas olhando para a lista, imagino que ela não tenha uma match boa contra Tron e Jeskai, o que é um problema, pois esses dois decks representam boa parte do meta.

Vamos fazer um jogo rápido? Irei citar algumas cartas e você diz qual a importância delas em sua lista?

Loading icon

Melhor criatura contra aggros. Boa contra Stompy, Goblins e Burn.

Contra o Heroic eu tiro o Seeker porque ele não é muito relevante.

Loading icon

Um dos melhores tutores do deck, além de permitir buscar um Inside Out ou um Seeker of the Way de acordo com situação do jogo, ele também é um ótimo anula. Costumo usar muito contra Éditos, Pestilência, remoções em geral.

Loading icon

Gosto da versatilidade da carta, ela pode tutorar partes do combo como o Inside Out ou uma proteção como Circular Logic, mas ela também pode buscar Dizzy Spell e isso é bem importante para encontrar o próprio Tireless Tribe.

Já teve situações de fazer um Muddle the Mixture para Merchant Scroll para Dizzy Spell para Tireless Tribe.

Loading icon

(você chegou a utilizar em suas primeiras listas)

Eu usava ela para melhorar um pouco a match contra o Jeskai, é uma boa estratégia contra o deck, mas atualmente não tenho slot no side. Talvez eu volte a usá-la no futuro.