Magic: the Gathering

Deck Guide

O Lado B do cEDH - Pako, Arcane Retriever e Haldan, Avid Arcanist

, updated , Comment regular icon1 comments

Este artigo apresenta o primeiro deck da série "O Lado B do cEDH": Pako, Arcane Retriever e Haldan, Avid Arcanist!

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Olá, pessoal. Este é o primeiro artigo da série Lado B do cEDH, onde nós vamos analisar decklists voltadas para o commander competitivo, porém apenas listas "off-meta". Naturalmente as características que definem um meta-deck variam com o tempo e são suscetíveis a viés. Vamos então dar uma revisada em alguns pontos chave que estão presentes nos decks mais fortes do formato.

O que define um meta-deck?

Com a ausência de torneios sancionados não temos uma grande massa de dados para analisar como nos outros formatos. Por sorte, u/Squirrelmob, há mais de um ano, conduz o projeto cEDH Metagame Projectlink outside website, onde ele agrupa dados de partidas de cEDH e analisa o estado do meta. Vamos nos basear nos dados analisados nesse projeto para guiar nossas decisões.

Ad

Porém

Vamos analisar decks que não constituem grande parte do meta, mas não passaremos por decks com escolhas claramente não otimizadas. Ainda veremos decks que utilizam cartas populares, porém cujos comandantes, por motivos diferentes, não constituem grande parte do meta. Os comandantes no cEDH precisam oferecer algo único para viabilizar uma estratégia diferente, normalmente usando as melhores cartas ou atacando o meta. Comandantes como Yuriko, the Tiger's Shadow e Sisay, Weatherlight Captain são bons exemplos de comandantes com habilidades únicas e que favorecem uma estratégia específica. Vamos então ao primeiro deck da série.

Pako e Haldan

Loading icon

Loading icon

Loading icon

Pako, Arcane Retriever é um comandante custo 5 com ímpeto. A habilidade de exilar cartas serve para gerar bastante card advantage quando pareado com nosso outro comandante, no entanto, é preciso manter uma alta densidade de cartas não criaturas no deck. Os marcadores +1/+1 contribuem para um clock surpreendentemente rápido, com 21 de dano sendo uma ameaça constante. Haldan, Avid Arcanist nos permite jogar cartas exiladas com o Pako, isso inclui terrenos. É importante mencionar que o card advantage gerado aqui passa por cima de efeitos de negação de draw, como Notion Thief, Hullbreacher e Leovold, Emissary of Trest se você quiser ignorar a ban list.

Plano de Jogo

O deck tenta acelerar os comandantes e gerar card advantage enquanto usa o dano de comandante para atrapalhar jogadores de Ad Nauseam, sabendo que provavelmente terão 3 decks Naus na mesa...

Depois de estabilizar o deck possui um combo muito custoso, porém ele normalmente é executado no late game e este deck é capaz de gerar muita mana.

O deck também utiliza um pacote de turnos que servem para combar e para grindar com o Pako. Um turno extra quando estamos comprando 5 cartas por turno costuma fechar jogos.

Destaca-se também que as peças do combo são cartas que o deck já rodaria normalmente, então o deck pode ser categorizado como winconless. Winconless signfica que não há peças dedicadas para ganhar o jogo, como rodar Thassa's Oracle e ganhar depois que looparmos turnos infinitos. Tendo isso em mente, algumas listas rodam cartas como Brain Freeze para combar com Underworld Breach.

Ad

Vamos aos pacotes que formam o deck e ao combo principal.

Interação

Loading icon

Vemos os suspeitos usuais, com Mana Drain sendo usado como um ritual na maioria das vezes. No entanto, o deck abusa de cartas com custos alternativos como Submerge e Mogg Salvage para maximizar a quantidade de cartas castáveis pela habilidade dos comandantes.

Ramp e Rituais

Loading icon

O deck usa uma mistura saudável de ramp baseado em criaturas, terrenos e artefatos. Arbor Elf pode ser usado em conjunto com ramps de encantamento como Wild Growth. Destaca-se Mana Vault por garantir um Pako no turno 2. Jeska's Will é um ritual muito poderoso que pode ser usado para "stormar" em caso de mana flooding. Exploration aparece porque podemos jogar terrenos exilados com o Pako.

Criaturas

Loading icon

Escolhi separar as criaturas porque o deck precisa minimizar o número de mágicas de criatura, então só vamos rodar as com maior impacto. Além do pacote de ramp usamos Hullbreacher para inviabilizar 90% das cartas do formato, Dockside Extortionist como um ótimo ritual e Gilded Drake como uma peça de hate geral.

Tutores

Loading icon

Sem preto o deck fica meio limitado neste pacote, mas tutores para o topo do deck possuem sinergia com os comandantes.

Turnos

Loading icon

Rodamos os turnos que não se exilam para funcionar dentro do combo. Algumas listas escolhem rodar os que se exilam, como Nexus of Fate e Temporal Mastery.

Combo

O objetivo aqui é loopar turnos. Existem múltiplas peças intercambiáveis, mas normalmente vamos precisar de duas categorias:

Vamos a alguns possíveis combos, cortesia do Bradenlink outside website que escreveu um primerlink outside website para a base de dados cEDHlink outside website.

  1. Castar Temporal Manipulation ou outro turno extra.
  2. Castar Underworld Breach.
  3. Castar Temporal Manipulation ou outro turno extra do cemitério.
  4. Castar Chain of Vapor devolvendo Breach pra mão.
  5. No turno seguinte castar Breach, castar turno extra e castar Chain of Vapor no Breach.

É importante mencionar que precisamos gastar 6 cartas no cemitério por turno, junto com 8 manas pra continuar esse loop. Então os turnos serão gastos batendo com o Pako para encher o cemitério, remover jogadores problemáticos ou encaixar outro combo, como:

Ad

  1. Castar turno extra.
  2. Castar Seasons Past devolvendo turno extra para a mão.
  3. Castar Mystical Tutor colocando Seasons Past no topo do deck.
  4. Bater com o Pako exilando Seasons Past.
  5. Repetir no próximo turno devolvendo o turno extra e o tutor para a mão.

Como foi mencionado antes, é um combo extremamente pesado, custando 12 manas! Mas o deck normalmente faz com que o jogo chegue num ponto onde 12 manas é algo mais palatável.

Considerações Finais

O deck é a definição de midrange. Para o jogador que gosta que todas as cartas do deck sejam boas o deck é uma ótima pedida. Os comandantes burlam cartas de hate populares no formato, mas a dependência do deck nos comandantes é um ponto fraco. O early game é um pouco frágil, devido especialmente à velocidade do meta atual. Para combater o deck é necessário manter os comandantes fora do campo desde o início, porém o deck é equipado com mais interação do que o normal para conseguir se desenvolver. É um deck muito forte, porém pela dependência nos comandantes e a ausência de win conditions mais fortes ele acaba se encaixando no "lado B".