O Modo Imperador (EDH)

Magic: the Gathering

Multiplayer

O Modo Imperador (EDH)

Guia de como jogar a variante Imperador do formato Commander.

By Atog, 01/29/20

Image content of the Website
O Commander possui vários subformatos que alteram a experiência do jogo. Como principal exemplo temos a variante Gigante de Duas Cabeças que já explicamos em um outro artigo. O maior atrativo destes subformatos é o fato deles não mudarem as regras básicas do formato, mas adicionarem alguns objetivos ou mecânicas extras que podem tornar a experiência mais interessante. Neste artigo vamos explicar como funciona o modo Imperador.

Ad

Setup

Um jogo de Commander Imperador deve ser jogado em 2 times de 3 jogadores onde o Imperador de cada time se senta no meio do trio. Desta forma os dois Imperadores sempre deverão estar de frente um para o outro e com um membro do time em cada lado (também chamados de Generais).
Image content of the Website
O modo Imperador simula duas batalhas acontecendo simultaneamente em cada lado da mesa onde o objetivo é matar o Imperador adversário. O Imperador tem o papel de mediador que deve dar apoio aos seus Generais. Mas como isso funciona na prática?

Desenvolvimento do jogo

Um Imperador é escolhido aleatoriamente para começar o jogo. Depois disso os turnos seguem o sentido horário da mesa. Os jogadores são tratados individualmente como em uma partida normal de EDH, mas com uma limitação extra que é a regra do

Alcance

. A mecânica do Alcance dita até onde suas ações, mágicas e habilidades tem efeito. os generais têm Alcance 1, isso significa que tudo que eles fazem só afeta e só pode dar alvo em mágicas, permanentes ou jogadores que estejam a até uma “casa” de distância deles.
Image content of the Website
Nesta imagem exemplo o General número 3 está conjurando a mágica

Wrath of God

que destrói todas as criaturas em campo. Entretanto, como o alcance dele é apenas 1, sua cólera só afetará o seu Imperador e ao General 1. Todos os outros jogadores não serão afetados. Os Imperadores são os únicos jogadores com Alcance 2. Isso significa que inicialmente a área de influência deles cobre todos os generais. No início do jogo os Imperadores ainda estão fora do alcance uns dos outros.
Image content of the Website
Mas isso não significa que os Generais do mesmo time não possam se ajudar. Este modo de jogo adiciona uma habilidade extra a todas as criaturas no campo chamada Deploy. A habilidade diz:

Vire esta criatura:

O jogador alvo do seu time ganha o controle desta criatura. Este efeito deve ser conjurado em velocidade de feitiço e

não

ignora o Alcance.

Como o jogo termina?

A partida termina quando um dos Imperadores for morto, mas como isso acontece se ninguém tem alcance suficiente para atingi-lo? Pela regra de Alcance os Generais não têm a opção de atacar o Imperador diretamente, por isso eles devem eliminar os Generais oponentes o mais rápido possível. Se um jogador for eliminado o General e Imperador do time oposto terão Alcance ao Imperador inimigo, podendo assim causar dano e eliminar aquele jogador.
Image content of the Website
E com essas informações você já está pronto para jogar uma partida de Commander Imperador. Este modo é idealmente jogado com 6 jogadores e não tem uma duração muito longa como alguns mesões podem chegar. Ele é uma excelente alternativa para quando exatamente 6 jogadores querem jogar, mas não querem se dividir em um grupo de 4 e um de 2 players.
Image content of the Website

Ad

Escrito por Diogo Azambuja

Grade

0

Commander Opinião
Profile Main Image

Atog

Atog de Toga é o maior canal brasileiro de gameplay de Commander mesão. Se inscreva no nosso canal em youtube.com/atogdetoga para não perder nenhum episódio!

Social Facebook brands iconYoutube Brands iconInstagram Brands icon

User profile image
More comment
Best Modern Horizons II White cards for Modern

Best Modern Horizons II White cards for Modern

The Impact of Modern Horizons II in Modern, Legacy & Pauper

The Impact of Modern Horizons II in Modern, Legacy & Pauper

Strixhaven Championship and the future of Historic

Strixhaven Championship and the future of Historic

More recent articles

Same Author

Learn How to Build a Commander Deck

Learn How to Build a Commander Deck

More from same author

Your privacy

We use cookies to ensure the functionality of our website, to personalize content and advertising, to provide social media features, and to analyze our traffic. Find out more about cookies reading our Privacy Policy