Magic: the Gathering

Deck Guide

O novo Boros Heroic do Pioneer com Strixhaven

, Comment regular icon0 comments

Vamos analisar o Boros Heroic e o impacto que as novas cartas de Strixhaven podem trazer para o arquétipo.

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Fala pessoal, aqui é o Hamuda e hoje falaremos da provável (assim espero) mudança que Strinxhaven trará para o Boros Heroic no Pioneer! Atualmente existem duas listas sólidas deste arquétipo: a diferença é que uma utiliza Lurrus of the Dream-Den, e a outra usa Feather, the Redeemed.

Versão com Lurrus

Loading icon

Versão com Feather

Loading icon

Ambas as listas são de resultados feitos por mim em Pioneer Challenges, mostrando um pouco da minha indecisão entre Feather, the Redeemed e Lurrus of the Dream-den. A Principal diferença é que usando Lurrus você começa virtualmente com 8 cartas na mão inicial e te promove um jogo mais consistente, além de ser uma carta 2 por 1 quando jogada da maneira correta; já o Feather é uma carta mais forte pois tem total sinergia com o baralho, apesar disso tu depende de comprar ele (sonho meu se ele pudesse ser o companion), e desvirar com ele para poder aproveitar seu efeito. Inclusive existem algumas versões, que eu particularmente gosto, que utilizam de Feather maindeck e tem um plano de sideboard com Lurrus.

Ad

Analisando as listas, podemos ver que é quase um deck clássico de Magic “das antigas”, com 20 criaturas, 20 terrenos e 20 mágicas. Ele é um deck bem agressivo e tem essa característica de precisar de spells para sua criatura ser boa e vice-versa. É um deck que facilmente trava quando só vem uma parte, e muito forte quando vem equilibrado nas proporções corretas.

E o mais importante é que possui algo que os aggros hoje em dia precisam: não perder o gás. Cartas como Dreadhorde Arcanist, Lurrus of the Dream-den, Feather the Redeemed e Defiant Strike são exemplos de Card Advantage que o deck possui.

Nessa coleção surgiu a mecânica de Learn, que são mágicas que possibilitam buscar cartas do tipo Lesson do sideboard e pôr na mão, sendo basicamente mais uma ferramenta de CA.

Loading icon

As duas cartas que me chamaram mais atenção para o boros heroic foram Academic Dispute e Guiding Voice, valendo lembrar que ambas podem ser dadas em criaturas do oponente caso tu precise de uma spell do side. A segunda achei mais forte por ser proativa, você buffa e vai para porrada. São cartas com efeitos “medianos”, mas que geram um certo valor; a questão é saber se Guiding Voice conseguiria substituir cópias de Gird for Battle das listas atuais. Vamos ver mais algumas lessons que me chamaram atenção!

Loading icon

Existem mais algumas lessons, mas essas são as que penso se encaixar melhor dentro do arquétipo do nosso deck. Academic Probation me parece ser a mais promissora, pois cumpre algo que o Boros algumas vezes precisa muito: é atrasar os efeitos de cólera, como os problemáticos Shadow’s Verdict e Supreme Verdict. Um ponto interessante é que se você usar Guiding Voice no seu Dreadhorde Arcanist você tem poder suficiente para usar de novo o Academic Probation, atrasando mais ainda o efeito de cólera. A segunda carta que pode ser bem útil é o Expandend Anatomy, pois ela é a única carta que buffa criaturas suas, tendo sinergia com o Favored Hoplite.

As outras lessons tem efeitos situacionais, podendo cumprir lacunas durante a partida. Lendo elas e já querendo colocar uma de cada no sideboard, sinto que trazem um estilo de jogo que o Karn, the Great Creator tem, só que bem mais fraco, porque existe muito mais variedade de artefatos, e geralmente fazem efeitos mais poderosos. Por consequência chegamos em uma questão: Vale a pena abdicar de 4-5 slots do sideboard para pôr Lessons? Posso dizer que não sei, mas certamente irei testar!

Loading icon

E Strinxhaven não nos traz só isso, como também serão lançadas duas criaturas muito interessantes: Clever Lumimancer e Leonin Lightscribe, sendo que a primeira com certeza vai ver muito jogo não só no heroico. Ambas têm Magecraft (que seria um Prowess 2.0), o impacto que o Clever Lumimancer tem em jogo é muito alto quando se consegue fazer múltiplas spells, e talvez esse seja o ponto fraco dele no Pioneer, onde não se tem mágicas de graça ou maneiras eficientes de copiar mágicas. Ainda assim vamos fazer um cálculo de progressão de uma jogada padrão e uma com Clever Lumimancer.

Ad

Exemplo 1: Favored Hoplite ou Soul-Scar Mage turno 1. Monastery Swiftspear + Defiant Strike t2 = 5 de dano;

Exemplo 2: Clever Lumimancer turno 1. Monastery Swiftspear + Defiant Strike t2= 5 de dano.

Conseguimos ver que o dano é o mesmo, porém o Favored Hoplite mantém os buffs, e tem equivalência com o Soul-Scar Mage quando se é proativo.

Agora vamos fazer uma progressão no que seria um turno 3 baseado nos exemplos anteriores:

Exemplo 1: Favored Hoplite (2/3) + Monastery Swiftspear, Gird for battle + Reckless Rage (tirar um blocker) = 9 de dano;

Exemplo 2: Soul-Scar Mage + Monastery Swiftspear, Gird for Battle + Reckless Rage (tirar um blocker) = 8 de Dano;

Exemplo 3: Clever Lumimancer + Monastery Swiftspear, Gird for Battle + Reckless Rage (tirar um blocker) = 9 de dano.

Conseguimos ver que a Clever Lumimancer consegue acompanhar a progressão de dano do Favored Hoplite, isto sendo um ponto positivo, porém ela não mantém status nenhum.

Qual é o problema disso? Ela cabe num estilo de jogo onde você precisa ser muito proativo para tirar o proveito máximo da carta, pois não adianta você só bater, que nem o Soul-Scar Mage, Favored Hoplite ou Monastery Swiftspear, ela demanda spell para causar dano, e é aí que as spells com Learn podem fazer grande diferença, seriam mais combustível pro deck não perder o gás.

Existe outro ponto que podemos analisar: o fato dela ter um “prowess”. A gente teria 3 criaturas que não precisaríamos dar algo, assim as outras lessons buffariam mesmo não dando alvo nas suas criaturas. Vale lembrar que cada criatura tem sua particularidade então vai demandar testes para saber quantidades adequadas em cada, pois acredito que usar 16 criaturas drop 1 talvez seja demais. E a última coisa que a gente precisa saber sobre a Clever Lumimancer é que ela é contraproducente, neste deck, em matchs que você precisa jogar com uma postura mais retroativa, como UB Control e 4 Color Lukka.

Loading icon

Agora vamos falar sobre o Leonin Lightscribe, começando pelo problema principal: Será que ele tem potencial suficiente para substituir o teu slot de segurança que é o Adanto Vanguard?

Eu acho que não, a não ser que você passe as cópias para o sideboard. Ainda assim, obviamente, vou testar cópias dele no main deck. Ele basicamente é um Prowess em área. Nós temos uma criatura com uma habilidade semelhante focada nesse arquétipo que é o Phalanx Leader, a diferença é que o custo é menos restritivo e não é necessário dar alvo nele, além de ser um corpo 2/2 ao invés de 1/1 inicialmente poder fazer diferença.

As criaturas com Prowess e Magecraft tem uma sinergia muito boa com as Lessons, e planos já existentes de sideboard onde não envolve dar alvo em suas criaturas como Wild Slash, entre outras possibilidades.

Concluindo, de certeza diria que Clever Lumimancer vai ver jogo, e o resto vai ser na base do teste. Pensando assim deixo um esboço bem forçado para realmente sentir como estas cartas vão se comportar no novo meta!

Ad

Loading icon

E você, o que achou das novas mecânicas de Strixhaven? Acha que mais alguma carta se encaixaria no nosso deck? Deixa nos comentários! Obrigado pela leitura e até o próximo artigo!